Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Gilberto Cavalcante 

Henrique Gallo

Turma:

2º ANO DO EJA (2º D) - aula 19:00

Atividade:

Exibição de vídeo e discussão

Plano de Aula:

Como não pudemos aplicar a oficina na semana passada (conforme explicado no relato da aula 7), iremos utilizar o mesmo plano de aula 6 na próxima semana.

Roteiro:

Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

Turma:

3°E

Atividade:

Atividade 3: A máquina de Heron

Plano de Aula:

Plano de Aula – Atividade 3: A máquina de Heron

Objetivo: Compreender, por meio de atividade experimental, o funcionamento de uma máquina térmica (ou motor térmico) e como se dá o princípio de conservação de energia nesta situação.

Pré-requisito:

- Conhecimentos qualitativos prévios dos conceitos de calor, energia interna, trabalho, conservação de energia e máquinas térmicas;

- Leitura de enunciados e procedimentos.

Problematização:

Os estudantes receberão os instrumentos para a realização da atividade experimental, de forma que analisarão as questões propostas no roteiro. A partir disso, os alunos compreenderão o funcionamento da máquina de Heron e sua relação com a 1° Lei da termodinâmica (que mostra o princípio de conservação de energia) e com as Leis de Newton.

Atividade:

- Formação dos grupos e entrega dos roteiros e materiais;

- Apresentação dos conceitos, citando exemplos, e discussão inicial com a turma;

- Demonstração do experimento;

- Execução do experimento;

- Anotação por parte dos alunos das observações/resultados;

- Auxilio nas dúvidas referentes à experiência/perguntas do roteiro;

- Conclusão do experimento e discussões finais.

Possíveis dificuldades:

Uma dificuldade que pode ser encontrada diz respeito aos estudantes conseguirem relacionar as Leis de Newton com o experimento, que está vinculado à 1ª Lei da Termodinâmica.

Roteiro: Documento Word Roteiro_Máquina_Heron.doc

Nome:

Fabio Gregorio Galindo; Paulo Silva; Thiago Vieira

Turma:

2ºD - EJA - Noturno 

Atividade:

Propriedades do calor - CONTINUAÇÃO

Plano de Aula:

Objetivo

Daremos continuidade ao experimento proposto e postado no Plano de Aula 6, que consistia em 2 aulas de duração conforme já foi relatado, na nossa ultima ida a escola não foi possivel realizar esta parte final do experimento pois a professora faltou, estamos propondo que os alunos evidenciem a propagação do calor, através da condução, convecção e irradiação. Já realizamos o experimento referente a condução do calor na primeira das duas aulas, restando para esta realizarmos os experimentos sobre convecção e irradiação. 

Será necessario uma abordagem teórica a cerca do fenômeno, pois percebemos através do ultimo experimento que se faz necessario tal abordagem para que assim seja possivel que os alunos consigam observar e compreender o experimento, e posteriormente realizaremos também com os alunos um dialogo sobre o que foi observado, a fim de incitarmos a reflexão e o pensamento crítico por parte deles e suas possíveis implicações tecnológicas e cotidianas, afim de levar para a realidade deles os fenômenos expostos através dos experimentos, que foram planejados com intuito de uma abordagem prioritariamente qualitativa, no intuito de se explorar e desenvolver a capacidade de observação e investigação dos alunos.

Pré requisitos

Conhecimento prévio acerca do fenômeno demonstrado e habilidade em organização em grupo, pois não será realizado o experimento de forma individual e sim coletiva. Habilidade no manuseio de tesouras para a confecção do espiral.

Organização dos alunos

Vamos propor que façam grupos de quatro a cinco pessoas, vamos iniciar com algumas questões propondo um diálogo a fim de averiguar o quanto do assunto esta aprofundado para os alunos, construir alguns conceitos básicos caso seja necessário e iniciar a experiência. A ideia é que aconteça esse dialogo antes de cada um dos dois experimentos.

Comanda da atividade

Lamparinas; linha; folhas de papel; tesouras; suportes e velas.

Para esta parte do experimento sobre convecção vamos desenhar um espiral em uma folha de papel e depois recortá-la formando uma espécie de "cobra" enrolada de papel, amarraremos no inicio do espiral (meio) uma linha e suspender este, a outra ponta da linha vamos fixar em um suporte a fim de deixar este espiral de papel suspenso. Abaixo do espiral numa distancia segura colocaremos a lamparina acesa e com sua queima veremos o espiral girar devido à convecção do ar, tendo em vista que o ar quente devido sua expansão irá subir passando pelo espiral e promovendo neste um movimento de rotação.

E por fim para a observação da irradiação do calor proporemos que os alunos acendam uma vela e aproximem suas mãos para perceber a propagação do calor através do ar, sendo este um exemplo de condução combinado com a irradiação do calor.

Possíveis dificuldades

Manuseio da lamparina, sendo esta manuseada anteriormente por nós estagiários a fim de demonstração, cuidados com manuseio de tesoura e vela acesa.

Respostas esperadas

Esperamos que possam opinar a cerca do porque o espiral começa a girar, acreditamos que eles possam observar isso sozinhos e narrar tal acontecimento, pois desenvolver habilidade em comunicação narrando aquilo que se observou achamos fundamental na construção e memorização das informações. Pretendemos levantar questões do porque após aquecido o ar começa a se deslocar para cima e dialogar também com grandezas como volume e densidade.

Esperamos que de alguma forma consigam refletir em voz alta a cerca do fenômeno da irradiação, questionaremos a respeito do aquecimento da terra devido ao sol mesmo existindo vácuo entre nós e qual a relação entre luz e calor a fim de desenvolvermos conceitos como energia.

Esperamos que cada grupo possa reconhecer situações cotidianas onde tal fenômeno ocorre e como poderíamos intervir nisso a fim de obtermos algum tipo de benefício.

Roteiro:

Nome:
Pamela Souto

Thiago de Castro

Monalisa Rodrigues

Turma:
2º ano
Atividade:
Equilíbrio Térmico
Plano de Aula:
Como a escola mudou o horário das turmas, agora trabalhamos com o 2ºano, então ensinaremos termodinâmica, como está no roteiro da professora.

Fizemos essa atividade semestre passado, então buscamos otimizá-la. Deixamos o roteiro mais compacto e simples, e haverá uma continuação sobre o mesmo assunto na próxima experiência.



Apresentação da Atividade;
Sentimos diversos fenômenos envolvendo a termodinâmica, como o que demostraremos nesta aula. O objetivo desta aula é fazer, através de verificações experimentais, que os alunos notem a distinção entre sensação térmica e  temperatura. A verificação desta propriedade é importante para à sequência do estudo da termodinâmica.



. Organização dos Alunos;
Para essa atividade faremos 6 grupos com cerca de 5 alunos em cada, nos quais serão desenvolvidas as atividade proposta no roteiro. Pretendemos que todos os alunos façam o experimento, pois trabalharemos com sensações..



. Possíveis Dificuldades;
Alunos que não queiram colocar a mão na água (aconteceu semestre passado) e dificuldades dos alunos entenderem a idéia de fluxo de calor.


. Avaliação;
Avaliaremos a turma pela participação na aula e pelo que escreverem no roteiro.
Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro aula 8 Pamela, Thiago e Monalisa.docx