Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. série F - EM

Atividade:

Experimento 8 - Identificando força de atrito

Plano de Aula:

Neste experimento, Identificando força de atrito, pretendo dar a teoria

na sala de aula, solicitar pesquisa sobre tipos de força de atrito e

reconhecimento da força de atrito e depois disso, apresentar o roteiro

para uma confirmação da aprendizagem teórica.

Preparei quatro blocos de material, portanto irei dividir a turma em

quatro grandes grupos ( 8 a 10 alunos).

Os alunos deverão identificar a força de atrito na superficie rugosa da

madeira e na lixa. Demonstrarei em madeira mais leve e plástico

rugoso.

O atrito de rolamento já foi demonstrado em experimento anterior,

vamos juntar os conhecimentos adquiridos e os novos desse

experimento, associando a pesquisa teórica responder quatro

questões no Pense Nisso, valendo meio ponto cada questão

respondida corretamente.

O nivel de dificuldade deste experimento é pequeno mas a

elaboração do experimento comprova uma teoria pouco percebida

pelo aluno, às vezes não percebida na superficialidade.

 

 

Roteiro: Documento Word Exp 8 _Identificando Força de Atrito_1.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°B e 1°C

Atividade:

Copo "aspirador"

Plano de Aula:

Plano de aula 8

 

Experimento: Copo “aspirador’

 

Tema: Pressão

 

Objetivos específicos: Mostrar ao aluno, de maneira prática e visual, o que é pressão e como eles podem perceber essa grandeza no cotidiano.

 

Pré-requisitos: Aula teórica sobre o conteúdo, para melhor análise dos resultados. A pergunta que “levantará” o tema será: “Uma moça com sapato de 'salto agulha' e um homem de bota caminham lado a lado. Qual causa maior dano onde pisa?”

 

Procedimento: Divisão dos grupos de laboratório (6 pessoas por bancada).

 

Recomendações gerais (sobre manipulações dos materiais de laboratório, cuidados, etc.)

 

Realização do roteiro em conjunto com o desenvolvimento do experimento

 

Encerramento com uma breve discussão sobre o experimento e o conteúdo.

 

Avaliação: Será realizada a partir da participação dos alunos na aula e respostas das questões do roteiro.

 

Possíveis dificuldades: Qual quantidade de água deve ser colocada no prato?

Aconteceria o mesmo com outro líquido?

 

Roteiro:

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Entendendo Atrito

Plano de Aula:

Esta e a próxima aula serão as últimas relacionadas a Mecânica. Abordaremos atrito em ambas. Nesta aula, como introdução ao tema, usamos questões para que os alunos reflitam sobre aquilo que eles já sabem do cotidiano delas e apresentem uma possível teoria sobre as características do atrito. Não está sendo suposto conhecimento prévio dos alunos sobre atrito. Seguimos a linha adotada ao longo do ano, de abordar mais conceitualmente os fatos, com reflexões no começo da atividade. Estamos levando objetos novos e um trilho de metal que já foi usado em um experimento no semestre anterior.

 

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: primeiramente, a distribuição do roteiro. Iremos passando de grupo em grupo, provocando uma discussão e reflexão em torno das questões do roteiro, enquanto os alunos já estão realizando a atividade. Nesse experimento, estamos levando diversos materiais para que eles testem e vejam se há diferença no uso de um ou de outro (exemplo: puxar uma caixa em cima da mesa de madeira pintada ou em cima de um tecido). Há possibilidade de colocar mais peso na caixa, com bolinhas de gude. Tentaremos provocar os alunos para que testem todas as possibilidades para que possam ver tudo o que influencia e o que não influencia no atrito. A parte final do experimento já faz ligações com o que foi tema de aulas durante esse semestre e o anterior. Teremos de ajudá-los a relembrar sobre energia cinética e energia potencial.

Organização dos alunos: a sala tem por volta de 30 alunos e o laboratório possui 5 bancadas. Assim, a sala fica dividida em 5 grupos com média de 6 alunos em cada.

Respostas esperadas: a formulação de uma teoria para o atrito deverá trazer dificuldades inicialmente, mas acreditamos que os grupos serão capazes de juntos chegar a conclusões corretas. Possivelmente não chegarão a pensar em todas as variáveis envolvidas sozinhos, mas com ajuda devem chegar a todas. A questão envolvendo energia cinética e energia potencial, conceitualmente deve ser bem entendida por todos.

Roteiro: Documento Word Entendendo Atrito.doc

Nome:

Helton C. Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Não houve aula

Plano de Aula:

Não houve aula.

Roteiro:

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

CHAMA DE UMA VELA

Plano de Aula:

Objetivos:

Sensibilizar e motivar os alunos para o estudo da Física das Radiações através da
análise da chama de uma vela.

O roteiro aplicado tem o intuito de desafiar os conhecimentos e concepções dos alunos acerca dos fundamentos da Física das Radiações. O questionário traz assim afirmações que o aluno  pode concordar (sim), pode discordar (não) ou pode não saber nada sobre a afirmação (não sei) e está desenhado para despertar o seu interesse em aprender mais sobre este campo. Não há a preocupação em testar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto. Objetiva-se fazer somente um levantamento do que é conhecido por ele sobre o tema.

A atividade de análise da chama de uma vela e identificação das suas diferentes regiões objetiva introduzor o estudo das ondas eletromagnéticas a partir da  identificação das diferentes colorações presentes na chama de uma vela.

