Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Dricia, Maria e Renato

Escola:

EE Prof. Andronico de Melo

Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro: Documento do Word 2007 plano de aula 3.docx

Nome:

Vera  C. B. de Oliveira

Escola:

E. E. Andronico de Mello

Turma:

1a. série do Ensino Médio

Atividade:

Experimento 4: Vetores por toda parte...

Data:

De 04/06/13 a 07/06/13

Plano de Aula:

Objetivo Específico:

Conhecer e reconhecer a grandeza vetorial.

Os componentes que a constituem.

Compor os vetores soma.

Procedimento:

Leitura do roteiro e explicação a cada grupo:

Em trio, participar da corrida no quadriculado em até 6 jogadas.

Registrar os vetores soma em pares de coordenadas.

Apresentar o mapa das ruas e solicitar duas localidades mais

próximas da escola. Assinalar, destacando-as.

Avaliação:

Destacar a importância do estudo de grandeza vetorial para

identificar forças e identificar localidades. Domínio no gráfico

cartesiano (X x Y), identificando as coordenadas. O roteiro

será recolhido e avaliado.

 

Roteiro: Documento Word 4o. EXPERIMENTO_vetores_por_toda_parte[1].doc

Nome:

Daniel e Ione Messias

Escola:

EE Prof. Andronico de Mello 

Turma:

3º Ano

Atividade:

MONTANDO UM CIRCUITO ELÉTRICO COM LIGAÇÃO DE INTERRUPTORES “THREE-WAY”

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

Objetivos: Mostrar o funcionamento de um circuito “THREE-WAY” com montagem para LED e lâmpada através do roteiro proposto, auxiliando o trabalho dos alunos da sala com a montagem de uma maquete.

Requisitos: Conceitos básicos de eletricidade circuitos elétricos,leitura e interpretação do diagrama elétrico, trabalho em grupo para montagem e compreensão do roteiro

Conteúdo do experimento: Circuitos Mistos

Procedimentos em laboratório: Após o trabalho com os circuitos em experimentos anteriores, a proposta desse roteiro vem para auxiliar os alunos na montagem de seus trabalhos ( Maquete / Circuito Elétrico) modelo residencial.
Os alunos terão a disposição na bancada todo o material citado no roteiro. Após a leitura, farão a montagem conforme proposto o diagrama. É importante que os alunos entendam que a montagem para a lâmpada e para o LED são diferentes e podem ocorrer problemas no funcionamento dos interruptores caso o circuito não seja montado corretamente.

Os alunos podem ter dificuldade para a interpretação do diagrama, mas isso nos auxiliará, pois assim as dúvidas sobre o diagrama serão sanadas, assim como pretendemos enfatizar que a montagem ideal satisfaz o perfeito funcionamento do circuito.

Método de Avaliação: Montagem correta do circuito, avaliando as principais causas do mau funcionamento do mesmo, caso seja montado incorretamente.

Roteiro: Documento Word MONTANDO UM CIRCUITO ELÉTRICO COM LIGAÇÃO DE INTERRUPTORES “THREE-WAY”.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Escola:

E.E Prof. Andronico de Mello

Turma:

1ºC e D

Atividade:

Circuito de bolinhas

Data:
Plano de Aula:

Circuito de bolinhas

Plano de aula 4

 

Objetivos

 

Introdução dos conceitos de energia potencial e cinética.

 

Procedimento programado para a aula

 

Introdução ao assunto – Pela conversa que tivemos com o professor o conceito de energia foi apenas citado até o momento. Assim passaremos boa parte da aula explicando conceitualmente como a energia “manifesta-se no cotidiano”. Usaremos o exemplo da montanha russa (usando a imaginação do aluno) e uma massa de modelar, que será lançada de diferentes alturas, para que os alunos possam perceber que a energia está relacionada com a altura (através da deformação da mesma). (15 minutos)

 

Explicação do experimento - Explicaremos detalhes do experimento e quais grandezas eles devem analisar (tempo, energia). (5 minutos)

 

Realização da experimentação – 5 minutos

 

Resolução do roteiro – 15 minutos

 

Expectativas

 

Imaginamos, por se tratar de um assunto novo, que as dificuldades de compreensão serão bem elevadas. Por isso boa parte da aula será investida na discussão conceitual. Esperamos mais interação do que a obtida no último experimento, pois menos é difícil. O método de avaliação será por meio da participação e resolução do roteiro.

