Indice de O resto é ruído e observações sobre os exemplos musicais.
Índice do livro O resto é ruído, sobre música no Século XX, Cia das Letras
Olá pessoal. Estou meio atrapalhado. Passei para vocês a partitura da Fantasia de Fauré. Ele demonstra a maneira como na música francesa havia uma sensibilidade distinta do repertório romântico básico, praticado sobretudo na Alemanha, mas também durante o Século XIX na França, inclusive pelo próprio Fauré.
Trata-se de uma peça livre. Não há modelos explícitos, como no Neo-classicismo em geral. Mas gostaria que vcs se esforçassem para observar a construção melódica e de acompanhamento. A construção harmônica e intervalar da melodia é essencial para o entendimento da peça. Vejam o material e a contenção da expressividade.
Tendo feito isso, deem uma olhada na primeira página da Sonata para violino e piano de Cesar Frank. Escutem a peça. Vejam bem as características deste primeiro tema e comparem com o segundo. Comparem também com o Fauré.
E então pensem na Gymnopédie de Satie.
Como Gran finale, vejam a construção do tema do segundo movimento do Concerto para piano de Ravel. Vejam o que há de novo e ambíguo e ousado na partitura e observem como se mantem os elementos franceses praticado 40 anos antes!