Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Cassiano, Eduardo e Jéssica

Escola:

E. E. Emygdio de Barros

Turma:

2° F

Atividade:

Formas de transmissão de calor: Condução, Convecção e Radiação.

Plano de Aula:

Objetivo:

Apresentação de conceitos referentes às formas de transmissão de calor  (Condução, Convecção e Radiação), por meio de leitura e discussão de texto e de experimentação, familiarizando os estudantes com os conceitos apresentados.

 Pré-requisito:

Para a realização da aula, se faz necessário que o conteúdo já tenha sido abordado na turma de forma teórica, e que eles já estejam familiarizados com os conceitos de Condução, Convecção e Radiação.

 Conteúdo:

Apresentação e problematização dos conceitos referentes às formas de transmissão de calor (Condução, Convecção e Radiação), por meio de leitura de texto, aplicação de atividade prática (experimento) e questionário.

 Procedimento:

- Organização da sala de aula;

- Distribuição do material para os alunos (texto para leitura na sala de aula, roteiro para a realização da experiência, texto extra-classe para reflexão e atividade para ser entregue);

- Apresentação e problematização dos conceitos a serem abordados, por meio do texto entregue;

- Discussão (dúvidas e levantamento de hipóteses) sobre o texto lido e sobre os conceitos apresentados;

- Demonstração do experimento a ser realizado pela turma;

- Execução do experimento, conforme roteiro entregue;

- Anotação das observações tida pelos alunos;

- Execução da atividade para ser entregue pelos alunos (questionário);

- Esquematização (na lousa) das respostas dos alunos;

- Discussão final (espaço para dúvidas e conclusões).

Roteiro: Documento PDF Roteiro - Formas de Transmissão de Calor.pdf

Nome:

Eusébio Adão / Henrique Furia Silva

Escola:

EE Emygdio de Barros

Turma:

3ºC e 3ºD

Atividade:

Corrente de que ?

Plano de Aula:

Objetivo: Demonstrar através do experimento, o fluxo da corrente elétrica na água saturada com sal.

Pré- requisito: É importante que o aluno já tenha um conceito de carga elétrica, corrente elétrica e

da lei de Ohm.

Conteúdo: Apresentação da lei de Ohm, de carga elétrica, de corrente elétrica e fluxo da corrente

elétrica.

Procedimento: Organização da sala de aula.

Distribuição do material para os alunos. (texto sobre o experimento, roteiro para a realização da

experiencia, texto para reflexão e atividade para ser entregue).

Apresentação e problematização dos conceitos a serem abordados, por meio do texto entregue.

Discussão ( dúvidas e levantamento de hipóteses), sobre o texto lido e sobre os conceitos

apresentados.

Demonstração do experimento a ser realizado pela turma.

Execução do experimento. Anotação das observações feitas pelos alunos.

Execução da atividade para ser entregue pelos alunos (questionário), Dúvidas sobre o

experimento e sobre o questionário etc.

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro:

Nome:

Eusébio Adão / Henrique Furia Silva

Escola:

EE Emygdio de Barros

Turma:

3ºC e 3ºD

Atividade:

Corrente de quê

Plano de Aula:

Acrescento o roteiro!

Roteiro: Documento PDF 2013-05-06_0700-0840_Correntes_v2.pdf

Nome:

Adriana Souza / Caio Gomes / Edson

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

1º Colegial - Noturno

Atividade:

Andando de Carrinho

Plano de Aula:

Objetivo

Estudo da relação entre massa, força e aceleração (2ª Lei de newton) através da utilização do roteiro

"Andando de Carrinho".

Pré-requisitos

Para melhor compreensão da atividade o aluno deve estar familiarizado com os conceitos

de unidades de medida, deslocamento, aceleração (Movimento unifomemente variado), massa e força que foram abordados pelo professor

da disciplina.

 

Conteúdo

Introdução à Segunda Lei de Newton

Procedimento

- Apresentação dos objetivos propostos

- Breve revisão conceitual: massa, aceleração e força.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas

questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Ao final da aula os alunos deverão relacionar corretamente as idéis de força, massa e aceleração,

percebendo que para o mesmo carrinho (mesma força), os apoios são acelerados e deslocados de maneira

inversamente proporcional a massa dos suportes.

