Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3º ANO

Atividade:

ESTUDANDO O CAMPO MAGNÉTICO DE UM IMÃ

Plano de Aula:


Objetivos:

Esta aula tem, como principal objetivo, que os alunos adquiram uma noção sobre como se distribui, no espaço, o campo magnético produzido por um imã.


Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;

- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;

- Noções básicas sobre a estrutura de imãs, sobre linhas de campo magnético, sobre a existência de polos magnéticos e sobre as forças de atração e repulsão que ocorrem entre os diferentes polos dos imãs;

- Noções básicas sobre as forças que imãs imprimem em metais;

- Habilidade manual básica para manipular os materiais utilizados e para confeccionar alguns desenhos esquemáticos;


Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos.

4) Possíveis dificuldades: dificuldade na compreensão sobre o fato de que os polos magnéticos não se restrigem às regiões superficiais dos imãs, mas compreendem todo um volume, que inclue as faces e uma região interna; dificuldade em evitar que a limalha se acumule "grudada" aos imãs; dificuldade em fazer a limalha se orientar de acordo com as linhas de campo, evidenciando a existência delas; dificuldade em conseguir diferenciar os polos norte e sul dos diferentes imãs utilizados durante o experimento; dificuldade em compreender que um imã não deforma o campo magnético de um segundo imã, que o que ocorre é uma superposição de campos magnéticos, que faz as linhas de campo resultantes serem diferentes das que existem quando há apenas um imã presente na região.

5) Respostas esperadas: que os alunos consigam, por meio do manuseio de imãs, identificar as/os regiões/volumes a que correspondem os polos magnéticos; que consigam estabelecer uma relação entre as linhas de campo, que geralmente aparecem desenhadas em livros didáticos e sobre as quais se fala, e aquilo que eles poderão ver e tocar, que é a limalha orientada devido à presença do campo magnético do imã; que consigam desenvolver uma capacidade básica de intuir/deduzir, previamente, como devem ser a estrutura geral das linhas de campo de um imã de formato qualquer, sem realizar um estudo a respeito.

6) Fechamento e síntese: ao final do experimento, além de responderem às questões do Roteiro, os alunos devem apresentar para a equipe e para os demais alunos os seus resultados e as respostas que obtiveram, para que eventuais diferenças entre respostas possam fomentar uma discussão que envolva todos os alunos presentes.

7) Avaliação: as próprias respostas às questões colocadas no roteiro do experimento serão utilizadas como meio de avaliação da compreensão dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos; o desempenho e o envolvimento dos alunos, durante a execução do experimento, será observado e avaliado pela equipe de professores; a capacidade de apresentar questões e respostas envolvidas com sitauções e problemas que ocorrerem durante o experimento.

Roteiro: Documento Word 5_estudando_um_campo_magnético - versão final.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Exp5

Plano de Aula:

Objetivo

Esta aula tem como objetivo revisar a cinemática que foi abordada no fim do semestre anterior e que continuará a ser o assunto visto em sala de aula no começo desse semestre. Porém, diferentemente de como foi feito na última experiência, esse roteiro possui atividades de "prever" o movimento a partir da análise do que acontece no seu início.

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: distribuição e explicação do roteiro. O roteiro possui atividades simples, e tem uma reflexão a ser feita pelos alunos no começo. Sem uma única "resposta correta", pode ser usada pelo professor regular dos alunos pela análise das respostas e direcionamento de discussões em aula sobre o que ele observou (conceitos mal compreendidos pelos alunos, por exemplo).

Organização dos alunos: devido ao número de bancadas, serão 5 grupos, e portanto uma média de 6 alunos por grupo.

Respostas esperadas: O roteiro possui duas "reflexões" que não possuem resposta única. O grupo deve debater e chegar a uma resposta que considerem correta. Alem disso, a aula será de medições e cálculos de espaço, tempo e velocidade. As contas podem ser uma dificuldade, mas acreditamos que todos conseguirão terminar a tempo.

