Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. série F - Ensino Médio

Atividade:

Exp.9 - Parte II - Via Láctea - a nossa galáxia

Plano de Aula:

OBJETIVO:

Dar continuidade ao experimento Via Láctea, vistar e ouvir as

pesquisas das constelações Aquario, Escorpião, Órion, Três

Marias e, outras.

PRÉ-REQUISITOS:

Observar a fonte da pesquisa bibliográfica e a fonte na internet,

calcular a distância corretamente utilizando a unidade ano-luz

de cada estrela que forma a constelação.

DINAMICA DA AULA:

1. Em grupos, já formados na aula anterior, aguardar a vez da sua

apresentação da pesquisa e dos cálculos das estrelas da

constelação.

2. Apresentação aos outros grupos e localização na Via Láctea.

3. Avaliação: Fluência na apresentação, cálculos apresentados

corretamernte e desenvolvimento do grupo.

4. Avaliar os grupos já com as constelações formadas e verificar

se podem apresentar na Amostra Cultural.

 

Roteiro:

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. série F - Ensino Médio

Atividade:

Exp.9 - Parte II - Via Láctea - a nossa galáxia

Plano de Aula:

OBJETIVO:

Dar continuidade ao experimento Via Láctea, vistar e ouvir as

pesquisas das constelações Aquario, Escorpião, Órion, Três

Marias e, outras.

PRÉ-REQUISITOS:

Observar a fonte da pesquisa bibliográfica e a fonte na internet,

calcular a distância corretamente utilizando a unidade ano-luz

de cada estrela que forma a constelação.

DINAMICA DA AULA:

1. Em grupos, já formados na aula anterior, aguardar a vez da sua

apresentação da pesquisa e dos cálculos das estrelas da

constelação.

2. Apresentação aos outros grupos e localização na Via Láctea.

3. Avaliação: Fluência na apresentação, cálculos apresentados

corretamernte e desenvolvimento do grupo.

4. Avaliar os grupos já com as constelações formadas e verificar

se podem apresentar na Amostra Cultural.

 

Roteiro:

Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Leitura do texo: Espectro Eletromagnético

Plano de Aula:

Objetivos:

Através da leitura de um texto os alunos possam apreender os conceitos básicos acerca das ondas eletromagnéticos.

 

Pré-requisitos:

Leitura de texto

 

Dinâmica da aula

1- Organização dos alunos em grupos de 6.

2- Distribuição dos textos

3- Orientar quando aparecerem possíveis dificuldades quanto ao procedimento

4- Os alunos responderão um questionário sobre a leitura em questão.

Roteiro:

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Atividade:

Astronomia I

Plano de Aula:

Plano de aula 10

 

Astronomia I

 

Objetivo: Fornecer informações para que os alunos compreendam melhor conceitos de astronomia, além de pensarem como isso pode ser vinculado ao seu cotidiano (na compreensão de fenômenos).

 

Dinâmica da aula:

 

1- Apresentação da atividade – Como costumeiro nós dividiremos os alunos em cinco grupos. Exporemos que o assunto trabalhado, a partir dessa aula, será astronomia. Em seguida eles verão um vídeo, que funcionará como introdução.

2 – Procedimento – Daremos recomendações gerais sobre alguns detalhes e aproximações no roteiro.

3 – Realização do roteiro – Após terem visto o vídeo e discutido eventuais dúvidas com os estagiários (nós), os alunos responderão o roteiro.

4 – Encerramento – Discutiremos os conceitos abordados na aula e como vão ser úteis para as aulas vindouras.

 

Avaliação - Será realizada a partir da participação dos alunos na aula e respostas das questões do roteiro.

 

Possíveis dificuldades- O próprio conteúdo. Os alunos estão “acostumados” a estudar mecânica lidando com elementos do cotidiano, de modo que lidar com essa novidade poderá gerar desconforto.

Roteiro: Documento Word roteiro 12.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1N e 1O

Atividade:

Gravitação

Plano de Aula:

Por acharmos complicado montar uma experiência de laboratório que levasse os alunos a refletirem e conseguirem achar indícios das respostas com tema de gravitação, decidimos usar uma aula do Telecurso 2000. Ambos tivemos contato com o Telecurso 2000 durante a infância, e ambos gostávamos.

 

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: somente após a exibição do vídeo iremos distribuir os roteiros para os grupos.

Organização dos alunos: iremos dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos.