 

 

 

 

 

 

Roteiro: Documento Word Andando_de_carrinho_Roteiro02 (Salvo Automaticamente).doc

Nome:

André / Fernando

Escola:

Plano de aula 2 - E.E. Prof. Emygdio de Barros

Turma:

2ºB

Atividade:

Transmissão de Calor

Plano de Aula:

Plano de Aula - Transmissão de Calor

 

1) Revisão do Conceito de calor como Energia em Trânsito, e associação com o conceito de temperatura como grandeza associada à energia cinética das moléculas.

 

2) Revisão do conceito de transmissão de calor por condução, radiação e convecção.

 

3) Explanação das experiências a serem realizadas e seus objetivos, quais sejam:

 

         -verificar os efeitos da transmissão de calor:

 

                   Notar e descrever o calor sentido ao se aproximar a mao de uma vela acessa.

                   Descrever como essa quentura se altera com a distância entre a mão e a vela.

 

                   Verificar e buscar alguma explicação para a ordem de derretimento das velas.

                  

                   Explicar o movimento da expiral em papel, ao se posicionada sobre a vela.

 

4) Escrever um breve relato sobre essas conclusões.

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de Aula.docx

Nome:

Dhienes Rocha Moura Quirino

Escola:

E. E. Professor Emygdio de Barros

Turma:

3ºA e 3ºB

Atividade:

Corrente de quê?

Plano de Aula:

Objetivo:

Com o uso do experimento de baixo custo, usar um circuito a base de uma lâmpada, fios e bateria, se a água conduz corrente elétrica.

Pré-requisitos:

  • Conhecimentos básicos de interação entre corpos carregados eletricamente;

  • Reações químicas de dissolução;

Conteúdo:

Caracterizar a noção de corrente elétrica e como ela pode ser interpretada num fluido como condutor elétrico.

Procedimento:

  • Organizar a sala em grupos de quatro alunos para cada circuito;

  • Com os grupos formados, rever com a sala sucintamente as noções sobre os dois tipos de carga (positivo e negativo) e suas interações entre si;

  • Com os materiais em mãos, fazer uma análise se a água é um bom condutor elétrico (por meio da iluminação da lâmpada), ou se o sal (apenas) é um bom condutor elétrico;

  • Relembrar algumas noções de química sobre dissolução do sal;

  • Tendo isso em mente, mentalizar o que se pode esperar quando fios do circuito como extensão dos polos da pilha (positivo e negativo) forem mergulhados na água e terem que interagir com os cátions e íons dissolvidos na água;

  • Ao mentalizar isso, seguir com o roteiro para realizar o que é pedido.

Expectativas:

Reforçar a noção da interação de corpos carregados positiva e negativamente (respectivamente cátions e ânions). Também, ter a noção de que a água é um péssimo condutor, a não ser que haja algo nela dissolvido para poder conduzir eletricidade.

Roteiro: Documento Word 4300390 - Roteiro 02 - Corrente de quê?.doc

Nome:

Diego Ortega e Rosangela de Oliveira Santos

Escola:

E.E. Emygdio de Barros

Turma:

1º H

Atividade:

Jogo de bolinhas

Plano de Aula:

Turma 1º H

Atividade:  Quantidade = massa * velocidade

 

Objetivo: Foi transmitida de forma clara que  para uma mesma quantidade de movimento, massa

e velocidade são grandezas inversamente proporcionais, por que enquanto uma cresce, a outra

diminui.

Pré-requisitos: É necessário que os alunos tenham visto movimento uniforme retilíneo.

 

Conteúdo: demonstração de experimento em mecânica, conceitos iniciais.

 

Procedimento:

De acordo com a solicitação do professor, levamos o Jogo de bolinhas, e o experimento

abordado foi sobre  quantidade igual à massa vezes velocidade (Q=m*v).

Conclusão: Apesar da indisciplina dos alunos conseguimos aplicar e exercício no tempo

e horário estabelecido.

 

Roteiro original, Jogo de bolinhas 

Roteiro: