Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia da página 19 à 23.
Bloco 01
Aqui estão os exercícios e textos que serão discutidos no primeiro bloco do curso.
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Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.
1. Selecione as seguintes fontes bibliográficas:
a) 1 dicionário ou enciclopédia;
b) 2 livros de física do Ensino Médio;
c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;
d) 1 livro de Ensino Superior;
e) 1 livro de divulgação científica;
f) 1 revista de divulgação científica.
2. Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).
Exercício 01
- Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 92–107). São Paulo: Brasiliense.
1. Qual a relação entre teoria e experiência?
2. O que é metodologia para o autor?
3. O que você entendeu por metodologia?
Exercício 02
- Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
- Poincaré, H. (1985). As hipóteses em física. In A ciência e a hipótese (pp. 115–125). Brasília: UNB.
1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
2. O que pode ser explicado com um fato experimental? (Axiomas III e IV)
3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)
Exercício 03
- Heisenberg, W. (1987). O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano. In Física e Filofosia (pp. 141–154). Brasília: UNB.
1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
3. Como o autor compreende a evolução do conceito de realidade?
4. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?
Exercício 04 e 05
Exercício 04
1. O que é "ciência normal”?
2. O que é "paradigma”?
3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
4. Descreva um dos exemplos de paradigma dado pelo autor
Exercício 051. Como um "paradigma” obtém sucesso?
2. Quais as 3 classes de fatos que o autor se refere como "focos normais” da investigação científica?
3. O que existe além da ciência normal?
Bloco 02
Exercício 06
- Freire, P. (1996). A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In Pedagogia do Oprimido (pp. 57–76). São Paulo: Paz e Terra.
- 1. O que é o "saber” em uma educação bancária?
2. Como se transmite esse "saber”?
3. Como se dá a "educação problematizadora”?
4. Qual a concepção de homem em uma educação problematizadora?
Exercício 07 e 08
- Freire, P. (1996). A dialogicidade como prática da liberdade. In Pedagogia do Oprimido (pp. 77–95). São Paulo: Paz e Terra.
1. Quais as funções do diálogo para uma ruptura com a educação bancária?
2. O que é um "tema gerador” e como se relaciona com o conteúdo programático?- 1. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?
2. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
3. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
4. Qual é a visão de homem na concepção ambientalista de desenvolvimento?
Exercício 09
1. Qual é, do ponto de vista da teoria de Piaget, os dois mecanismos acionados para se alcançar os estados de equilíbrio na interação indivíduo-meio? E quais as suas funções?
2. O que é "zona de desenvolvimento potencial”?
3. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vigotski?
Exercício 10
1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)
Exercício 11
- 1. Quais as principais componentes do modelo de mudança conceitual?
2. Segundo o autor o que é analogia? E qual o seu papel na ciência?
3. O que é conflito cognitivo? Dê um exemplo?
4. Por que o conflito cognitivo, por si só, não é suficiente para promover uma mudança conceitual?
5. Após criticar algumas estratégias de ensino-aprendizado o autor propõe a noção de "perfil conceitual” como alternativa de ensino e de análise da evolução conceitual dos indivíduos. Escreva o que você entendeu sobre "perfil conceitual”.
Bloco 03
Tópico 13