Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:
Escola:
Turma:
Relato:

VERA CARNEIRO BRAGA DE OLIVEIRA USP 1666989

RELATO DA 2ª. VISITA À E. E. PROF. ANDRONICO DE MELLO

Na 2ª. Visita à Escola, encontramos os professores muito contentes, pois foram premiados com o bônus!!!  A Escola não havia recebido o  bônus por dois anos, acredita-se que um dos motivos é o índice de reprovação em 2011, 67% nos primeiros anos. Em 2012, criaram o sistema de recuperação a todo aluno com nota abaixo de 4,9, bimestralmente, e, com isso, o índice foi para 38% ! Há o sistema de dependência, cursar no próximo ano, de até 3 disciplinas, não considerado aluno reprovado.

Estamos com cópia do Planejamento da 1ª. série, Mecânica, e percebemos que o professor segue os temas do Caderno do Aluno. A sugestão é que as experiências abordem as situações de aprendizagem do caderno para melhor exemplificar a teoria.

A Escola, este ano irá participar da Olimpíada de Física, e se preparam para isso. Os conteúdos do planejamento referem ao universal dos 1as. Séries, incluindo conhecimentos mais amplos da matemática. Daí, organizar experiências que permitam construir e fazer leitura de gráficos, desdobrar fórmulas inseridas no texto.

Tivemos contato com as notas dos alunos nas provas  diagnósticas de Português e Matemática , enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de questões elaboradas com conteúdos do 7º., 8º. e 9º. anos do Ensino Fundamental II,  muito baixas, com ‘zeros’ que predominam em algumas turmas.

ANEXO:

Nome:

Guilherme George Reis Lima

Escola:

E.E. Prof Andronico de Melo

Turma:

Diurno

Relato:

Fomos recebidos pelo professor Rafael, que substituiu a professora Danila a tarde. Era a segunda semana dele dando aula lá, e está começando a matéria do zero.

O professor foi muito simpático e foi claro no que achava que seria bom levar para a aula, que levaria os alunos a entenderem mais da matéria ao por a mão e ver ao vivo os resultados daquilo que estavam estudando.

Uma turma aparentou ser mais calma, menos bagunceira, prestou atençao e fez silencio enquanto ele explicava e passava exercicios para eles fazerem. A outra turma já fez mais bagunça, mas ainda sim o professor conseguiu dar aula (mas nao na mesma qualidade que da primeira).

ANEXO:

Nome:

Luis Salvadore

Escola:

E.E. PROF ANDRONICO DE MELO

 

Turma:

1N e 1P

Relato:

 Nessa segunda visita à escola acompanhamos o professor Rafael, que por acaso é um ex-aluno do IF, à duas salas de primeiro ano do ensino médio (1N e 1P) do período da tarde. De acordo com a inspetora que nos recebeu quando chegamos na porta da sala dos professores o professor Rafael está substituindo a professora Danila devido a horários incompatíveis, ele está com essas turmas a duas semanas e a impressão que ficou é que ele já conseguiu se aproximar dos alunos de uma forma bem positiva, mesmo antes do professor entrar na sala ele já foi recebido pelos alunos de uma forma bem carinhosa e pessoal.

Apesar dessa relação com o professor, durante as aulas as turmas demonstraram ser bem diferentes, o 1N era uma sala extremamente bem comportada e participativa, o conteúdo daquela aula era continuação de alguns pontos sobre a segunda lei de Newton e os alunos pareciam estar interessados, inclusive participaram ativamente de uma demonstração de fenômenos inerciais que ficaram faltando na aula anterior. Porem o 1P era se mostrou completamente diferente (pelo menos naquele dia), a primeira coisa que me chamou a atenção é que a maioria dos alunos eram homens e que muitos deles pareciam bem mais velhos que os alunos do 1N, segundo que aparentemente 90% dos alunos estava fazendo um exercício de filosofia para a próxima aula e os outros 10% simplesmente não faziam parte da aula, ou estavam dormindo ou no celular, o conteúdo da aula era o mesmo do 1N, porém não houve a aparente continuidade que o professor conseguiu dar a aula na sala anterior. Durante alguns momentos a algazarra da sala se tornou insuportável fato que ocasionou num ultimato dado pelo professor, ameaçando os alunos de mandar o próximo que fizesse barulho para fora, alguns minutos depois ele mandou uma menina e um menino para fora, apesar disso ter surtido efeito positivo com relação a agitação da sala, o mesmo não pode ser dito quanto a participação, os alunos continuavam apáticos com o conteúdo.

ANEXO:

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3ºE

Relato:

Na 2ª visita à escola Andronico, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a professora Danila, bem como os alunos da turma 3º E, com a qual irei trabalhar ao longo do ano.

A professora Danila demonstra ser muito competente, dedicada, e "antenada" no mundo dos alunos. Na aula que assisti, resolveu um conjunto de exercícios sobre Cargas Elétricas, retirados de exames de vestibular de grandes universidades públicas. Exercícios esses enviados aos alunos via página criada em rede social na internet. Demonstrou ter um bom controle dos alunos, pois mesmo sendo uma turma relativamente "barulhenta", com muitos alunos tendo conversas paralelas no decorrer da aula, esta transcorreu de forma tranquila, com muitos alunos participando da resolução dos exercícios, realizando questionamentos, e respondendo às questões de estímulo à partcipação que a professora Danila efetuou durante a condução da aula.

Troquei contatos com a professora Danila, e ela me pediu para que fossem preparados, para os 3 primeiros experimentos do ano, um em que os alunos possam avaliar a passagem e a não passagem de corrente por mei ode materiais condutores e não condutores, um em que os alunos possam compreender sobre as principais características de circuitos em série, e um em que os alunos possam tomar conhecimento sobre as principais características de circuitos em paralelo.

ANEXO:

Nome:

Ione Messias

Escola:
Turma:

3º Ano

Relato:

O primeiro contato com a turma correta ocorreu na primeira aula pela manhã. Os alunos do terceiro ano são mais focados no aprendizado, o que facilitou o contato no laboratório.Pude observar que alguns traziam dúvidas referente a aulas para nós estagiários.Percebi ali um foco em terminar um trabalho proposto pela professora Danila. Alguns faziam perguntas já sobre esse trabalho, achei os alunos bem interessados e bem comportados, o que sinceramente não esperava que pudesse acontecer em uma aula de laboratório, cheia de coisas para manipular.

A turma possui em torno de 30 alunos, todos em idade entre 16 e 17 anos.

ANEXO:

Nome:

Helton C. Martinez

Escola:

Andronico de Melo

Turma:

3º B

Relato:

Por já conhecer a professora em outra ocasião (conforme descrito no 1º relato) não realizei a segunda visita.

ANEXO: