Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Oliveira, Renato Oliveira e Ricardo Bastos

Turma:

2ºEJA

Atividade:

Quem libera mais calor?

Plano de Aula:

Iremos trabalhar com os alunos a respeito de liberação de calor com materiais diferentes.

Entregaremos a eles o roteiro onde apresentará um texto introdutório sobre alimentos que liberam mais calor do que outros e que estão no nosso cotidiano e que não é perceptível por nós.

A ideia é que os alunos percebam que há diferente entre materiais na troca de calor e da importancia disso no nosso dia a dia.

Desejamos que os alunos sejam mais observadores durante a realização do experimento realizando as anotações e depois respondendo as questões e discutam conosco ao final da aula.

 

Roteiro: Documento Word Quem libera mais calor?.doc

Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

3º Colegial

Atividade:

Luz, Cor e Matéria

Plano de Aula:

O Roteiro foi elaborado para com a finalidade de construir e montar um espectrômetro desde que haja tempo suficiente para isso.

Como possuímos apenas 50 minutos, optamos por já levar espectrômetros de baixo custo que retiramos na oficina no IF.

Daremos segmento a nossa aula anterior onde discutimos radiação eletromagnética, o Raio X em específico, porém desta vez queremos mostrar para os alunos os diferentes comprimentos de luz vizivel e comprarmos com gráficos ao final da aula pedindo que façam correlações.

Roteiro: Documento Word Roteiro 10 - Luz_cor_e_materia 3C.doc

Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto Cardoso

Turma:

2º colegial

Atividade:

Desviando a Luz

Plano de Aula:

Utilizando pares de laser, algumas lentes e um pouco de pó de giz, pretendemos demonstrar aos alunos os desvios da luz.

Esperamos que consigam ao fim da aula identificar e verificar as duas diferentes tipos de lentes, côncava e convexa.

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 10 - Desviando_a_luz 2C.docx

Nome:

Alex Coelho, Wellton, Welgton, Thiago Jesus, Thiago, Clístines

Turma:

2°tc

Atividade:

Maquina termica

Plano de Aula:

- Objetivos 

Introdução a ideia de calor como energia e sua transformação em energia cinética

2 - Organização dos Alunos;

Os alunos serão divididos em grupos de 5 alunos

 Procedimento programado para a aula

 Introdução ao assunto

Apresentaremos conceitualmente o que é o calor e mostrar que ele pode ser visto como energia e apresentaremos a experiencia e que queremos que eles vejam como o calor se transforma em outro tipo de energia

 

maquina termica

Explicação do experimento – o experimento sera aquecer bulbos com agua, onde tem-se uma pequena saida, por onde o vapor criado saira, com uma pressão consideravel. Com este ar iremos girar algumas pás feitas com latinhas de aluminio

3 – Possíveis Dificuldades;

  • achar onde esta a transformação de energia

  • conseguir fazer as pas girarem com o vapor

  • lincar com alguma maquiina real que eles conheçam e ver a importancia deste experimentoi

• 4 – Avaliação.

A avaliação será feita a partir das respostas dos roteiros que são entregues para a Professora Guará que usa essas atividades como trabalho.

 

Roteiro: Documento Word maquina_termica adolfo gordo.doc

Nome:

Daniela e Marcos

Turma:

3º EJA

Atividade:

Esquenta porque brilha ou brilha porque esquenta?

Plano de Aula:

Objetivos

Levar os alunos a perceber a importância do efeito Joule no dia-a-dia. Fazer conexão entre o aquecimento dos metais e o brilho e a presença do efeito Joule nesse efeito.

 

 Pré-requisitos 

Espera-se que os alunos já tenham fixado as definições de carga elétrica, corrente elétrica, resistência e tensão. Espera-se que a conexão do uso da eletricidade na produção de calor tenha se estabelecido.

 Procedimentos

  1. Problematização da situação através dos seguintes questionamentos:

a)    Além da iluminação, qual uma das aplicações da eletricidade que contribui mais no nosso conforto?

  1. Divisão em grupos, entrega do roteiro e organização do material.
  2. Realização dos experimentos já respondendo as questões.
  3. Conclusões acerca dos resultados obtidos pelos estudantes e encerramento da aula.

 

Ferro de Passar

Chapinha

Grill

Chuveiro Elétrico

Roteiro: Documento Word Roteiro.doc

Nome:

Eduardo Soares da Silva e Luis Antonio Lima Bonfim

Turma:

1o. E.J.A.

Atividade:

DINAMÔMETRO

Plano de Aula:

Para atender o pedido da Professora Guará, elaboramos um experimento relacionado ao estudo das forças físicas.

Objetivos: O experimento consiste em utilizar uma mola e alguns pesos para criar um dinamômetro e estudar as propriedades das forças elásticas e se possível construir um gráfico de força x elongação. A partir do gráfico o aluno deverá estimar a massa de um objeto como desafio.

Além disso, vamos discutir os conceitos de força, massa, peso e unidades.

Procedimentos: Devido à complexidade deste experimento em comparação com os anteriores, vamos iniciar com uma breve explanação teórica no quadro negro. Esta explicação tem como objetivo elucidar os detalhes da execução do experimento e tirar dúvidas quanto às grandezas envolvidas e sobre conversão de unidades.

Em seguida a classe será dividida em quatro grupos. Após a distribuição dos kits e dos roteiros, vamos acompanhar a atividade e tirar dúvidas junto aos alunos.

Ao final da atividade, após a plotagem do gráfico, vamos lançar como desafio adivinhar a massa de um objeto desconhecido usando as medidas já realizadas e o gráfico.

Possíveis dificuldades: Problemas conceituais, problemas relativos à conversão de unidades e dificuldades para traçar o gráfico. Tempo muito curto para realização da atividade.

Roteiro: Documento PDF experimento5a.pdf