Nome:
Turma:
Relato:
Anexos:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Jéssica e Maria

 

Turma:

3°E

Relato:

Relato da 8ª Visita

 

Em nossa primeira aula na escola Daniel Pontes, trabalhamos com o 3°E o conteúdo referente à lentes. Com o roteiro “Descobrindo as Lentes” pudemos propor uma atividade qualitativa e bastante aplicada ao cotidiano dos alunos.

 A sala não estava muito cheia (aproximadamente 25 alunos). Foram formados seis grupos de 4 ou 5 alunos. Começamos nos apresentando e distribuindo os materiais e os roteiros. Após este momento, perguntamos quais assuntos da óptica eles já haviam visto e o que sabiam sobre esse assunto. Após esta conversa lemos com eles o roteiro e demos início à atividade, deixando com que eles fizessem o experimento, enquanto nós e a professora da sala passávamos pelos grupos e esclarecíamos as dúvidas.

Os estudantes demonstraram bastante interesse quanto ao fato de trabalharmos com experiências e, principalmente, pelo fato de que eles, em seus grupos, puderam realizar as atividades e vivenciar os fenômenos físicos vistos, em sala de aula, geralmente só em teoria.

Os alunos foram participativos (tiraram dúvidas, fizeram perguntas e comentários), o que tornou a aula bem dinâmica. Além disso, a grande maioria deles não teve dificuldades de compreender o experimento, assim como de conseguir responder às questões contidas no roteiro da atividade. Alguns deles ficaram um pouco confusos somente com a utilização das palavras convergente e divergente e isso ocorreu, provavelmente, pelo fato de serem palavras novas no vocabulário deles.

Desta forma, acreditamos que o andamento da aula assim como os resultados esperados foram obtidos conforme planejamos. Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com a professora sobre as próximas atividades e quais experimentos ela acharia interessante que nós preparássemos para os alunos. Ela nos deu bastante liberdade para levar qualquer experimento, apenas nos pediu que as atividades fossem sempre qualitativas e nos sugeriu levar um experimento de termologia que ela viu outros estagiários apresentarem nas outras turmas. Com isso, pretendemos preparar a próxima atividade voltada a este assunto que já foi abordado por ela com essa turma no semestre anterior.

Anexos:

Nome:

Monalisa, Pamela e Thiago

Turma:

2ºC

Relato:

Na primeira aula de retorno, trabalhamos com o 2ºC. O roteiro preparado foi destinado aos alunos do 3º ano, porém a escola sofreu mudanças e houve um fechamento de 1º ano, com isso os grupos dos estagiários foram remanejados no intermédio de uma oficina e a aula em sala, por isso tivemos que trabalhar com o roteiro já elaborado intitulado “Por onde anda a Luz”.

O experimento proposto solicitou que a classe fosse transferida para um lugar maior para que houvesse espaço para o trabalho, eles se dirigiram até o refeitório, mesmo por que a sala estava cheia e precisava de espaço.  Então, foi distribuído um roteiro com o nome para cada aluno e solicitado que eles se separassem em grupos de 5 pessoas.
Foi distribuído o material para o grupo, no qual foi permitido o inicio da experimentação e a discussão dos primeiros resultados. Enquanto isso, nós auxiliamos os grupos para esclarecer as dúvidas.

A princípio houve um pouco de dificuldade em entender o procedimento e os resultados possíveis do experimento, mas com a orientação eles demonstraram interesse e desenvolveram corretamente as atividades, compreendendo por onde a luz anda. Não foi possível um fechamento dos experimentos por conta do tempo das experiências e a locomoção.

Em nossa próxima visita prepararemos um roteiro indicado ao 2º ano com experimentos da matéria que eles estão estudando. Com a demonstração de interesse acreditamos que eles serão aulas proveitosas.

Anexos:

Nome:

Gilberto Cavalcante

Henrique Gallo

Turma:

2º ano - EJA 19:00

Relato:

Para a aula deste dia tínhamos comentado de modo informal com a Profª Sônia que faríamos a exibição de um vídeo, necessitando assim, da sala e dos equipamentos de áudio e vídeo, que conforme o vice-diretor que tivemos a oportunidade de conhecer no início do semestre, poderiam ser disponibilizados entrando em contato previamente com ele para autorização. Entramos em contato com a secretaria da escola, e esta nos informou que havia uma nova vice-diretora e que ela não estava no momento, mas após explicarmos a situação combinada com o vice-diretor antigo, a secretaria entrou em contato com a atual vice-diretora, que por sua vez disse que não poderíamos utilizar a sala nesse dia, pois ela gostaria de nos conhecer primeiro, para conversarmos e entender o funcionamento do estágio.

Com isso, precisamos inverter a ordem que havíamos proposto para essas duas aulas e adiantamos os questionários, munindo os alunos com um breve texto sobre a ciência no dia-a-dia.

