Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2º Colegial

Relato:

Após anunciarmos que os alunos deveriam escolher um dos experimentos para que eles próprios aprendam e apresentem para a escola toda os alunos todos começaram a reclamar com a professora Guará que já estavam ocupados com outras atividades de outras matérias e que não haveria como fazer. A professora Guará convenceu-os com argumentos simples como de que já estava tudo pronto e eles só iriam apresnetar eque ia valer nota e quem não fizesse ia levar zero.

Ficou decidido, assim como no 3o. ano por 4 grupos e os experimentos escolhidos foram:

- A Máquina do Calor

- Dilatação e Contração Térmica

- Que som é este

- O Equilíbrio Térmico em Xeque

Aproveitamos para falar com cada grupo sobre seus experimentos. Indicamos qual efeito físico cada experimento demonstra e sugerímos que eles estudem e nos mandem e-mails para que possamos sanar quaisquer dúvidas que eles possam ter.

Aqui devemos salientar duas coisas importantes. Como narrados em nossos relatórios anteirores, o experimento de dilatação térmica não funcionou no dia da apresentação, então discutimos novamente com o grupo o porque disto ter ocorrido e o que eles deveriam fazer para funcionar. Além disso, no experimento da Máquina de Calor, o grupo que o escolheu foi justamente o grupo que no dia deste experimento foi expulso da sala pela professora Guará por brincar com fogo e queimar um dos colegas. Devido a isto, o Thiago já mostrou para este grupo como proceder ao mexer com material combustível e como acender as lamparinas.

Anexos:

Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiagp Augusto Cardoso

Turma:

3º colegial

Relato:

Após anunciarmos que os alunos deveriam escolher um dos experimentos para que eles próprios aprendam e apresentem para a escola toda os alunos em sua maioria começaram a discutir sobre quais experimentos escolheriam.

Ficou decidido por 4 grupos e os experimentos escolhidos foram:

- A montagem de circuitos elétricos junto com a diferença entre circuitos paralelos e em série.

- Visualisação do campo magnético de imãs

- Geração de corrente elétrica pela alteração do campo magnético de um imã

- Efeitos de difração da luz com um espectroscópio 

Aproveitamos para falar com cada grupo sobre seus experimentos. Indicamos qual efeito físico cada experimento demonstra e sugerímos que eles estudem e nos mandem e-mails para que possamos sanar quaisquer dúvidas que eles possam ter.

No geral os alunos se mostraram interessados e dispostos a se esforçarem para que ocorra tudo certo na feira de ciências.

Anexos:

Nome:

Mario Oliveira, Renato Oliveira, Ricardo Pires

Turma:

2º Ano Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Relato:

Antes de iniciar a aula, encontramo uma grande dificuldade: ligar todos os aparatos a partir de uma única tomada existente na sala de aula. Utilizamos uma extensão com várias tomadas, porém os padrões de encaixe das tomadas eram diferentes das existentes nas caixas, e isso causou grande transtorno.

 

Superada esta dificuldade, dividimos a sala em três grupos e distribuímos os materiais. Fizemos uma breve introdução teórica e apresentamos situações do cotidiano que se relacionavam com o experimento.

 

Os alunos iniciaram as atividades sem dificuldades, e cada estagiário acompanhou um grupo até o final.

 

Uma segunda dificuldade encontrada foi a falta de tempo. O problema das tomadas tomou um tempo importante, e por isso os grupos não conseguiram concluir 100% das atividades. Ainda tomamos uns minutos da aula do próximo professor.

Anexos:

Nome:

Marcos e Daniela

Turma:

3º EJA - Noturno

Relato:

Décima visita (5/11) a E.E. Senador Adolfo Gordo

Experimento: Campos Magnéticos

Daniela Benites

Marcos Santos Bonaldi

 

A aula dessa vez foi pensada com o auxilio da Danila levando em consideração uma questão importante: por ser EJA, alguns assuntos não seriam abordados. Fizemos, baseados nesse fato, a opção por campos magnéticos.

O roteiro foi feito de uma forma prática e de uma maneira em que pudéssemos ter uma aula mais leve que as outras. Da nossa parte essa aula seria principalmente divertida!

Aula começando no horário, roteiros distribuídos e novamente deixamos que eles seguissem o roteiro e fomos acompanhando. Várias surpresas, muitos não tinham a noção de norte e sul magnéticos. Ouvimos várias vezes positivo e negativo. Existe uma confusão, que acho até compreensível, entre atração e repulsão eletrostática com a magnética. Afinal eles estudam primeiro isso e provavelmente na infância eles não tenham tido ninguém que falasse sobre as propriedades dos imãs e mais ainda, a conexão entre o que é estudado e o que é extra-escolar não seja feita.

Passamos muito tempo conversando com eles. Uma frase recorrente é: “As aulas deveriam ser todas assim!”.  Houve também um reconhecimento as aulas expositivas porque caiu no ENEM a matéria que a professora deu em sala.

Com essa turma várias vezes queremos refletir sobre o aspecto físico de um experimento, mas, acabamos refletindo e discutindo sobre as próprias práticas escolares.

Não conseguimos finalizar o roteiro, mas conseguimos várias coisas importantes. Uma das mais interessantes foi a discussão a respeito de como as linhas de campo magnético interagem e a “visualização” das interações através da limalha de ferro. Foi demais!

Anexos:

Nome:

Wellgton Ferreira, Thiago Garcia, Thiago Jesus

Turma:

Segundo Ano - EJA

Relato:

GRUPO: Wellgton Ferreira da Silva, Thiago Garcia, Thiago Jesus

RELATO DA AULA 13- INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ADOLFO GORDO



Neste dia não foi possível a realização do nosso estágio pois ao chegarmos na escola não encontramos o material que deveríamos utilizar para a realização do mesmo. Por motivos que ainda não sabemos a caixa com o material foi levado de volta para a universidade.

Anexos: