Ir para o conteúdo principal
e-Disciplinas
  • Disciplinas »
    2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 AACCs/FFLCH Pró-Reitoria de Pós-Graduação Outros
  • Suporte »
    Documentação HelpDesk e Contato Guia de uso Sobre
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    Deutsch ‎(de)‎ English ‎(en)‎ Español - Internacional ‎(es)‎ Français ‎(fr)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
  • Fechar
    Alternar entrada de pesquisa
  • Acessar

Elementos e Estratégia para o Ensino de Física (2017)

  1. Início
  2. Ambientes
  3. 2017
  4. IF
  5. 430
  6. 4300356-2017101
    • Avisos Fórum
    • Fórum de notícias
    • Conograma e questões Arquivo


    • Livro - Francisco Ramalho Jr. URL

      Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia da página 19 à 23.

    • Bloco 01

      Aqui estão os exercícios e textos que serão discutidos no primeiro bloco do curso.

      • Exercício 0 Tarefa

        Exercício 0 - Por favor coloque um arquivo nos formatos ".pdf" ou ".doc" ou ".rtr" de sua preferência.

        Traga uma versão impressa da sua resposta para a aula.

        Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.

        1. Selecione as seguintes fontes bibliográficas:

        a) 1 dicionário ou enciclopédia;

        b) 2 livros de física do Ensino Médio;

        c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;

        d) 1 livro de Ensino Superior;

        e) 1 livro de divulgação científica;

        f) 1 revista de divulgação científica.

        2. Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).


      • Exercício 01

        • Texto 1 - Rubem Alves - Pescadores e anzóis Arquivo
          Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 92–107). São Paulo: Brasiliense.
        • Exercício 1 Tarefa

          1. Qual a relação entre teoria e experiência?

          2. O que é metodologia para o autor?

          3. O que você entendeu por metodologia?

      • Exercício 02

        • Texto 2 - Mario Bunge - Filosofia: Farol ou Armadilha Arquivo
          Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
        • Texto suplementar - Henri Poincaré - As Hipóteses em Física Arquivo
          Poincaré, H. (1985). As hipóteses em física. In A ciência e a hipótese (pp. 115–125). Brasília: UNB.
        • Exercício 2 Tarefa

          1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
          2. O que pode ser explicado com um fato experimental?  (Axiomas III e IV)
          3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
          4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)

      • Exercício 03

        • Texto 3 - Werner Heisenberg - O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano Arquivo
          Heisenberg, W. (1987). O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano. In Física e Filofosia (pp. 141–154). Brasília: UNB.
        • Exercício 3 Tarefa

          1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
          2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
          3. Como o autor compreende a evolução do conceito de realidade?
          4. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?

      • Exercício 04 e 05

        • Thomas Kuhn (1962). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 29-66. 1982 Arquivo

        • Thomas Kuhn (1962). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 67-105. 1982. (Optativo) Arquivo
        • Exercícios 4 e 5 Tarefa

          Exercício 04
          1. O que é "ciência normal”?
          2. O que é "paradigma”?
          3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
          4. Descreva um dos exemplos de paradigma dado pelo autor


          Exercício 05

          1. Como um "paradigma” obtém sucesso?
          2. Quais as 3 classes de fatos que o autor se refere como "focos normais” da investigação científica?
          3. O que existe além da ciência normal?

    • Bloco 02

        • Exercício 06

          • Texto 6 - Paulo Freire - A concepção «bancária» da educação como instrumento da opressão Arquivo
            Freire, P. (1996). A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In Pedagogia do Oprimido (pp. 57–76). São Paulo: Paz e Terra.
          • Exercício 6 Tarefa
            1. O que é o "saber” em uma educação bancária?
            2. Como se transmite esse "saber”?
            3. Como se dá a "educação problematizadora”?
            4. Qual a concepção de homem em uma educação problematizadora?
        • Exercício 07 e 08

          • Texto 7 - Paulo Freire - A dialogicidade como prática da liberdade Arquivo
            Freire, P. (1996). A dialogicidade como prática da liberdade. In Pedagogia do Oprimido (pp. 77–95). São Paulo: Paz e Terra.
          • Exercício 7 Tarefa

            1. Quais as funções do diálogo para uma ruptura com a educação bancária?
            2. O que é um "tema gerador” e como se relaciona com o conteúdo programático?

          • Texto 8: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 16-34. 1994. Arquivo
          • Exercício 8 Tarefa
            1. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?
            2. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
            3. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
            4. Qual é a visão de homem na concepção ambientalista de desenvolvimento?
        • Exercício 09

          • Texto 9: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 36-56. 1994. Arquivo
          • Exercício 9 Tarefa

            1. Qual é, do ponto de vista da teoria de Piaget, os dois mecanismos acionados para se alcançar os estados de equilíbrio na interação indivíduo-meio? E quais as suas funções?
            2. O que é "zona de desenvolvimento potencial”?
            3. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vigotski?