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento e do questionário, entregues logo no início da aula;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Habilidade manual básica para manipular os materiais utilizados e para confeccionar alguns desenhos esquemáticos;

- Conhecimento sobre a natureza de uma vela acesa e de sua chama;

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: será feita uma breve explicação sobre a natureza do curso neste semestre, apresentando sucintamente o conteúdo que será abordado e seu caráter inovador no ensino de física da escola média. Em seguida os alunos respondem a um questionário para que se possa compreender suas concepções prévias sobre o assunto. Depois, os alunos devem explora e registrar em uma folha de sulfite, a chama da vela que estão observando, com as respectivas regiões e colorações encontradas. 

2) Organização dos alunos: Para esta atividade os alunos deverão formar grupos de 4 a 6 integrantes e formularem sínteses das discussões, baseando-se nas orientações do roteiro.

3) Comanda (enunciado) da atividade: começaremos a atividade com a vela perguntando aos alunos como é a chama de uma vela, seu formato, que colorações ela apresenta, por exemplo. Também faremos outras perguntas, tais como: Toda vela tem o mesmo tipo de chama? Qual região da chama é mais quente, isto é, qual tem a maior temperatura? Qual tem a menor temperatura? Em qual delas temos a maior energia? E a menor energia?

4) Possíveis dificuldades: alunos podem achar o experimento muito simplório. Podem não estabelecer relação entre a apresentação do início da aula e o experimento. Podem achar a discussão proposta desinteressante.

5) Respostas esperadas: que os alunos preencham os questionários individualmente e corretamente, sem rasuras nem respostas invalidadas. Que os alunos desenhem chamas de velas e que identifiquem a existência de três regiões com cores distintas, e que tentem estabelecer uma relação entre a cor e anergia e a temperatura relaciondas a cada região.

6) Fechamento e síntese: após o levantamento de perguntas motivadoras para ajudar a dar o pontapé inicial nas discussões que os alunos farão em seus respectivos grupos, iremos lembrá-los que o ponto de partida para a discussão é a percepção das diferentes cores que correspondem a diferentes temperaturas da chama. O outros detalhes que chamem a sua atenção são importantes, pois servirão de ponto de partida para a sistematização que será feita na aula seguinte.

7) Avaliação: esta aula não tem carater avaliativo. A partir das respostas dadas espera-se ser possível traçar um diagnóstico sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema radiações. Mas os alunos não serão submetidos a nenhuma avaliação valendo nota.

Roteiro: Documento Word Aula_1_Chama_de_Vela - ROTEIRO.doc

Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

CHAMA DE UMA VELA

Plano de Aula:

Objetivos:

Que os alunos aprendam um pouco sobre física das radiaçoes ao observarem as cores da chama de uma vela e relacioná-las com sua temperatura e energia.

Pré-requisitos:

Será entregue um questionário para os alunos sobre noções de radiação, Neste questionário os alunos vão demonstrar o que já sabem sobre o assunto.

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: Será dado aos alunos uma pequena introdução teorica, sobre o assunto e em seguida o questionario.

2) Organização dos alunos: Em grupos, dependendo da quantidade de alunos em cada turma.

3) Comanda (enunciado) da atividade: vamos pedir para que os alunos desenhem a chama da vela e tentem indicar suas cores e relaciona-las com temperatura e energia.

4) Possíveis dificuldades: que os alunos não consigam estabelecer uma relação entre temperatura cor e energia e que os alunos fiquem brincando com a chama e não façam o experimento com atenção.

5)respostas esperadas: que os alunos consigam identificar pelo menos tres cores na chama da vela e tentem relaciona-las com temperatura e energia.

6) Avaliação:  nem o questionário nem as questoes do roteiro serão avaliadas.

Roteiro: Documento Word Aula_1_Chama_de_Vela - ROTEIRO.doc

Nome:

Ione Messias

Turma:

3° Ano

Atividade:

CHAMA DE UMA VELA - FÍSICA DAS RADIAÇÕES

Plano de Aula:

Objetivos: Introdução aos estudos de Física das Radiações. Analisar através do roteiro, os conhecimentos prévios (certos e errados) que os alunos possuem sobre esse tópico da Física Moderna.

Este roteiro é composto de um questionário individual de caratér informativo e das questões a serem analisadas na segunda parte onde ocorre o experimento.

Requisitos:

- Análise e leitura do roteiro e questionário.

- Cautela ao manusear a vela.

Dinâmica da Aula:

Será aplicado um questionário individual onde os alunos vão relacionar o que sabem e o que não sabem sobre as questões propostas. Este questionário será a titulo de conhecimento e não será avaliado.

O trabalho do roteiro será realizado em grupos.Em cada bancada será acesa uma vela e os alunos deverão reproduzir através de desenhos as cores observadas na chama da vela.Após deverão relacionar as cores observadas com as respectivas temperaturas e energias.

Algumas questões que serão propostas aos alunos: Toda vela tem o mesmo tipo de chama? Qual região da chama é mais quente, isto é, qual tem a maior temperatura? Qual tem a menor temperatura? Em qual delas temos a maior energia? E a menor energia?

Apesar de simples, o experimento tem a finalidade de iniciar os estudos em físicas das radiações. Nas próximas aulas toda a idéia desse experimento deve-se concretizar para os alunos.

Roteiro: Documento Word CHAMA DE UMA VELA.doc