Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mário Ferrão Carteiro e Thiago Augusto

Escola:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

2º e 3º anos

Atividade:

2º ano - Quem libera mais Calor

3º ano - Montando circuitos elétricos

Plano de Aula:

2º ano

Nosso objetivo com este experimento é demonstrar através de maneira prática que objetos constituídos de materiais diferentes absorvem e emitem quantidades de calor de maneiras diferentes, mesmo estando em equilíbrio térmico.

Com o experimento temos a esperança de que consigamos promover algum tipo de discussão ao compararmos o quanto materiais à mesma temperatura esquentam a água por um certo tempo (conforme descrito no roteiro).

Pretendemos avaliar o que os alunos apreenderam através dos roteiros que eles nos entregarão de volta respondidos e também com a fomentação de uma discussão final.

 

3º ano

Nosso objetivo é dar continuidade ao experimento anterior onde mostravamos as diferenças entre ligações em série e paralelo, mas desta vez incluiremos outras coisas, como o uso do multímetro.

Ensinaremos antes sobre este novo aparelho de medida, explicando qual é o seu funcionamento e como devemos ligá-lo ao circuito.

Diferente do primeiro experimento onde os alunos não tinham noção alguma sobre eletricidade, neste segundo experimento a professora Guará já explicou sobre a Lei de Ohm e por isso esperamos que os alunos sejam capaz de ter uma noção melhor sobre as diferenças na forma como obtemos medidas de tensão e corrente associando com o método de usar o multímetro.

No final, além da discussão final recolheremos os roteiros respondidos para avaliação.

 

Ps.: Em ambas as turmas teremos um novo desafio, pois será a primeira vez que teremos de "segurar" os alunos uma vez que a professora Guará irá abonar nesta 2ª feira.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 02 - Quem libera mais - Montando circuitos elétricos.docx

Nome:

Daniela Benites e Marcos Bonaldi

Escola:

E.E. Senador Adolfo Gordo

Turma:

2º Ano EJA

Atividade:

Transmissão de Calor

Plano de Aula:
Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula - Transmissão de Calor.docx

Nome:

Mário Oliveira e Ricardo Pires Bastos

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

3º Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.)

Atividade:

Uso do Multímetro

Plano de Aula:

O EE Senador Adolfo Gord

OBJETIVO

Utilizar e manipular as diversas funções do multimetro: tensão, corrente elétrica, resistência elétrica. Reconhecer as unidades de medida existente no multímetro.                                                               

 PRÉ-REQUISITOS

Os conceitos da lei de Ohm, já desenvolvido pela professora Guará.

 
DINÂMICA DA AULA
  
1. Revisão dos conceitos da lei de Ohm com anotações no quadro negro;
 
2. Divisão dos alunos em grupos de 5 ou 6 alunos;
 
3. Entrega dos kits aos grupos;
 
3. Demonstração da funções existentes no multímetro;
 
4. Discusssão em todos os grupos sobre as principais dificuldades de execução e dúvidas.
Respondendo ou realizando novas perguntas que sejam pertinentes e que auxiliem os alunos
a pensarem na resposta. Caso não cheguem, realiza-se a discussão e respondendo com o raciocínio
dado pela pergunta exposta anteriormente.
 
5. Fechamento com recolhimento do material e agradecendo pela atividade.
 
Obs. A presença dos alunos será coletada através dos nomes nos roteiros entregues.
 

 

Roteiro: Documento Word Uso_multimetro_2013.doc

Nome:

Alexander Brilhante Coelho, Clístenes Mariano, Welton Valente

Escola:

Adolfo Gordo

Turma:

1° Ano do Ensino Médio - EJA

Atividade:

Velocidade no Tubo

Plano de Aula:

Plano de aula – Aula 2 – Experimento “Velocidade no tubo”.

 

(Continuação da Aula 1)

 

Objetivos:

 

Uma dimensão importante da Física é a coleta de dados, com o objetivo de descrever um fenômeno, categorizar um fenômeno, testar uma hipótese, etc. O objetivo desta aula é problematizar a questão da coleta e do tratamento dos dados de modo a fazer com que os dados se transformem em uma informação com significado dentro do contexto de estudo.

 

Pré-requisitos:

 

  • Conhecer o conceito de velocidade média.

  • Saber calcular a média de uma série de medições.

  • Saber confeccionar gráficos de linha.

 

 

Dinâmica da aula:

 

Apresentação:

 

O professor inicia a aula dizendo que iremos continuar a atividade da aula anterior, na qual tomamos dados referentes ao deslocamento de uma esfera em um tudo inclinado no interior do qual há óleo. Apresenta o objetivo da aula, que é a confecção dos gráficos de deslocamento em função do tempo.

 

Organização:

 

Os alunos deverão ser separados em 6 grupos. Cada grupo recebe um kit com o material e cada aluno recebe um roteiro no qual deverá fazer os seus registros.

 

Comanda:

 

Roteiro do experimento (anexo)

 

Possíveis dificuldades:

 

- Dificuldades na confecção do gráficos: compreensão da representação gráfica, eleição das escalas de tempo e de espaço, dificuldade de compreensão de quais informações estão em jogo nesse grafico.

 

Respostas esperadas:

 

Espera-se que os alunos obtenham um gráfico de posição em função do tempo que seja expressão de um movimento uniforme, com deslocamentos mais ou menos iguais em tempos iguais.

 

Fechamento e síntese:

 

Ao final da aula o professor faz, na lousa, em um único gráfico, as curvas dos deslocamentos em função do tempo obtidos por cada um dos grupos. Em seguida discute se é pertinente imaginar se há uma reta média que passa próxima aos pontos experimentais e mostra como a inclinação “da reta” dá informações a respeito da velocidade.

 

Avaliação:

 

Adequação entre os gráficos confeccionados e os gráficos esperados.

Roteiro: Documento Word Roteiro - Aula 2 -Velocidade_no_tubo.doc