Avaliação: é feita através da análise das respostas dadas pelos alunos às reflexões presentes no roteiro, a realização das atividades e o preenchimento das questões no roteiro.

Roteiro: Documento Word Exp5.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Turma:

1°C e 1°D

Atividade:

Identificando forças verticais

Plano de Aula:

Objetivo

 

Mostrar que forças são grandezas físicas que dependem, além da intensidade, da direção e do sentido da aplicação. Ou seja, forças são grandezas vetoriais.

 

Dinâmica de aula

 

Apresentação de atividade: distribuição e explicação dos roteiros demonstrando o que eles irão fazer. Introdução teórica abordando que a força é uma grandeza vetorial e suas possíveis direções. ( 5 minutos)

 

Organização do grupo: Em virtude do limitado número de bancadas os alunos serão dispostos, se houver concordância, em cinco grupos com cerca de seis alunos por bancada. (5 minutos)

 

Dificuldades esperadas e possíveis soluções: Em virtude da volta das férias imaginamos que os alunos não estarão ainda a todo vapor e nem com toda atenção necessária, de modo que possivelmente ocorrerão problemas quanto ao comportamento da turma no início da aula.

Provavelmente também teremos dificuldade quanto à montagem da segunda parte da experiência para a montagem do aparato. Poderíamos montar para os alunos, mas acreditamos que eles vão se sentir mais inseridos se eles mesmos montarem o que farão; desse modo estarão desenvolvendo habilidades de solucionar problemas relacionados ao aparato experimental.

 

Execução da atividade – Cerca de 35 minutos

 

Avaliação: será feita através da análise das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos presentes no roteiro e questões levantadas em sala de aula.

Roteiro: Documento Word Roteiro 5.doc

Nome:

Helton Carlos Martinez

Turma:

3º B

Atividade:

Estudando o campo magnético de um ímã

Plano de Aula:

Objetivos: Mostrar, bidimensionalmente, as configurações de campos magnéticos.

 

Pré-requisitos: Conhecimento do conceito de campo; habilidade manual; leitura de enunciados e procedimentos


Dinâmica da Aula:


1) Apresentação da Atividade e Organização dos Alunos: Na sala de aula, os alunos serão apresentados ao tema da atividade. Rapidamente serão informados os materiais utilizados e o objetivo da atividade. Os alunos serão divididos em 6 grupos e cada grupo ficará com um kit (ver materiais no roteiro anexo) e um roteiro.

 

2) Possíveis dificuldades: dificuldade em manusear a limalha de ferro, de modo que não se consiga o resultado desejado; dificuldade em trazer do "teórico" para o "prático": possíveis choques entre o conceito e o fenômeno observado; dificuldade em interpretar os enunciados; dificuldade instrumental: possível falha das bússolas.

 

3) Respostas esperadas: que eles identifiquem, com o auxílio da bússola, os polos magnéticos dos ímãs; que consigam estabelecer relações entre as limalhas orientadas e as linhas de campo magnético.

 

4) Fechamento e Síntese: Comparação das respostas obtidas entre os alunos.

 

5) Avaliação: questões que estão no final do roteiro.

Roteiro: Documento PDF 5_estudando_um_campo_magnético.pdf

Nome:

Vera Carneiro Braga de Oliveira

Turma:

1a. série F - EM

Atividade:

Experimento 5: Jogo de Bolinhas

Plano de Aula:

Objetivo

Reconhecer tipos de colisão e ampliar os conhecimentos sobre quantidade de movimento estudada no Caderno de Física, vol.1, SA-7. Lembrando que todas as atividades por mim programadas, segue o planejamento anual da 1a. série da escola, concomitante com a teoria.

Dinâmica da Aula

Apresentação da atividade: Em primeiro lugar, pretendo esclarecer a continuação do conteúdo dentro da Cinemática, estudada no 1o. semestre. 

