Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Iniciando reflexão a respeito de radiação

Plano de Aula:

Objetivo:

A radiação está presente em nosso cotidianto constantemente. Este "ente" invisível é dotado de diversas representações pelos mais variados veículos de comunicação não-especialiazados, construindo dessa forma, significações diversas. O objetivo dessa aula é verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema e, sensibilizá-los para o estudo das radiações.

 

Pré-requisitos: leitura de enunciado.

 

Dinâmica da Aula:

 

1- Apresentação da Atividade: será informado aos alunos que o questionário que será aplicado não possue o intuito de avaliar, mas para servir como um disparador para aula que se segue; depois serão escolhidas algumas afirmações para discussão na roda, rememorando, assim, o "cotidiano das radiações".  

2 - Organização dos Alunos: será solicitado aos alunos que se organizem em uma grande roda, após o preenchimento do questionário. O intuito da roda é facilitar o diálogo entre o educador-educando e educando-educando.

3- Comanda (enunciado) da atividade: será distribuído o questionário aos alunos para que eles preencham (10 min); organização em roda (5 min); discussão das afirmações dos questionários 

4 - Possíveis Dificuldades: por se tratar de uma dialógica, pode-se esperar problemas relacionados: ao comportamento (disciplinar); por se tratar de uma dinâmica diferente 

5 - Respostas Esperadas: espera-se que os alunos participem da discussão, sem receio de represalhas por parte dos colegas ou do próprio estagiário; que eles possam argumentar sobre as suas respostas, trazendo a relação de seu cotidiano com o tema proposto.

6 - Fechamento e Síntese: com a reflexão acerca do tema através da aula dialógica, espera-se, também, que os alunos apreendam alguns conceitos, mesmo que qualitativamente, que cercam o tema radiações; 

7 - Avaliação: pela natureza da proposta, não haverá avaliação.

 

 

 

 

 

Roteiro: Documento Word Aula_1 - QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL.doc

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1o. F - Ensino Médio

Atividade:

Experimento 9 - Via Láctea - a noss galáxia

Plano de Aula:

Objetivo:

Olhar o Céu e 'ver' as estrelas e identificar no modelo as

vísiveis a olho nu.

Conforme o modelo, identificar as estrelas no céu de São Paulo.

 

Pré-requisitos:

Leitura do texto com dados numéricos para ter noção da

dimensão/ distância das propriedades da Via Láctea.

 

Dinâmica da Aula:

1. Apresentação da Atividade: Dar continuidade aos trabalhos

já solicitados conforme caderno 3 - Proposta Curricular do

Estado - Construção de uma constelação.

 

2. Organização dos Alunos : grupos de cinco alunos, já

formados em sala de aula.

 

3. Possíveis dificuldades: Matemática - cálculo de regra de

três, coordenação motora apropriada para cortar isopor,

cartolina, marcar as distâncias nos círculos.

 

4. Avaliação: Apresentar na Mostra Cultural- 19 DE OUTUBRO.

 

 

 

 

Roteiro: Documento Word Exp_9_Via_Lactea[1].doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Arranque e Trombada

Plano de Aula:

A ultima aula produziu resultados muito bons.Em ambas as turmas conseguimos atingir os resultados esperados ou até melhores. Por isso, e por não querermos fazer uma abordagem matemática do assunto, e também por ainda não podermos entrar em gravitação, iremos fazer uma aula ainda sobre mecânica mas um pouco desligada da linha feita. Será uma experiência um pouco fora de contexto. Levaremos um experimento mostrando inércia dos objetos, e para não ficar totalmente desconexo do resto, haverá questões básicas sobre atrito.

 

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: primeiramente, a distribuição do roteiro. Não costumamos dar uma explicação geral para todos no início. Os exercícios são escritos de forma que não causem dúvidas sobre o que é para ser feito (ou pelo menos tentamos isso). Iremos abordando os grupos um a um para vermos como estão indo, se possuem alguma dúvida, ou para fazer alguma perguntar que os provoque a pensar porque acontece o que eles veem acontecer.

Organização dos alunos: a sala tem por volta de 30 alunos e o laboratório possui 5 bancadas. Assim, a sala fica dividida em 5 grupos com média de 6 alunos em cada.

Respostas esperadas: os exercícios nesse roteiro são sobre inércia, e apesar de talvez eles não lembrarem desse nome (que deve ter sido abordado no começo do ano), devem saber do dia a dia, e tambem das aulas, o que acontece em cada caso proposto. A questão que aborda atrito deve gerar mais debates entre eles. Se lembrarem do experimento anterior, provavelmente irão acertar sobre o que acontece caso não houvesse atrito. No caso de atrito "infinito" será mais uma atividade de imaginação de um caso que não foi abordado anteriormente.

Roteiro: Documento Word Arranque e Trombada - Luis e Guilherme.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Atividade:

Cadeira de pregos

Plano de Aula:

Experimento: Cadeira de pregos

 

Objetivo: Reforçar o conceito de pressão e sua utilidade para compreensão de fenômenos do dia-a-dia.

 

Tema: Pressão

 

Pré-requisitos: Conceito de pressão, força e área.

 

Dinâmica de aula:

 

A aula terá início com uma pergunta: como beber água usando um canudinho se relaciona com a nossa respiração?

 

A partir das respostas dos alunos relembraremos o que foi discutido na última aula e como o conceito de pressão é útil e presente no nosso cotidiano. Se pararmos para analisar, verificaremos que estamos rodeados por uma grande massa de ar. A nossa atmosfera é composta por diversos gases, como o oxigênio, o nitrogênio, o gás carbônico, vapor de água, etc.

