Nome:
Escola:
Turma:
Relato:
ANEXO:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Thiago Aguilera Vieira

Escola:

Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:
Relato:

A visita mostrou-me uma escola com uma boa estrutura física, além de um fácil acesso para chegada às suas dependências. foi conversado com o responsável pelo estágio na intituição e nos foi informado que a escola não possui um laboratório para práticas escolares, porém é disponibilizado aos alunos as dependências do refeitório para tais atividades, além de poder contar com alguns recursos áudio visuais.

o público alvo são alunos do EJA e foi mencionado por diversas vezes que são alunos com uma auto estima muito baixa e por isso a quantificação do que é absorvido pelos alunos é muito pouco. além disso, os conteúdos programados por muitas vezes não são passados em sua totalidade, pois é necessário dispensar uma quantidade maior de horas aula para ensino de determinado conteúdo, prejudicando a carga total do coneúdo programático.

A escola segue as cartilhas oferecida pelo Estado, porém dentro da sala o professor tem autonomia para aplicar o conteúdo da forma que achar mais conveniente e fácil para o discente.

ANEXO:

Nome:
Thiago de Castro Pereira
Escola:
E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES
Turma:
Visita as dependências da escola
Relato:
em anexo
ANEXO: Documento do Word 2007 Relato 1.docx

Nome:

Fabio Gregorio Galindo

Escola:

 E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES

Turma:

noturno

Relato:

em anexo

ANEXO: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.template PRIMEIRA VISITA A ESCOLA.dotx

Nome:

Pamela Isabel Ferraz Souto

Escola:

E.E. DANIEL PAULO VERANO PONTES

Turma:

Noturno

Relato:
ANEXO: Documento do Word 2007 PamelaSouto.docx

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:
Relato:

Nessa primeira visita conhecemos o vice-diretor, a coordenadora pedagógica do período noturno e alguns inspetores.
O vice-diretor nos deu as boas vindas e falou resumidamente sobre a estrutura física da escola, o corpo docente e os alunos. Ele também nos apresentou parte das dependências da escola.
Em uma primeira impressão, a escola pareceu estar em boas condições de conservação e possuir uma boa estrutura física. Apesar de não termos conhecido pessoalmente todos esses locais, foi passado que havia sala de informática, sala de vídeo e biblioteca. O laboratório existente está desativado, porém o refeitório é um espaço amplo que poderá ser utilizado para os mesmos fins, porém de maneira limitada a sua estrutura e também dependente dos recursos didáticos que serão levados por nós.
A princípio todos com quem conversamos mostraram ser muito prestativos e interessados na parceria USP-Escola, o que nos deixou com uma boa expectativa, apesar de ainda não ter sido possível tirar maiores conclusões, o que deverá ocorrer ao longo das visitas.
Nessa primeira visita não conhecemos a professora a qual iremos trabalhar em parceria.

ANEXO:

Nome:

Ana Cristina S Sobral e Monalisa R Nunes

Escola:

E.E. Daniel Paulo Verano Pontes

Turma:
Relato:

Em nossa primeira visita ao colégio Daniel Pontes, localizado no Rio Pequeno, fomos com o intuito de conhecer os ambientes e dados fornecidos pela direção que pudessem detalhar melhor o perfil de nossos futuros alunos do estágio da disciplina de Práticas do Ensino de Física.

Quando chegamos ao local, fomos bem recepcionados pela própria professora de Física que nós acompanharemos no curso, professora Sonia, que nos direcionou para a sala do vice – diretor (Alexandre).

Nossa conversa foi bastante informal, havia outras duplas de estágio presentes, e o vice-diretor se mostrou bastante solicito em retirar todas as nossas dúvidas ou curiosidades sobre o espaço da escola, procedimentos, perfil socioeconômico, etc.

A escola possui no período noturno somente atendimento para EJA- Educação de Jovens e Adultos- atendendo os primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio. Os alunos em sua grande maioria moram pela região, há uma distribuição um pouco maior de jovens entre 17 e 25 anos nestas salas, sendo o restante de idades variadas.

Segundo o vice-diretor, a professora, com quem vamos estagiar, tem mais de dez anos de colégio, é bem vista pelos alunos por ser firme e ao mesmo tempo carismática, alguém que acolhe os alunos nos braços não por ceder  às manhas destes, mas que cobrar o envolvimento,  por ser dura quando necessário.

Uma das características doa alunos que foi bastante salientada pelo vice-diretor em nossa primeira visita, é que os alunos, por pertencerem a uma classe de renda baixa e em sua maioria, trabalharem para sustentarem a si próprios ou familiares, carreguem consigo um complexo de inferioridade, de incapacidade. Por não terem tempo para estudar, arranjam desculpas para cobrir a falta de estímulos, colocam uma série de obstáculos em sua formação. E os professores, assim como a professora Sônia, são orientados a não dar margem para esse tipo de visão se instalar entre seus alunos, pelo contrário, cobram bastante, e incentivam ao invés de passar a mão na cabeça do conformismo.

Quanto à estrutura física da escola, ela é bastante ampla, as salas são bem espaçosas com muitas janelas e pintura recente nas paredes e portas. Há equipamentos para vídeo-aulas, espaços para realizar atividades ao ar livre, o próprio refeitório nos foi recomendado para fazermos alguma experiência com materiais, quando o espaço da sala se tornar insuficiente.

Há um laboratório na escola, mas muitos dos materiais em comum para o uso nas disciplinas de Física e Química necessitam ser descartados devidamente, pois já passaram do prazo de validade e a escola está à espera de orientação para saber como proceder.

Após visualizarmos todos os espaços mencionados, fomos embora e ficou marcada a próxima visita no inicio de abril.

ANEXO:

Nome:

Maria, Jessica, Dricia

Escola:

Daniel Pontes

Turma:

3E

Relato:
ANEXO: Documento Word Relatório de Estágio final.doc