Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Denise Minematsu

Julia Bergamaschi Coles

Guilherme Vazquez Guimarães

Escola:

E.E. Prof. José Liberatti

Turma:

Noturno

Relato:

Segunda-feira dia 18/03/2013 realizamos o primeiro contato com E. E. Prof José Liberatti.

O diretor se apresentou rapidamente mas a coordenadora foi quem nos nos recebeu  e nos assentou. Apresentou o Professor Vitor, com o qual faremos o estágio.

A coordenadora introduziu o objetivo do estágio e explicou ao professor que nossa participação será quinzenal e de acordo com o assunto que estiver sendo dado por ele. Nos fez um apelo para que realizássemos uma feira de ciências com todos os anos da escola, inclusive com os alunos do período diurno (prof Silvana), mas que trataria disso com o Elcio. Solicitou que a mantivéssemos informada quanto aos dias que iremos lá para sua organização.

O jovem professor, em seu primeiro ano nesta escola, se mostrou aparentemente muito competente e aberto a novidades. Relatou que gosta de física moderna e de apresentar vídeos e documentários (inclusive da BBC) para os alunos. Para prender a atenção dos alunos e “fugir da matemática” inicia as aulas de acordo com o interesse dos alunos, assuntos que envolvem tecnologia, difração de luz, ou mais palpáveis como velocidade. Dá aula duas vezes por semana para cada turma e tem maior dificuldade com o temperamento dos terceiros anos. Solicitou que empregássemos um relatório ao final dos experimentos para posterior avaliação dos alunos e que focássemos nos primeiros anos.  Também disse que textos com a matéria também seriam bem vindos antes dos experimentos. Salientou ainda que as aulas ministradas por nós não precisam ser necessariamente experimentais.

 

Entramos em contato via e-mail com ambos e enviamos o protocolo de investigação que havíamos elaborado, mas que não conseguimos perguntar durante a visita.

Acreditamos que o primeiro contato foi muito positivo, ficamos muito bem impressionados com a limpeza e organização da escola e esperamos realizar um bom trabalho de parceria e de aprendizado.

ANEXO: Documento do Word 2007 Práticas em Ensino de Física.docx

Nome:

Marcio Koji Umezawa

Camila Rufino

Rivaldo Xavier

Escola:
Turma:
Relato:

Ao chegarmos na escola, devido ao horário, percebemos um cenário típico, com os alunos do período da tarde andando (ou correndo) enquanto se viam os alunos da noite em grupos no entorno. 

Após aguardarmos algum tempo dentro da escola fomos recebidos pela coordenadora Denise e posteriormente ao professor Vitor, de Física. Ele foi muito receptivo e demonstrou bastante abertura em relação ao trabalho que iremos realizar, embora nem sempre sua postura era semelhante a da coordenação.

Pelo fato da visita ser feita no horário de início das aulas do período da noite tivemos que passar por várias salas, como a coordenadoria e a bilbioteca. O prédio em si parece ser um pouco antigo, e dá uma leve sensação de ser pequeno para a quantidade de alunos, mas está bem conservado e possui uma boa estrutura com laboratório e "sala de artes", um nome bonito para a sala com datashow.  Um detalhe que me chamou a atenção foi a grande quantidade de livros espalhados ao longo das salas que passamos.

Na visita não chegamos a conhecer as turmas com que iremos trabalhar, mas segundo informações dadas pelo professor, não se tratam de turmas problematicas. A impressão que ficou foi de que serremos bem recebidos e teremos condições para realizar um bom trabalho ao longo do ano.

ANEXO:

Nome:

Luis Antonio Lima Bonfim

Eduardo

 

Escola:
Turma:
Relato:

No dia 18/03/2013, foi feito o primeiro contato com a escola Prof. José Liberatti, desde já escola demostrou plena cooperação, houve uma reunião com o professor Victor e a Coordenadora Denise, apresentaram peno comprometimento com o projeto.

O professor em questão, por ser novo na escola, mostrou não possuir intimidade com o projeto, mas aparentemente apresentou empolgação com essa parceria.

Durante a reunião, foi apresentado a infraestrutura da escola, a possibilidade de utilização do estacionamento mediante combinação para pagamento mensal, a possibilidade para utilização do laboratório ou da sala multimidia ou do telecentro, mediante agendamento prévio e emparelhamento com a agenda escolar mesmo esta ser apertada.A coordenadora nos apresentou a ideia da escola em realizar uma feira de ciências, as isso tem de ser conversado com os professores responsáveis  do projeto no IF.

Apos a reunião nos foi apresentado o laboratório, espaço aparentemente adequado mas sem muitos equipamentos, em seguida nos foi apresentada a sala multimidia e esta visualmente está equipada adequadamente, só não visitamos o telecentro então não sabemos as condições dos computadores.

Com esse primeiro contato, nos parece que será de estrema valia essa experiência de vivência na escola.

ANEXO:

Nome:

Valdir Márcio Sena Vitalino, Flavio e Claudemir

Escola:
Turma:

Nortuno (Segunda-Feira)

Relato:

 

No dia 18/03/2013 (segunda-feira) as 19h foi realizada uma visita a escola E.E. Prof. José Liberatti localizada no centro da cidade de Osasco.

