Programação
-
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de descrever as funções, a composição e organização dos tecidos básicos e seus diferentes tipos, que constituem o organismo animal, bem como ser capaz de identificar tais tecidos e seus componentes em lâminas histológicas permanentes. Deverá também ser capaz de descrever a organização tecidual e funções e reconhecer em lâminas histológicas os órgãos, tecidos e células dos sistemas respiratório, circulatório, sangue, linfoide, digestivo (monogástricos e ruminantes), endócrino, reprodutor feminino e masculino, urinário e tegumentar.
-
Notícias e avisos
-
Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.
-
Teste 1 - Tecido epitelial e conjuntivo Questionário
-
Teste 2 - Tecido adiposo, cartilaginoso e ósseo Questionário
-
Teste 3 - Tecido muscular e nervoso Questionário
-
Teste 4 - Sistema tegumentar Questionário
-
Teste 5 - Sangue e Sistema linfoide Questionário
-
Teste 6 - Sistema Cardiovascular Questionário
-
-
Programa da disciplina com o calendário de distribuição das aulas (temas) e provas ao longo do semestre, além de normas e informações sobre a disciplina.
É de responsabilidade do aluno tomar ciência das informações. O desconhecimento do programa e das normas não será aceito como justificativa para seu não cumprimento.
-
Apostila de Histologia com a listagem de lâminas para uso nas aulas prática
-
Objetivos de aprendizagem dos temas, listagem de novos termos e exercícios diversos (mapas conceituais e quadros comparativos)
Temas: Tecido epitelial, conjuntivo comum, adiposo, cartilaginoso, ósseo, muscular e nervoso
-
Link para site de histologia do ICB (Instituto de Ciências Biomedicas) da USP - em português
-
Link para site de histologia da UFF (Universidade Federal Fluminense) - em português
-
Link para site de histologia da Universidade de Virginia - EUA - em inglês
-
Link para site de histologia da Universidade de Michigan - EUA - em inglês
-
-
Tecido epitelial e Tecido conjuntivo comum
Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83
Capítulo 5 Tecido conjuntivo pgs 91-103, 118-119
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...
- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do epitélio de revestimento e do epitélio glandular;
- indicar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de epitélio (R x G);
- identificar os diferentes subtipos (classificações) de epitélio de revestimento e glandular de acordo com sua estrutura/organização e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio de revestimento
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélio glandular (exócrino e endócrino);
- descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do tecido conjuntivo comum;
- identificar os diferentes subtipos (classificações) do tecido conjuntivo comum e relacionar a disposição das fibras de colágeno com a função, grau e direção da resistência à tração e exemplificar a localização de cada tipo de tecido;
- comparar e contrastar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo comum e entre o tecido epitelial e conjuntivo;
- explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo
-
Teste 1 - Tecido epitelial e conjuntivo Questionário
-
-
Tecido adiposo, cartilaginoso e ósseo
Capítulo 6 Tecido Adiposo - pgs 124-125 (adiposo unilocular), 126-128 (adiposo multilocular)
Capítulo 7 Tecido Cartilaginoso - pgs 129-132, 133 (cart hialina), 133-134 (elástica e fibrosa)
Capítulo 8 Tecido Ósseo - pgs 135-142, 146-148
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....
-Relacionar e descrever as características gerais e funções de cada tecido-Comparar e contrastar as características histológicas e funções dos tecidos adiposo branco e marrom, bem como sua localização no organismo-Descrever os componentes (células, matriz extracelular e membranas conjuntivas) dos tecidos cartilaginoso e ósseo, bem como suas funções-Descrever a histologia e função e indicar a localização dos diferentes tipos de cartilagem (hialina, elástica e fibrocartilagem) e do tecido ósseo (compacto e esponjoso)-Estabelecer semelhanças e diferenças entre os diferentes tecidos e seus diferentes tipos-Explicar porque se pode dizer que o tecido ósseo é um tecido dinâmico- Reconhecer/identificar os diferentes tecidos descritos-
Teste 2 - Tecido adiposo, cartilaginoso e ósseo Questionário
-
-
Tecido Muscular e Tecido Nervoso
Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203
Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs 153-15158; 160; 161-166; 169-174
•Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de....•descrever a estrutura e função do tecido muscular•comparar e distinguir as características de contração e morfologia dos diferentes tipos de tecido muscular•descrever o mecanismo de contração muscular e relacionar com a estrutura da célula muscular (sarcômeros)•descrever a organização do músculo pelo tecido conjuntivo•identificar e reconhecer o tecido muscular e seus diferentes tipos•relacionar os constituintes e descrever a estrutura e função do tecido nervoso e sua organização•descrever a organização do nervo pelo tecido conjuntivo•identificar e reconhecer as diferentes estruturas do tecido nervoso-
Teste 3 - Tecido muscular e nervoso Questionário
-
-
Sistema Tegumentar
Capítulo 18 - pgs 359-365 (não precisa de querato-hialina, grânulos lamelares, síntese de melanina); 366-368 (não precisa de unhas); 369-370
Capítulo 22 - Glândula mamária - pgs 449-451
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...–listar os constituintes e funções do sistema tegumentar–descrever as características histológicas da pele incluindo as camadas da epiderme e derme, apontando os tecidos que as compõem e os tipos celulares existentes–descrever a organização histológica do pelo e do folículo piloso e explicar suas funções–descrever como estão organizadas as glândulas sudoríparas e sebáceas e explicar suas funções–explicar a função e descrever a organização histológica da glândula mamária–descrever as modificações histológicas da glândula mamária em relação ao estado funcional (gestação, lactação e repouso).-
Teste 4 - Sistema tegumentar Questionário
-
-
SEMANA SANTA - não haverá aula
-
Sangue e Sistema Linfoide
Capítulo 12 Sangue - pgs 221-235
Capítulo 14 Sistema linfoide - pgs 254;258-261; 263-274; 275-282
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de....- Listar os componentes celulares (fração celular) e não celulares (fração fluida) do sangue e relatar suas funções: plaquetas, hemácias, leucócitos (granulócitos e agranulócitos) e plasma- Descrever a estrutura e explicar as funções dos órgãos constituintes do sistema linfoide: tipos de células de defesa e suas funções; tecido linfoide difuso e denso; organização histológica, localização e funções do timo, linfonodos, baço e nódulos linfáticos–Diferenciar entre órgãos linfoides primários e secundários- Explicar o que são as áreas timo-dependentes dos órgãos linfoides e exemplificar sua localização -
Sistema Cardiovascular
Capítulo 11 - pgs 204-209 (até túnica adventícia); 210-212; 216-220
Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de ....
Descrever as funções gerais do sistema cardiovascularRelacionar os componentes vascular sanguíneo e linfático e o sentido do fluxo do sangue em relação ao coraçãoExplicar a organização do sistema vascular sanguíneo e linfáticoDescrever a organização histológica da parede dos diferentes tipos de vasos sanguíneos (artérias e seus tipos, arteríolas, capilares e seus tipos, vênulas e veias) e linfáticosDefinir endotélio e relacionar suas funçõesDescrever a estrutura histológica das túnicas do coraçãoComparar semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de vasos sanguíneos, os linfáticos e o coraçãoIdentificar e reconhecer as estruturas e organização tecidual do sistema cardiovascular -
2 de maio - terça-feira - Prova Teórica às 10:00 h
3 de maio - quarta-feira - Prova Prática - TODA A TURMA às 14:00 h - Sala _BDNA 01
-
Sistema Endócrino - Prof. Felipe Perecin