Respostas esperadas: o primeiro exercício, que consiste de um resumo do que foi entendido pelos alunos, deverá ser interessante de ser analisado, e será construído por todos do grupo. O segundo e terceiro exercícios devem provocar um debate nos grupos. A segunda pergunta possui resposta fácil, porém pode não ser logo "percebida" pelos alunos. A terceira não possui "resposta certa". A quarta questão deve ser a mais fácil do roteiro e será rapidamente respondida. O desafio é uma questão que apela para o lado da matemática e possivelmente não será respondida por nenhum dos grupos. Porém ainda despertará curiosidade e reflexão nos alunos.

Roteiro: Documento Word Gravitacao.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

DISPERSÃO DA LUZ VISÍVEL E ESPECTROS

Plano de Aula:

Objetivos:

Sensibilizar e motivar para o estudo da luz visível, usando para isso o fenômeno de dispersão da luz.

Realizar com o auxílio de um prisma ou CD, a dispersão da luz branca de uma lâmpada incandescente ou fluorescente.

Introduzir a discussão sobre a absorção e a emissão de fótons por átomos, gases, líquidos e sólidos.

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Habilidade manual básica para recorte e montagem de modelo de espectroscópio;

- Noções básicas sobre modelo atômico de Bohr, sobre espectro eletromagnético e sobre espectros de emissão, de absorção e contínuo;

- Noções básicas dispersão e difração da luz;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos. Explicação de que a atividade terá ao todo três etapas: construção do espectroscópio; observação dos espectros das lâmpadas por meio dos espectroscópios; feitura das três questões propostas no roteiro.

4) Possíveis dificuldades: alunos podem ter dificuldades em conseguir concluir a montagem do espectroscópio dentro do tempo de aula, bem como em montar devidamente o espectroscópio, para que ele de fato funciona corretamente. Podem ter dificuldade em conseguir observar o espectro das lâmpadas através do espectroscópio. Podem ter dificuldade sobre compreender a natureza dos espectros observados e a sua relação com os mecanismos de produção de espectros que envolvem os átomos. Podem ainda ter dificuldade em compreender como os espectros contínuos de sólidos e líquidos são formados, dado que átomos só emitem radiação com frequência específicas.

5) Respostas esperadas: que os alunos se animem com a proposta de construção do próprio espectroscópio. Que esbocem ideias sobre como são produzidos os três tipos básicos de espectros na natureza. Que os alunos interajam durante a aula uns com os outros e com os professores, apresentando dúvidas e elaborando respostas a dúvidas anteriores ou dúvidas surgidas durante a própria aula. Que apresentem dúvidas e tentativas de respostas às questões propostas no fim do Roteiro.  

6) Fechamento e síntese: pretende-se promover uma discussão que não tenha um fechamento propriamente, visto que o andamento da aula dependerá do ritmo dos alunos e das necessidads dos mesmos em compreender fenômenos e questões ligadas ao tema da aula. Procurar-se-á, eventualmente, monitorar a discussão no sentido de garantir que os principais temas da aula foram minimamente colocados em discussão no decorrer dela. Provavelmente, a discussão sobre as respostas das questões e sobre como se formam os espectros e sua relação com os átomos será continuada nas aulas seguintes do curso.

7) Avaliação: esta aula não tem carater avaliativo. A partir das respostas dadas espera-se ser possível traçar um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos a respeito da produção de fótons em átomos e da geração dos diferentes tipos de espectros observados na natureza. Mas os alunos não serão submetidos a nenhuma avaliação valendo nota.

Roteiro: Documento Word Aula_4_Dispersão_da_luz_e_Espectros - ROTEIRO.doc

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3 ano

Atividade:

dispersao da luz e espect

Plano de Aula:

Objetivos:

Queremos que os alunos observem a dispersao da luz branca, e a formação dos espectros. 

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro.

- Disponibilidade para trabalhar em grupo.

- Noções básicas dispersão, difração da luz, e formação de espectros.

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: Dar uma rapida introdução do experimento e falar sobre o roteiro.

2) Organização dos alunos: Dividir os alunos em grupos de seis pessoas e fornecer os kits para eles. 

3) Comanda (enunciado) da atividade: Que eles leiam o roteiro e atentem que o experimento será feito em tres etapas. 

4) Possíveis dificuldades: montar o eletroscopio corretamente, não conseguir observar o espectro, não entenderem o experimento como um todo, não dar tempo de executar todo experimento.  

5) Respostas esperadas: que os alunos observem a decomposicão da luz branca, Que os alunos observem os espectros emitidos na natureza, e que discutam entre eles e achem interessante.

6) Fechamento e síntese: esperamos que os alunos discutam entre eles o experimento, que levantem as suas duvidas para que possamos discutir.

7) Avaliação: esperamos que os alunos conhecam os espectros emitidos na natureza, mas não iremos avalia-los com nota.

Roteiro: Documento Word Aula_4_Dispersão_da_luz_e_Espectros - ROTEIRO.doc