A escola esta bem localizada e de fácil acesso para quem utiliza transporte publico sendo de trem ou onibus, a impressão nesta primeira visita foi muito positiva, um ambiente com uma limpeza e estrutura impressionante (biblioteca, laboratorios, espaço para leitura), provavelmente é uma das excessões no cenário nacional

A coordenadora conversou conosco e falou sobre a escola, e sobre alguns projetos realizados anteriormente em parceria com o instituto de Física da Universidade de São Paulo, que foram satisfatórios. O professor Vitor  começou a lecionar nesta escola este ano, ele demostrou estar muito interessado e satisfeito com o trabalho que iremos desenvolver em conjuto. Também foi observado que há um certo conflito entre a postura do professor e da coordenação, enquanto ele esta aberto a negociar horarios, projetos etc... a coordenação tinha uma postura diferente.

A escola tem toda uma estrutura favoravel para realizar trabalhos, estágios etc...mas acho que outras escolas com menos recursos talvez necessite ainda mais deste contato com aulas experimentais que o Instuto de Física  pode oferecer.

 

 

 

ANEXO:

Nome:

João Davi Pereira de Carvalho

Jeferson Carvalho de Almeida

Escola:

E.E. José Liberatti

Turma:

Noturno

Relato:

Em nossa primeira visita, conhecemos o prof. Vitor que ministra as aulas de física no período da noite e coordenadora Denise. Também tivemos a oportunidade de conhecer o espaço físico da escola.

A escola trabalha neste período com duas salas de primeiros anos, três salas de segundos e seis salas de terceiros.

O professor nos informou que existe uma sala de terceiro que ele tem mais dificuldade de desenvolver seu trabalho e que seria mais interessante se pudessemos desenvolver as aulas com os primeiros e os segundos anos.

A coordenadora Denise nos apresentou a escola (laboratório, sala de multimidia, etc). Disse que a escola possui uma sala com 40 computadores, mas não tivemos acesso a mesma. O laboratório possui poucos equipamentos relacionados a física, a química e a biologia. A sala de multimidia é equipada com um projetor e um computador. A biblioteca é um espaço pequeno e com poucos livros.

A coordenadora manifestou o interesse de desenvolvermos uma feira de ciências.

ANEXO:

Nome:

Flavio Gonçalves de Almeida

Escola:

E.E. - Profº José Liberatti

Turma:

Noturno

Relato:

Nesta primeira visita à escola, nos deparamos com uma realidade que muitas vezes não é transmitida através das aulas em sala.

O corpo docente da escola é formado por profissionais aparentemente, preocupados em ensinar física de uma forma alternativa que fuja do método clássico através de leituras de artigos em história da física, aplicações cotidianas e demonstrações.

Desta forma, a escola possui diversos meios que tornam possíveis a realização deste trabalho diferenciado, tais como: recursos multimídia, audiovisual, laboratório próprio, biblioteca e etc.

Portanto, percebi que a realização das atividades do estágio no colégio serão enriquecedoras para me auxiliar no processo de formação profissional.

ANEXO:

Nome:

Agnaldo José da Silva

Ronaldo Belizario

Vitor Sabio Schirichian

Escola:

José Liberatti

Turma:
Relato:

A visita inicial consistiu na obtenção dos contatos iniciais para o estágio da disciplina.

Nos reunimos com a coordenadora Denise na biblioteca da escola (muito bem cuidada por sinal) e nos apresentou ao professor de Física Vitor, recém contratado na escola.

A coordenadora mencionou que os projetos da USP na escola agregam demais para os alunos e que nós éramos muito bem vindos para iniciar nossos projetos lá. Mencionou algumas idéias que ela tinha (tal como a preparação de uma feira de Ciências) e que gostaria que estes projetos fossem também feitos no período matutino.

Na sequência, Denise nos levou para conhecer a infra-estrutura da escola: a biblioteca (onde tivemos nossa reunião inicial com ela e com o professor Vitor); o laboratório de ciências (que possui aparatos experimentais interessantes, tais como um conjunto de lentes para experimentos de óptica geométrica e um conjunto de moldes do corpo humano); a sala de vídeo (com retroprojetor e caixas de som).

Dois fatos curiosos ocorreram durante nossa chegada à escola: o primeiro reflete a questão da violência nos arredores da escola, onde um aluno agiu de forma ameaçadora perante um outro grupo de alunos, questionando se este grupo estava desafiando-o para uma briga; o segundo ocorreu na frente de todo o grupo de estagiários, onde um aluno que chegara atrasado recusou-se a subir imediatamente para a sala quando foi solicitado pela inspetora da escola. Dois fatos que relatam os problemas extra-classe que os professors e coordenadores devem enfrentar e contornar dentro do ambiente de escola e que certamente encontraremos durante nossas atividades de estágio.

ANEXO:

Nome:

Flávio Alberto Lopes Soares

Marcos Pallu da Silva

Escola:

Escola Estadual Professor José Liberatti

Turma:

1ºG

Relato:

    Realizamos o retorno ao José Liberatti no dia 13/08/2013, foi um contato rápido, acompanhamos cerca de 30 minutos da primeira aula do professor Vitor de Física, ele nos passou que no dia 27/08/2013 haveria uma atividade do tipo "Feira de Ciências" e que deveríamos montar um experimento relacionado à Termodinâmica.

ANEXO: