Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Relato:

Nesta 12ª aula e última aula do ano (18/nov/2013), realizamos o trabalho de avaliação geral do curso junto dos alunos.

Foi explicado inicialmente aos alunos a natureza dessa última aula, que deveria servir como um momento de reflexão sobre as aulas de laboratório, sobre o que houve de bom e de ruim, se foi proveitoso, quais mudanças deveriam ser feitas, etc.

A turma estava um tanto agitada, de maneira que houve diversos momentos em que foi necessário que todos ficassem quietos. Algumas vezes, isso se devia ao fato de estarem realiando conversas paralelas à discussão proposta. Mas, em outras, era necessário estabelecer uma ordem de falas, pois vários alunos queriam se manifestar simultaneamente. E ao invés de esperarem sua vez para falar, acabam uns "atropelando as falas dos outros".

Em geral, a avaliação dos alunos sobre as aulas de laboratório foi muito positiva, tanto nos questionários como na discussão durante a aula. A opinião geral foi de que as aulas de laboratório foram proveitosas, e que foram úteis na compreensão dos conceitos e fenômenos da Física. Vários alunos se manifestaram dizendo que achavam que deveria haver mais aulas de laboratório durante o curso.

Por outro lado, alguns alunos apontaram terem percebido algumas falhas nas aulas. Por exemplo, em situações em que determinados equipamentos não funcionavam - como no caso dos circuitos em série em paralelo utilizados no 1º semestre -, e que os estagiários não sabiam explicar exatamente o porquê do não funcionamento dos equipamentos.

Uma recomendação que deixaram para futuros estagiários é a de que tivessem ainda mais paciência com os futuros alunos. Sendo alunos de 3º ano, e já deixando o Andronico no ano que vem, disseram ter a sensação de que os alunos das turmas de 1º e 2º anos são muito indisciplinados, falantes, e que muito provavelmente os futuros estagiários virão a ter problemas para "manter a ordem" das classes e fazê-los participar das aulas da maneira devida.

Procuramos, Fernando e eu, deixar para os alunos a mensagem de que precisavam ter discernimento que os problemas que afligem a escola são muito complexos, por envolver elementos que envolvem desde os próprios alunos, até os governos municipal, estadual e federal, passando pelos professores, pela equipe administrativa da escola e pela a comunidade escolar. Que os alunos, portanto, deveriam procurar não ter uma visão simplista na hora de tentar entender porque um determinado curso é bom ou ruim.

E também procuramos relembrá-los da responsabilidade que eles, alunos praticamente egressos do ensino básico, têm para com a sociedade. Que devem exercer sua cidadania ativamente, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida de toda as pessoas ao seu redor, desde seus familiares até qualquer outro cidadão de sua cidade, seu estado e seu país.

Ao final, os alunos agradeceram muito, aplaudiram a equipe, e nos desejaram muito sucesso em nosso futuro profissional como professores.

Anexos:

Nome:

Luis e Guilherme

Turma:

1N 1O

Relato:

Dando continuidade as nossas atividades finais sobre cosmologia e sistema solar, continuamos a trabalhar com série de vídeos sobre esses assuntos, como essa era a última aula também recolhemos os questionários sobre a avaliação das nossas aulas que foram dados aos alunos na aula passada e tivemos uma breve discussão sobre o resultado dessa avaliação.

No caso dos vídeos, trouxemos uma série de pequenas animações produzidas para internet sobre os temas relacionados à cosmologia e deixamos que os alunos escolhessem qual dos vídeos eles preferiam assistir. Dentre eles o que foi mais requisitado incialmente tinha como título “Porque o céu é escuro durante a noite?”. Esse vídeo trazia uma série de hipóteses para responder essa pergunta, e uma breve explicação sobre os conceitos envolvidos em cada hipótese e essas explicações culminavam numa resposta mais completa e repleta de conceitos que os alunos trabalharão no ano que vem como comportamento oscilatório da luz e efeito Doppler.

Apesar de esses vídeos todos estarem em inglês considero que esse fato não atrapalhou no andamento da aula, já que a cada explicação do narrador o vídeo era pausado e um de nós ao mesmo tempo em que traduzíamos algumas frases chave também era dada uma explicação por um ângulo mais didático, para pessoas que ainda não tiveram contato com aqueles conceitos, apesar dessa explicação mais detalhada por nós acredito que apenas uma minoria entendeu de fato o porquê do céu ser escuro de noite, em especial os alunos que estavam com várias duvidas a respeito do que estava sendo dito por nós visto que era extremamente fácil manter um dialogo com esses alunos.

Os demais provavelmente já estavam cansados das aulas ou dos vídeos propriamente ditos, problema que remete a um comentário meu feito no relato anterior a respeito do sucesso da aplicação dos vídeos num momento inicial, mas que posteriormente eles sofreriam os mesmos problemas das experiências após um período de repetição da sua aplicação.

Outro vídeo que também foi assistido pelos alunos levantava a questão de como uma toalha encharcada se comportaria quando torcida num ambiente onde o campo gravitacional fosse extremamente fraco, a pergunta levantada era se a água seria espremida para fora da toalha ou ela ficaria dentro da toalha, ou se ela ainda seria expelida como pequenos jatos na direção exterior à toalha. No caso esse vídeo diferia do anterior já que era uma filmagem de um astronauta onde os anteriores eram animações bem objetivas. O da exibição desse pequeno filme foi mais próximo de apenas ficar como curiosidade para os alunos do que remeter aos conceitos sobre força gravitacional tratados em aulas anteriores, mas também serviu como ponte para explicitar a existência de outras forças de origem eletromagnéticas que estão presente no nosso dia a dia mesmo que não tão explicitas como a ação gravitacional terrestre sobre os corpos.

Finalmente, a respeito dos questionários de avaliação dos estagiários os alunos não pareciam estar dispostos a se posicionar criticamente tanto nessa discussão final quanto numa análise posterior do que foi escrito por eles nos questionários. Muitos alunos simplesmente copiaram o que o outro colega escreveu e os que de fato responderam traziam em sua maioria apenas aspectos positivos das atividades propostas.

Anexos: Word 2007 Textdokument relato xiv.docx

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°C e 1°B

Relato:

Relato 12

Nossa última visita foi marcada pelo cumprimento à risca do proposto no plano de aula: aplicação da autoavaliação. Lemos com os alunos cada pergunta e pedimos que eles respondessem tudo com sinceridade. Para eles se sentirem mais à vontade sugerimos até que não colocassem o nome, muito embora o desprezo da maioria frente a essa sugestão. Consideramos isso algo positivo, já que eles não têm medo de nós.

Eles acabaram rapidamente de responder as perguntas. Como já imaginávamos isso conversamos um pouco sobre o estágio e sua função. Eles gostaram bastante da “nossa atuação” e perguntaram se continuaríamos no ano seguinte. Quando respondemos que não percebemos a frustração deles; esperamos que outros estagiários possam trabalhar com essas turmas no próximo ano.

Por fim conversamos com os alunos sobre o futuro deles dentro da escola. Ficamos abismados com o tamanho da rejeição que eles têm em relação aos estudos. Tentamos discutir esse repúdio, muito embora a impressão final tenha sido de indiferença. Sugerimos que eles conversassem com professores de outras disciplinas para que fosse feito algo semelhante em outras matérias. Não vimos nenhum esboço de reação dos alunos, mas a semente foi plantada.

De modo geral podemos ficar satisfeitos, pois o dever foi cumprido, além de comprido. Receávamos problemas de disciplina com alta gravidade, mas felizmente isso não ocorreu e o andar do estágio foi prazeroso e de muito valia. Grande parte de nossa felicidade se deve ao auxílio do professor Francisco no exercício das atividades que propomos, além da colaboração dos alunos. Ficamos muito satisfeitos com nosso desempenho e aprendizado tendo ciência que podemos evoluir muito ainda. Compreendemos que realmente essa disciplina, Práticas, é importante para nossa formação como professor (em específico o estágio). Temos mais o que comentar, mas o restante fica para o painel e o portfólio.

 

 

Anexos: Word 2007 Textdokument Relato 12.docx

Nome:

Vera Carneiro B. Oliveira

Turma:

1a. série F - E M

Relato:

Neste última foi muito interessante, alguns na sala de Leitura, contém 4 computadores de primeira linha e outros na sala de informática - construindo o gráfico da elipse no excel.

Os alunos que já tinham construido em casa ficaram na sala e questionamos sobre as aulas ocorridas no laboratório. Apresentaram as colocações:

- é muito melhor aprender com a prática;

- o uso do lúdico (carrinho, bolinha de gude, etc) fica mais atraente,

e é de fácil manuseio;

- o laboratório podia ter dvd pois facilitaria passar o filme;

- levar o computador para cima e não aguardar outra aula para passar o curta na sala de informática;

Foi muito interessante ouvi-los principalmente quando afirmaram que aprendem muito mais com a prática.

Anexos:

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3 ano

Relato:

Neste ultimo dia de estagio, fomos ate a sala de aula e aplicamos o questionario para os alunos. A sala estava muito agitada, bastantes conversas paralelas, alunos falando alto. Apos eles preencherem o questionario, eu e o Daniel iniciamos  uma conversa com a sala.

Tivemos que pedir silencio por diversas vezes aos alunos e muitas vezes os proprios alunos pediram para os demais ficarem quietos.

A maioria dos alunos disseram ter gostado do nosso estagio, e que adoraram as aulas de laboratorio. Uma aluna disse inclusive que todas as aulas de fisica deveriam ser no laboratorio e outro aluno discordou, dizendo que poderia ser intercalado uma no laboratorio outra em sala de aula.

Uma aluna criticou o fato de alguns equipamentos não funcionarem corretamente e de algumas duvidas que ela não conseguiu tirar com os estagiarios.

Os alunos falaram muito mal dos segundos e primeiros anos, incinuando que os estagiarios que ficarem com os terceiros anos no ano que vem, terão problemas.

fechamos a discussão falando sobre outros problemas relacionados com a escola e a sociedade. Percebi os alunos completamente desanimados com a escola publica. Fechei a discussão perguntado aos alunos se alguem ali goataria de ser professor. Um aluno disse que sim, mas de luta pois não aguentava mais apanhar!     

Anexos:

Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3ºB

Relato:

Anexo

Anexos: PDF-Dokument Relato último.pdf