Programação

    • O prof. Antonio Carlos Seabra apresentou na I Semana de Preparação Pedagógica da EESC (17-21 Agosto de 2020) alguns princípios orientativos de como se desenvolver aulas remotas utilizando aprendizagem ativa.

    • O Prof Ewout ter Haar, um dos criadores do e-Disciplinas, realizou uma oficina para docentes da Poli e mostra agora alguns recursos disponíveis para avaliações remotas dentro do e-Disciplinas.

    • O Prof Ewout ter Haar, um dos criadores do e-Disciplinas apresenta algumas ferramentas de avaliação discponíveis no e-Disciplinas. 

      O Prof. Rafael Moura apresenta o desenvolvimento de uma disciplina prática (PMR3406 - Microprocessadores em Automação e Robótica ) no mundo online.

      O Prof. Gustavo Assi apresenta o desenvolvimento de uma disciplina prática de Engenharia Navala no mundo online.

      O Prof. Ronan Contrera mostra como mesmo o excel é uma excelente ferramenta para desenvolver avaliações online, usando como exemplo a disciplina PHA3412 - Saneamento.

    • Professores da Poli apresentam os resultados de suas disciplinas neste momento on-line

      PEA3301 -  Introdução aos Sistemas de Potência (Eduardo Pellini, Milana Santos, Giovanni Manassero, Silvio di Santo) é uma disciplina para todos os 200 estudantes de terceiro ano da elétrica que criou um modelo remoto interessante. Utilizaram a pré-sala para descontrair os estudantes e os 4 professores se revezavam, por vezes todos numa mesma live, ou em outras combinações com 2 ou 3 colegas. Além de produzir vídeos de apoio e de resolução de exercícios, para uso fora do horário de aula, também fez-se uso frequente, ao longo do semestre, de reuniões de acolhimento, e recursos do e-Disciplinas para atividades formativas, avaliativas, síncronas e assíncronas, além de trabalhos em grupo, que aplicavam softwares de simulação, linguagens de script, e outras ferramentas, para resolver problemas reais de Sistemas Elétricos de Potência.

      PCC3100 - Representação para Projeto de Engenharia (Fernando Kurokawa, Eduartdo Toledo,Brenda Leite, Cheng Yee, Elsa Alvarez, Fabiano Correa, Fabio Motezuki, Joao Petreche, Luiz Cardoso, Sergio Ferreira) é uma disciplina de 1º semestre para 900 estudantes (ingressantes) da Escola Politécnica. Inclui a parte prática envolvendo o uso de sistemas CAD para a modelagem, em que num período normal, os estudantes utilizam salas presenciais. Mesmo sem poder utilizar fisicamente as salas devido a Pandemia, foi possível prosseguir com as aulas práticas de modelagem disponibilizando a licença para todos ou dando acesso remoto aos computadores das salas.  Ao final da disciplina os professores foram elogiados pelos estudantes e o nível dos projetos apresentados foram iguais ou superiores aos anos anteriores. Os docentes identificaram que houve uma maior dedicação dos estudantes comparado a anos anteriores.

    • O prof. Rafael Traldi Moura criou um tutorial de apoio mostrando dinamicamente como utilizar os principais recursos de avaliação disponíveis no e-Disciplinas

    • O Laboratório de Aprendizagem e Ensino da Faculdade de Economia e Administração da USP já vem há um bom tempo desenvolvendo materiais de apoio para o uso do e-Disciplinas. Neste site você vai encontrar desde dicas para entrar no sistema até como utilizar ferramentas avançadas do e-Disciplinas para avaliações remotas.

    • O Grupo de Apoio Didático-tecnológico da Faculdade de Odontologia da USP elaborou este Guia de Apoio (2020) que discute várias questões ligadas à educação remota, como por exemplo o que são as avaliações diagnósticas, formativas e somativas.