 

 

 

Roteiro: Documento RTF 2.rtf

Nome:

Patricia e Prscila

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

3º H

Atividade:

corrente humana

Data:

 05 de junho de 2013

Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF planejamento.pdf

Nome:

Guilherme e Luis

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Mello

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Tubo Com Oléo

Data:

07/06/2013

Plano de Aula:

Objetivo

Esta aula tem como objetivo ajudar as aulas teóricas de cinemática. A aula irá reforçar a fórmula S = So + v.t e seu entendimento, através da visualização do movimento de uma bolha de ar em diversas situações.

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: distribuição e explicação do roteiro. Este experimento em especial é mais "simples", mas possui muitas medições a serem feitas.

Organização dos alunos: devido ao número de bancadas, serão 5 grupos, o que dá uma média de 6 alunos por grupo.

Respostas esperadas: a reflexão inicial proposta provavelmente será respondida corretamente. A idéia de que uma inclinação maior produz maior aceleração já foi trabalhada em outros experimentos. A parte de medições será bastante trabalhosa, e inicialmente pode ser difícil. Se a reflexão final foi respondida corretamente, será um sinal de que os alunos compreenderam muito bem a idéia de velocidade média e velocidade instantânea (que no caso é a média em um trecho muito curto) e a diferença entre elas.

Avaliação: é feita através da análise das respostas dadas pelos alunos às reflexões presentes no roteiro e o preenchimento de todas as tabelas.

Roteiro: Documento Word TuboComOleo.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3ºE

Atividade:

Montando um circuito elétrico com ligação de interruptores "three-way"

Data:

03/junho/2013

Plano de Aula:

Objetivos:

Esta aula tem, como principal objetivo, o de que os alunos desenvolvam a capacidade de montar dois arranjos de circuito elétrico, um com lâmpada de L.E.D., e outro com lâmpada incandescente, ambos contendo interruptores ligados entre si por meio de ligação chamada "three-way", a qual permite que, a partir de qualquer um dos interruptores, de forma independente, se possa ligar e apagar as lâmpadas. Objetiva-se, ainda, que os alunos compreendam a diferença básica de funcionamento de lâmpadas do tipo L.E.D. e do tipo incandescente, basicamente no que se refere ao fato de um L.E.D. precisa que a corrente elétrica passe por ele num determinado sentido, para que ele acenda, enquanto que uma lâmpada incandescente se acende esteja a corrente elétrica passando num sentindo ou no outro.

 

Pré-requisitos:

 

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;
- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;
- Noções básicas sobre corrente elétrica e sobre funcionamento de uma pilha;
- Noções básicas sobre montagem de circuitos, adquiridas nos experimentos anteriores;
- Noções sobre as propriedades básicas de circuitos em série e em paralelo, desenvolvidas nos experimentos anteriores.

 

 

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separação dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos.

4) Possíveis dificuldades: dificuldades de manuseio dos materiais por parte dos alunos, não montando o circuito corretamente, de maneira a que ele se feche devidamente e as lâmpadas se acendam. Mal funcionamento do equipamento, e não acendimento das lâmpadas, devido a mal contatos, baixa carga das pilhas ou mesmo queima das lâmpadas. Desconhecimento dos alunos sobre a natureza de lâmpadas do tipo L.E.D. e suas diferenças básicas para lâmpadas incandescentes

5) Respostas esperadas: espera-se que os alunos consigam montar os dois arranjos de circuitos contendo interruptores ligados por meio de ligação three-way, compreendendo o porquê de tal tipo de ligação permitir que se possa ligar e desligar as lâmpadas a partir de cada interruptor, de forma totalmente independente. Também se espera que os alunos conheçam a propriedade de L.E.D.s de se acenderem apenas quando a corrente elétrica passa por eles num determinado sentindo e não em outro, diferentemente de lâmpadas incandescentes, que o fazem esteja a corrente passando num sentindo ou em outro.

 

6) Fechamento e síntese: ao final do experimento, além de responderem às questões do Roteiro, os alunos devem apresentar para a equipe de professores os dois arranjos de circuitos elétricos devidamente montados.

7) Avaliação: as próprias respostas às questões colocadas no roteiro do experimento serão utilizadas como meio de avaliação da compreensão dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos, bem como a observação, por parte da equipe de professores, de que os dois arranjos de circuitos elétricos foram devidamente e corretamente montados ou não.

Roteiro: Documento Word 4_montando_um_circuito_3_way.doc