        • Exercício 10

          • Texto 10: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 35-58,2000 Arquivo
          • Exercício 10 Tarefa

            1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)


        • Exercício 11

          • Texto 11: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp.58-82,2000 Arquivo
          • Exercício 11 Tarefa
            1. Quais as principais componentes do modelo de mudança conceitual?
            2. Segundo o autor o que é analogia? E qual o seu papel na ciência?
            3. O que é conflito cognitivo? Dê um exemplo?
            4. Por que o conflito cognitivo, por si só, não é suficiente para promover uma mudança conceitual?
            5. Após criticar algumas estratégias de ensino-aprendizado o autor propõe a noção de "perfil conceitual” como alternativa de ensino e de análise da evolução conceitual dos indivíduos. Escreva o que você entendeu sobre "perfil conceitual”.
      • Bloco 03

        • Resumos do seminário Fórum
      • Tópico 13

      Pular Navegação
      • Início

        • e-Disciplinas

          • Tags

          • Pesquisar

          • Calendário

          • PáginaSobre

          • PáginaHelp Desk e Contato

          • PáginaGuia

        • Ambientes

          • 2017

            • CENA

            • EACH

            • ECA

            • EDUSP

            • EE

            • EEFE

            • EEFERP

            • EEL

            • EERP

            • EESC

            • EP

            • ESALQ

            • FAU

            • FCF

            • FCFRP

            • FD

            • FDRP

            • FE

            • FEA

            • FEARP

            • FFCLRP

            • FFLCH

            • FM

            • FMRP

            • FMVZ

            • FO

            • FOB

            • FORP

            • FSP

            • FZEA

            • IAG

            • IAU

            • IAU

            • IB

            • ICB

            • ICMC

            • IEA

            • IEB

            • IEE

            • IF

              • 430

                • 4300151-2017-IGc

                • 4300151-2017

                • 4300152-2017 - sem 2

                • 4300153-2017

                • Gravitacao_IME_2017

                • 4300159-201-2017

                • Fisica do Calor Noturno

                • 4300255-2017

                • 4300266-2017201-2017

                • 4300270-2017242-2017

                • 4300346-202-2017

                • 4300357-2017

                • 4300357-210-2017-IGc

                • 4300358-2017

                • Laboratório de Eletromag 2017

                • 4300375-201-2017

                • 4300376-2017202-2017

                • 4300377-2017

                • 4300380-201-2017

                • 4300380-202-2017

                • 4300436-201-2017

                • 4300438-2017

                • 4300454-2017

                • 4300458-2017

                • 4300491-202-2017

                • 4302111-2017-reof

                • 4302114-2017

                • 4302211-2017201

                • 4302212-2017101

                • 4302212-203-2017

                • 4302213-2017101

                • 4302214-2017

                • 4302305-2017

                • 4302305-202-2017

                • 4302306-201-2017

                • 4302311-202-2017

                • 4300356-2017101

                  • FórumAvisos

                  • FórumFórum de notícias

                  • ArquivoConograma e questões

                  • URLLivro - Francisco Ramalho Jr.

                  • Bloco 01

                  • Bloco 02

                  • Bloco 03

                  • Tópico 13

                • 4300356-2017102

                • 4300270-2017110

                • 4300270-2017102

                • 4300271-2017202

              • 432

              • 431

              • ECF

              • ECQ

              • PGF

            • IFQSC

            • IFSC

            • IGc

            • IM

            • IME

            • IO

            • IP

            • IPEN

            • IQ

            • IQSC

            • IRI

            • MAC

            • MAE

            • MZ

            • RUSP

          • 2023

          • 2022

          • 2021

          • 2020

          • 2019

          • 2018

          • 2016

          • 2015

          • 2014

          • 2013

          • 2012

          • Grupos de Estudos, Pesquisa e Outros

          • PRPG - Pró-Reitoria de Pós-Graduação

          • STI

          • RUSP

      Pular Pesquisar nos fóruns
      Pesquisa Avançada
      Pular Próximos eventos
      Não há nenhum evento próximo
      Ir para o calendário...
      Pular Atividade recente
      Atividade desde sábado, 4 fev 2023, 22:55
      Relatório completo da atividade recente..

      Nenhuma atividade recente

      Você acessou como visitante (Acessar)
      Início
      • Disciplinas »
        • 2023
        • 2022
        • 2021
        • 2020
        • 2019
        • 2018
        • 2017
        • 2016
        • 2015
        • 2014
        • 2013
        • 2012
        • AACCs/FFLCH
        • Pró-Reitoria de Pós-Graduação
        • Outros
      • Suporte »
        • Documentação
        • HelpDesk e Contato
        • Guia de uso
        • Sobre
      • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
        • Deutsch ‎(de)‎
        • English ‎(en)‎
        • Español - Internacional ‎(es)‎
        • Français ‎(fr)‎
        • Português - Brasil ‎(pt_br)‎