Apresentar o roteiro, ler com os alunos e verificar possíveis dúvidas que surgirem. Informar que não se trata de cálculos matemáticos e sim, observação.

Solicitar que abram o caderno nas anotações de tipos de colisão e quantidade de movimento.

Organização dos alunos: Agora, com 7 bancadas, organizar grupos de 4 alunos e no máximo 5. E, como esta sala é numerosa, 40 alunos presenciais, utilizaremos a bancada maior, para mais um grupo.

Possíveis respostas: A questão 4 exige uma reflexão maior vinda da observação pois necessita de reconhecimento dos tipos de colisão,os alunos em grupo deverão estar atentos pois não tem contas nesse experimento, o que eu acho mais comunicativo para os alunos da 1a. série do EM.

 

Avaliação:  Será feita através das respostas e representação dos vetores com seus 4 elementos, as respostas da questão 4 e sua reflexão sobre o tema e a entrega de um roteiro para o grupo no final da aula, o que não ocorreu no 1o. semestre.

 

Roteiro: Documento Word Jogo_de_bolinhas.doc

Nome:

Ione Messias

Turma:

3° Ano

Atividade:

ESTUDANDO O CAMPO MAGNÉTICO DE UM IMÃ

Plano de Aula:

Objetivo:

Conhecer e observar a formação de campos magnéticos em um imã.

Requisitos:

- Conhecimentos teóricos sobre os imãs e campos magnéticos, formação das linhas de campo magnético e polos magnéticos e e propriedades como atração e repulsão nos imãs.


Trabalho em Laboratório:

 

Os alunos receberão o roteiro, os grupos devem identificar o experimento e o objetivo da aula que foi proposta, bem como manipular em grupo todos os kits diponiveis na bancada.

 

É importante que o aluno identifique através da prática, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Os grupos terão a disposição um kit de materiais e um roteiro avaliatório do experimento.

Algumas dificuldades que podem ser encontradas: Identificação dos polos dos imãs, manipulação da limalha e identificação dos conhecimentos teóricos, visto que o experimento pode também apresentar algum problema no funcionamento.

É esperado que o aluno consiga responder através da prática as questões propostas no roteiro, além de trabalhar os conhecimentos práticos no laboratório. A avaliação será feita através das questões contidas no roteiro.

 

 

Roteiro: Documento Word LAB IMA.doc

Nome:

Fernando Santos Ferreira

Turma:

3 ano

Atividade:

Estudando um campo magnetico

Plano de Aula:

Objetivos:

Que os alunos observem e saibam reproduzir como as linhas de campo magnetico se distribuem no espaço

Pré-requisitos:

que os alunos já tenham uma noção básica de imã, que saibam trabalhar em grupos e que consigam reproduzir em um desenho aquilo que estão observando.

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: primeiramente orientar os alunos para que se organizem em grupos, e que tentem ir seguindo o roteiro.

2) Organização dos alunos: que formem seis grupos, ja que preparamos seis kits na oficina.

3) Comanda (enunciado) da atividade: leitura do roteiro e aguardar que os alunos tirem suas possíveis duvidas. 

4) Possíveis dificuldades:  dificuldades ao localizar os polos dos imãs, distribuição da limalha de ferro e da reprodução dos desenhos no papel. 

5) Respostas esperadas: que os alunos consigam localizar os polos dos imãs, que consigam reproduzir os desenhos das linhas de campo magnetico e notar que elas estão em todo o espaco, e que as linhas não se superpoe.

6) Fechamento e síntese: gostariamos que tivesse uma discussao entre os alunos sobre os resultados, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

7) Avaliação: as respostas e os desenhos dos alunos, servirão como avaliação, além de algumas possíveis perguntas que faremos para os alunos conforme formos passando pelas bancadas.

Roteiro: Documento Word 5_estudando_um_campo_magnético - versão final.doc