Diagrama de temas

  • Notas

     - As equipes que receberam bônus na competição já estão com os mesmos incluídos nas notas  

     - Acabei dando nota de 0 a 10 tanto na competição 2 como no video individual, lembrando que tais atividades somadas valem 10 (ou seja, divi por 2 cada uma dessas notas na hora de calcular a nota final)

     - Os alunos que faltaram no dia da competição 2 e que entregaram o video de sub ficaram com a mesma nota de suas respectivas equipes. Isso porque não quis prejudicar e nem beneficiar tais alunos. Ou seja, a atividade solicitada serviu apenas para que vocês pudessem receber a mesma nota que receberiam caso tivessem participado da competição 

     - Eu mandei os comentários sobre a correção das duas competições como feedback da primeira competição aqui no edisciplinas.  

     - Os alunos que estão em amarelo submeteram o video mas o mesmo não está acessível.

  • Recuperação

  • Informações Gerais


    Formato da Disciplina

    A disciplina será ministrada através de aulas gravadas a serem disponibilizadas na seguinte playlist do youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLF5bS39selpdaVuhdoXwo19tEHRUgQNC1 

    Todos os alunos deverão fazer parte do seguinte grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LslVEwiTcFmEvr7AtBjCzS. O contato entre o professor e os alunos se dará principalmente pelo WhatsApp. As dúvidas dos alunos poderão ser manifestadas no grupo ou ser encaminhadas diretamente ao professor através do WhatsApp e, caso julgue oportuno, o mesmo compartilhará a resposta da pergunta no grupo. Eventualmente, caso necessário, poderão ser marcados encontros virtuais com os alunos interessados e o professor para sanar dúvidas. 


    Cálculo da Nota Final

    Serão 2 provas, cada uma valendo até 10 pontos. A nota final será a média aritmética das duas notas: (P1 + P2) / 2. As datas das provas serão definidas ao longo do semestre. As provas podem ser feitas com consulta apenas ao material didático oferecido na disciplina e devem ser feitas individualmente. Caso haja similaridade anormal entre as provas de dois ou mais alunos, as mesmas serão anuladas. 


    Recuperação

    A nota final será a média aritmética entre a média anterior e a nota da rec: (Média anterior + Rec) / 2.


    Controle de Presença

    Não haverá controle de presença. Os alunos que fizerem pelo menos 1 prova ficarão com 100% de presença. Quem não fizer nenhuma prova ficará com 0% presença.


  • Slides das aulas

  • Primeiro Trabalho

    Enunciado: 

    • Cada grupo deve ter 5 integrantes
    • Elabore 15 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, abordando assuntos dos capítulos 2 ao 7 do livro texto da disciplina.
    • O prazo de entrega das questões é até o dia 12/11
    • A nota do grupo será atribuída em função da qualidade das perguntas, de acordo com os seguintes critérios: conceitual (os conceitos foram empregados corretamente?), clareza, grau de complexidade e originalidade. 
    • Todos os integrantes do grupo devem participar da competição, que será realizada no dia 19/11 no horário da aula. Os alunos que não participarem da competição ficarão com nota zero no trabalho.
    • Apenas 1 dos integrantes do grupo deve submeter no edisciplinas um único arquivo zip contendo as 15 questões, um arquivo texto com o gabarito e um arquivo texto contendo o nome completo e número USP de cada integrante. 
    • Para cada questão, seu grupo deve criar um arquivo de IMAGEM com nome "questaoX", onde X está em {1, 2, ..., 15}, contendo a pergunta (com as alternativas), que pode ser composta de texto e imagens. Esta imagem deve ocupar metade da tela (imagine a tela dividida verticalmente ao meio - sua pergunta será projetada ao lado da pergunta da equipe adversária). Atenção: na imagem não deve aparecer o gabarito, pois a mesma será projetada na tela durante a competição!    
    • Em breve será divulgada a tabela dos confrontos entre as equipes. As questões da sua equipe serão utilizadas na ordem em que elas forem numeradas (ou seja, questões 1 e 2 serão utilizadas na primeira partida da sua equipe, questões 3 e 4 na segunda, e assim por diante).


    Regras da competição:

    • A competição será realizada no dia 19/11 às 8h. Todos os alunos deverão se conectar através do link meet.google.com/vns-wjhb-xdj  . Os alunos que não se conectarem antes do início da competição serão considerados como ausentes.
    • Serão ao todo 12 equipes, que serão divididas  em dois grupos (A e B). 
    • Na primeira fase, cada equipe enfrentará todas as outras equipes de seu grupo.
    • Os dois primeiros times de cada grupo se classificam para as semi-finais.
    • Em cada "partida" da primeira fase, e também na semi-final, cada grupo deverá propor 2 questões e também responder 2 questões. Na final, o número de questões a serem propostas/respondidas por cada equipe será 3.
    • Cada questão deverá ser respondida em até 1 minuto. 
    • Apenas um integrante do grupo deverá responder as questões no chat da sala virtual. A resposta deverá estar no seguinte formato: "time Y alternativa X", onde Y é o número do seu time e X indicará a alternativa escolhida pelo grupo, que deverá se comunicar fora da sala virtual. 
    • A partida será vencida pela equipe que acertar mais questões. Havendo empate em 0 x 0, ambas as equipes não pontuarão. Havendo empate em 1 x 1 ou 2 x 2, vence a equipe que conseguiu submeter no chat primeiro a última questão que acertou. A equipe vencedora receberá 1 ponto.
    • As duas primeiras equipes de cada grupo passam para a semi-final. Caso haja empate no número de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes, nesta ordem: número de acertos, "saldo de gols" (número de acertos - número de acertos de seus oponentes), número de partidas em que não acertou nenhuma questão (quanto menor esse número, melhor a posição da equipe), cara ou coroa
    • Sua equipe receberá um bônus de 0.5 pontos se: 
      • passar da primeira fase
      • passar da semi-final
      • for campeã
      • for "artilheira" (maior número de acertos)
      • tiver a melhor "zaga" (maior número de erros dos oponentes)
    • Os bônus são acumulativos e serão somados à nota recebida pelo questionário, que vale de 0 a 10.