Todos esses gases estão fazendo pressão sobre a superfície da Terra e a esta pressão damos o nome de pressão atmosférica. Quem primeiro realizou a experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar foi o físico Evangelista Torricelli.

 

Tendo o conceito de pressão reforçado, assim como sua descrição (P= F/A e P = rgh), serão explicados os procedimentos das atividades realizadas (cama de pregos, canudinho no cotidiano e atividade da seringa).

 

Avaliação: Resolução do roteiro e participação nas discussões.

Roteiro: Documento Word roteiro 11.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

TRANSMISSOR DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS e ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

Plano de Aula:

Oficina 9 (aula deveria ter ocorrido no dia 07/out mas ocorreu no dia 21/out)

Objetivos:

Sensibilizar e motivar os alunos para o mecanismo de geração de uma onda
eletromagnética.

Realizar a montagem de um transmissor de ondas eletromagnéticas, explorando a forma de geração da onda. 

Esta atividade explora a geração de uma onda eletromagnética que pode ser detectada em um rádio do tipo AM.

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro e do texto entregues aos alunos na última aula da semana anterior;

- Disposição para o discussão coletivo, uma vez que pretende construir uma aula que dependa da participação de todos, que não seja um mero "monólogo" do professor sobre o tema da aula; 

- Noções básicas sobre ondas de rádio e microondas;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: será feita uma demonstração de como são produzidas ondas eletromagnéticas em motores elétricos em funcionamento. Em seguida, serão discutidas as respostas dos alunos ao texto para leitura fornecido na aula anterior, bem como as dúvidas dos alunos que eventualmente surgiram durante a leitura.

2) Organização dos alunos: para esta atividade os alunos deverão ter formado grupos de 2 a 3 integrantes para a leitura do texto e para a elaboração das respostas às questões propostas no fim do mesmo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: começaremos a atividade lembrando os alunos sobre o experimento do motor elétrico, sobre a existência de cargas elétricas em movimento acelerado no mesmo, de maneira a promover nos alunos o raciocínio de que um motor elétrico deve produzir ondas eletromagnéticas. Após a demonstração dessa produção de ondas, as dúvidas e repostas dos alunos deverão determinar o andamento da aula. 

4) Possíveis dificuldades: alunos podem o processo de produção de ondas eletromagnéticas algo difícil e "nebuloso". Podem ter dificuldades também em lidar com as ordens de grandeza dos comprimentos e das frequências das ondas eletromagnéticas, além de lidar com os próprios conceitos de comprimento de onda e de frequência.

5) Respostas esperadas: que os alunos apresentem dúvidas e tentativas de respostas às questões propostas no fim do Roteiro. Que os alunos interajam durante a aula uns com os outros e com os professores, apresentando dúvidas e elaborando respostas a dúvidas anteriores ou dúvidas surgidas durante a própria aula. Que mostrem saber diferencia ondas de rádios e microondas quanto a comprimento de onda, frequência, velocidade e energia.

6) Fechamento e síntese: pretende-se promover uma discussão que não tenha um fechamento propriamente, visto que o andamento da aula dependerá do ritmo dos alunos e das necessidads dos mesmos em compreender fenômenos e questões ligadas ao tema da aula. Procurar-se-á, eventualmente, monitorar a discussão no sentido de garantir que os principais temas da aula foram minimamente colocados em discussão no decorrer dela.

7) Avaliação: esta aula não tem carater avaliativo. A partir das respostas dadas espera-se ser possível traçar um diagnóstico sobre o conhecimento dos alunos a respeito da produção de ondas eletromagnéticas e sobre o espectro eletromagnético, particularmente às ondas de rádio e às microondas. Mas os alunos não serão submetidos a nenhuma avaliação valendo nota.

 

Roteiro: Documento PDF Aula_3_Transmissor_de_Ondas_Eletromagneticas - ROTEIRO - FINAL - 2pgs por folha.pdf

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3 ano

Atividade:

Geração de ondas eletromagneticas

Plano de Aula:

Objetivos:

que os alunos observem a geração de uma onda eletromagnetica, detectada em um rádio AM. 

Pré-requisitos:

que os alunos ja tenham uma noção de ondas, e que eles leiam o roteiro.

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: faremos o experimento para os alunos observarem a geração de uma onda eletromagnetica sendo captada por um radio AM.

2) Organização dos alunos: grupos de 3 pessoas, para responderem um questionário.

3) Comanda (enunciado) da atividade: usaremos o motor elétrico novamente que eles já conhecem das aulas anteriores. Falaremos sobre a geração de radiação por este motor e a captação da onda por um receptor.

4) Possíveis dificuldades: que a gente não consiga na hora que o radio detecte bem a onda. Que os alunos achem muito abstrato o fenomeno.

5) Respostas esperadas: que os alunos perecebam que são geradas ondas eletromagneticas no motor, conhecam o espectro eletromagnetico, e tenham noções de periodo, frequencia, comprimento de onda. 

6) Fechamento e síntese: gostariamos que o experimento dispertasse a curiosidade dos alunos, e que abrissem discussões sobre o assunto. 

7) Avaliação: a partir das respostas do questionario, teremos uma ideia de como os alunos estão. Mas sem valer nota! 

Roteiro: Documento PDF Aula_3_Transmissor_de_Ondas_Eletromagneticas - ROTEIRO - FINAL - 2pgs por folha.pdf