Nesta 12ª aula e última aula do ano (18/nov/2013), realizamos o trabalho de avaliação geral do curso junto dos alunos.
Foi explicado inicialmente aos alunos a natureza dessa última aula, que deveria servir como um momento de reflexão sobre as aulas de laboratório, sobre o que houve de bom e de ruim, se foi proveitoso, quais mudanças deveriam ser feitas, etc.
A turma estava um tanto agitada, de maneira que houve diversos momentos em que foi necessário que todos ficassem quietos. Algumas vezes, isso se devia ao fato de estarem realiando conversas paralelas à discussão proposta. Mas, em outras, era necessário estabelecer uma ordem de falas, pois vários alunos queriam se manifestar simultaneamente. E ao invés de esperarem sua vez para falar, acabam uns "atropelando as falas dos outros".
Em geral, a avaliação dos alunos sobre as aulas de laboratório foi muito positiva, tanto nos questionários como na discussão durante a aula. A opinião geral foi de que as aulas de laboratório foram proveitosas, e que foram úteis na compreensão dos conceitos e fenômenos da Física. Vários alunos se manifestaram dizendo que achavam que deveria haver mais aulas de laboratório durante o curso.
Por outro lado, alguns alunos apontaram terem percebido algumas falhas nas aulas. Por exemplo, em situações em que determinados equipamentos não funcionavam - como no caso dos circuitos em série em paralelo utilizados no 1º semestre -, e que os estagiários não sabiam explicar exatamente o porquê do não funcionamento dos equipamentos.
Uma recomendação que deixaram para futuros estagiários é a de que tivessem ainda mais paciência com os futuros alunos. Sendo alunos de 3º ano, e já deixando o Andronico no ano que vem, disseram ter a sensação de que os alunos das turmas de 1º e 2º anos são muito indisciplinados, falantes, e que muito provavelmente os futuros estagiários virão a ter problemas para "manter a ordem" das classes e fazê-los participar das aulas da maneira devida.
Procuramos, Fernando e eu, deixar para os alunos a mensagem de que precisavam ter discernimento que os problemas que afligem a escola são muito complexos, por envolver elementos que envolvem desde os próprios alunos, até os governos municipal, estadual e federal, passando pelos professores, pela equipe administrativa da escola e pela a comunidade escolar. Que os alunos, portanto, deveriam procurar não ter uma visão simplista na hora de tentar entender porque um determinado curso é bom ou ruim.
E também procuramos relembrá-los da responsabilidade que eles, alunos praticamente egressos do ensino básico, têm para com a sociedade. Que devem exercer sua cidadania ativamente, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida de toda as pessoas ao seu redor, desde seus familiares até qualquer outro cidadão de sua cidade, seu estado e seu país.
Ao final, os alunos agradeceram muito, aplaudiram a equipe, e nos desejaram muito sucesso em nosso futuro profissional como professores.