Os alunos fizeram a leitura do texto e responderam o questionário, que era em boa parte baseado no texto. Ao longo da aula auxiliamos esta atividade individualmente, ou em pequenos grupos de alunos. Para aula seguinte planejamos passar o vídeo, que aborda uma das questões que tentamos induzir com o questionário e o texto, além de discutir as respostas dos alunos, buscando relações com o vídeo.  

Anexos:

Nome:

Fabio Gregorio Galindo

Thiago Aguillera Vieira

Paulo Roberto Silva

Turma:

2º D - EJA Noturno.

Relato:

Relato de experiência realizada em 26/08/2013

 

Neste dia realizamos o experimento referente a condução do calor, deixando para o próximo experimento os fenômenos de convecção e irradiação estes três fenômenos compõe a atividade “Propriedades do calor”.

 

Iniciamos pedindo aos alunos que formassem grupos de cinco alunos, a turma não era grande, com isso formamos cinco grupos para um total de vinte e cinco alunos.

 

Percebemos que segundo orientação da professora este fenômeno foi abordado de forma muito rápida aos alunos no final do semestre passado, portanto tomamos como parte inicial da aula uma breve revisão teórica, muito como bate-papo, onde expúnhamos os conceitos e propúnhamos o dialogo através de perguntas referentes ao assunto, afim de desenvolver o raciocínio e interação com aqueles alunos que estávamos pela primeira vez apresentando experimento, pois por se tratar da modalidade de curso para jovens e adultos – EJA, no semestre passado trabalhamos com uma turma de ultimo ano, portanto, mesmo nós tendo realizado uma visita anterior para reconhecimento da turma, estávamos iniciando efetivamente neste experimento presente os trabalhos com esta nova turma.

 

A turma se colocou bastante disposta em acompanhar e participar desta exposição teórica, nos sentimos bastante a vontade com eles e logo em seguida iniciamos o experimento, pois enquanto abordávamos a teoria fomos já distribuindo o material em cada grupo.

 

Com o recurso da lousa conseguimos rapidamente solicitar e explicar como cada grupo deveria proceder e com a cera da vela derretida foram feitas as marcas nos pratos e observados após isso com a aproximação da chama foi constatado o derretimento dos pingos de cera de forma gradual com o passar do tempo onde os pingos derretiam se distanciando da chama, derretendo primeiramente os mais próximos a chama e por ultimo os mais distantes.

 

Com isso explanamos a condução do calor e nos foi possível abordar o conceito de materiais condutores e isolantes, expondo os conceitos e exemplificando através de materiais e objetos práticos como a caixa de isopor, o cabo dos talheres (que é feito de madeira ou plástico enquanto o material de contato com o alimento é de metal ou ferro e porque dessas diferenças de materiais), ferro de passar roupas e com isso mostramos o quanto é útil e necessário para determinada atividade o material utilizado ser isolante térmico ou em outros casos se faz necessário o oposto, ou seja, a utilização de matérias condutores térmicos.

 

Esses exemplos expostos acima entre outros na sua maioria foi colocado (dito) pelos próprios alunos após realizarem o experimento e acompanharem nossa abordagem sobre o significado de condução de calor e sobre os materiais isolantes e condutores, o que nos serviu de feedback para termos a certeza que de forma qualitativa os alunos compreenderam estes conceitos, e ressaltamos a disposição e boa vontade da maioria dos alunos na realização do experimento em si.

 

Acreditamos com isso termos atingido os principais de nossos objetivos, que além de expor os conceitos acerca do fenômeno físico, minimamente conseguimos incitar os alunos a reflexão de suas aplicações cotidianas e despertar o senso critico e analítico sobre os fenômenos.

 

Relato do grupo anterior.

 

A aula experimental que acompanhamos do outro grupo consistia em mostrar aos alunos, através de experimentos e com o auxílio de um roteiro de atividades, qual era o caminho percorrido pela luz. A sala foi separada em grupos de até 4 pessoas e foram distribuídos o roteiro para eles e também o material do experimento. O roteiro pedia para que eles desenhassem as imagens obtidas pela luz em determinados objetos. Logo após, era proposto para que eles dissessem qual era a trajetória percorrida pelo feixe de luz (agora uma luz infra-vermelha, para melhor visualização). Após serem respondidos as questões do roteiro, o grupo explanou sobre o assunto aos alunos e obtiveram um feedback positivo sobre o proposto em aula.

 

Anexos: Documento Word Relato de experiência realizada em 26-08.doc

Nome:
Thiago de Castro
Pamela Souto
Monalisa Rodrigues
Turma:
2ºC
Relato:
em anexo
Anexos: Documento do Word 2007 Relato 8.docx