  • Segundo trabalho - Parte 1 (em grupo)

    Enunciado: 

    • Cada grupo deve ter 5 integrantes
    • Elabore 11 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, abordando assuntos dos capítulos 8, 9, 12, 14, 15 livro texto da disciplina e também sobre a aula de Linux.
    • O prazo de entrega das questões é até o dia 16/12 (quarta-feira)
    • A nota do grupo será atribuída em função da qualidade das perguntas, de acordo com os seguintes critérios: conceitual (os conceitos foram empregados corretamente?), clareza, grau de complexidade e originalidade. 
    • Todos os integrantes do grupo devem participar da competição, que será realizada no dia 17/12 (quinta-feira) no horário da aula. Os alunos que não participarem da competição ficarão com nota zero na primeira parte do trabalho.
    • Apenas 1 dos integrantes do grupo deve submeter no edisciplinas um único arquivo zip contendo as 11 questões, um arquivo texto com o gabarito e um arquivo texto contendo o nome completo e número USP de cada integrante. 
    • Para cada questão, seu grupo deve criar um arquivo de IMAGEM com nome "questaoX", onde X está em {1, 2, ..., 11}, contendo a pergunta (com as alternativas), que pode ser composta de texto e imagens. Esta imagem deve ocupar um quarto da tela, da mesma forma como na competição passada. Atenção: na imagem não deve aparecer o gabarito, pois a mesma será projetada na tela durante a competição!    
    • Em breve será divulgada a tabela dos confrontos entre as equipes. As questões da sua equipe serão utilizadas na ordem em que elas forem numeradas (ou seja, questões 1 e 2 serão utilizadas na primeira partida da sua equipe, questões 3 e 4 na segunda, e assim por diante).


    Regras da competição:

    • A competição será realizada no dia 17/12 (quinta-feira) às 8h. Todos os alunos deverão se conectar através do link: meet.google.com/gzh-evwp-tefOs alunos que não se conectarem antes do início da competição serão considerados como ausentes.
    • Serão ao todo 12 equipes, que serão divididas  em 4 grupos (A, B, C e D). 
    • Na primeira fase, cada equipe enfrentará todas as outras equipes de seu grupo.
    • Os dois primeiros times de cada grupo se classificam para as quartas de finais.
    • Em cada "partida" da primeira fase, e também das quartas de finais e semi-finais, cada grupo deverá propor 2 questões e também responder 2 questões. Na final, o número de questões a serem propostas/respondidas por cada equipe será 3.
    • As 2 questões da partida deverão ser respondidas em até 2 minutos. 
    • Apenas um integrante do grupo deverá responder as questões no chat da sala virtual. A resposta deverá estar no seguinte formato: "time Y alternativa X", onde Y é o número do seu time e X indicará a alternativa escolhida pelo grupo, que deverá se comunicar fora da sala virtual. 
    • A partida será vencida pela equipe que acertar mais questões. Havendo empate em 0 x 0, ambas as equipes não pontuarão. Havendo empate em 1 x 1 ou 2 x 2, vence a equipe que conseguiu submeter no chat primeiro a última questão que acertou. A equipe vencedora receberá 1 ponto. Havendo empate em 0 x 0 em uma fase eliminatória, aplicam-se os critérios de desempate utilizados para ranquear os times na primeira fase, porém levando em conta todas as partidas disputadas até então.
    • As duas primeiras equipes de cada grupo passam para as quartas de finais. Caso haja empate no número de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes, nesta ordem: número de acertos, "saldo de gols" (número de acertos - número de acertos de seus oponentes), número de partidas em que não acertou nenhuma questão (quanto menor esse número, melhor a posição da equipe), cara ou coroa
    • Sua equipe receberá um bônus de 0.5 pontos se: 
      • chegar na semi-final
      • chegar na final
      • for campeã
    • Os bônus são acumulativos e serão somados à nota recebida pelo questionário, que vale de 0 a 5, sendo que no máximo sua nota será 5, mesmo com os bônus.

  • Segundo trabalho - Parte 2 (individual)

    Grave um vídeo, com duração de 10 a 15 minutos, em que você falará (você deve aparecer no vídeo) sobre:

    • 3 capítulos do livro que você escolher (justifique suas escolhas e fale sobre alguns aspectos interessantes de cada um desses capítulos)
    • A importância da disciplina de SO para um profissional da área de SI
    •  Considerações sobre sua experiência nessa disciplina (pode escolher falar sobre você, o professor, a disciplina e/ou vantagens/desvantagens ocasionadas pela pandemia nessa disciplina)

    Não submeta o arquivo do video! Submeta um arquivo texto contendo um link para que eu acesso seu video. ATENÇÃO: certifique-se de que o link não está quebrado! Se optar, por exemplo, por subir o video no seu drive do google, não se esqueça de dar acesso ao meu email (asfreire@usp.br).

    Prazo de entrega: até 20/12 (domingo)


    .

  • Trabalho de Sub