Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome-

Escola-

Turma-

Nome:

Dricia Querino e Maria C. Melo

Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:

Roteiro de perguntas para visitação à escola.

Perguntas sobre a escola:

- Quantos alunos possui a escola?

- Quais são os cursos disponíveis (EF, EM, EJA, supletivo e etc)?

- Recursos extra sala de aula disponíveis (laboratório de física/ciências, informática)

- Quantos professores de física a escola possui?

- Todos os professores que lecionam física são licenciados em física?

Perguntas sobre a turma:

- Quantos alunos?

- Quais conteídos estão sendo ministrados?

- Quais conteúdos já foram ministrados?

- Qual a formação universitária do professor em sala de aula?

- Os alunos já realizaram alguma experiência em laboratório? Há uma rotina para isso? Com que frequência?

- São realizadas atividades fora da sala de aula? (Passeios, visitas a museus e etc)

- Quais os métodos de avaliação do curso?

Roteiro:

Protocolo de investigação 1ª visita à escola

Nome:

Adriana de Souza e Caio Correia

Escola:
Turma:
Atividade:

Protocolo de investigação 1ª visita à escola

Plano de Aula:

1) Quais as características econômicos sociais dos alunos da escola?

2) Quantos alunos, quantas salas, alunos por sala?

3) Qual a idade média dos alunos?

4) Qual a taxa de retenção

5) De que escolas eles vieram?

6) Qual a formação dos professores de física?

7) Qual o material utilizado nas aula? Já chegou?

8) Quais problemas mais frequentes?

9) Obtenção do Projeto Pedagógico da Escola. Há efetividade?

10) Qual o planejamento do professor da turma? Quais os principais temas que serão abordados durante o ano?

Roteiro:

1a Visita à escola: Plano investigativo 

Nome:

Vitor Sabio Schirichian

Fabio Gregorio

Escola:

Ainda não definida

Turma:

Ainda não definida

Atividade:

1a Visita à escola: Plano investigativo 

Plano de Aula:
  1. Estrutura hierárquica e características gerais da escola

1.1.    Diretoria

1.2.    Coordenação

1.3.    Professores

1.4.    Assistentes, estagiários, secretários e seguranças

1.5.    “Escola de bairro ou escola de passagem” ?

2. Dados estatísticos

2.1.    No alunos

2.2.    No de turmas

2.3.    No alunos por turma

2.4.    No professores de cada disciplina

2.5.    Faixa etária média dos alunos de cada série do Ensino Médio

2.6.    Renda familiar média dos alunos

3. Estrutura

3.1.    Orçamento fornecido pela prefeitura e/ou estado

3.2.    Recursos disponíveis (laboratórios / áudio e vídeo etc...)

3.3.    No de salas de aula disponíveis

3.4.    Condições das salas de aula

3.5.    Formação dos professores da disciplina de Física

3.6.    Lanchonetes, bibliotecas, estacionamento, iluminação

4.  Ocorrências

4.1.    Ocorrências disciplinares

4.2.    Ocorrências de usuários de drogas dentro e fora das escolas

4.3.    Ocorrências de violência

Roteiro:

Primeira visita: reconhecendo a escola.

Nome:

Gilberto Cavalcante
Henrique Gallo

Escola:
Turma:

Segundas, 21:00 - 23:00

Atividade:

Primeira visita: reconhecendo a escola.

Plano de Aula:

1-) Verificar o acesso à escola:

- meios de transporte;
- vias de acesso;
- disponibilidade de estacionamento;
- verificar se a região sofre alguma situação adversa que possa comprometer a nossa
chegada no horário correto (enchentes, por exemplo).

2-) Apresentações:
- procurar se informar quem é o corpo administrativo para apresentação (diretor e/ou
vice-diretor, coordenador pedagógico, inspetores, porteiros, outros funcionários conforme
necessidade);
- procurar o professor responsável para apresentação:
- obter orientações gerais sobre as turmas, metodologias, e outras
informações úteis ao bom andamento do estágio (informações sobre o projeto pedagógico
podem também ser obtidas ou complementadas com o coordenador pedagógico ou direção).

3-) Reconhecimento do local:
- reconhecer o espaço físico e fazer anotações:
- salas de aula;
- biblioteca;
- laboratórios;
- vivência;
- espaços para prática de esporte e lazer;
- verificar o relacionamento da comunidade com a escola;
- obter dados estatísticos (número de alunos por período, equipamentos e usos, etc.);
- se possível, observar os alunos através de contato indireto (observação à distância).

4-) Elaborar relatório sobre visita e impressões.

Roteiro:

Nome:

Thiago Aguilera Vieira

Fábio gregório Galindo

Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:

Descobrir onde fica a escola, como faz pra chegar, se é de fácil acesso tanto para nós quanto para os alunos em geral.

Conhecer as caracterísiticas da escola, tais como número de alunos, número de salas, quantos professores estão a cargo da matéria de física.

Descobrir qual é o plano de ensino anual e sondar se é utilizado os cadernos de proposta curricular ou algum outro guia de ensino utilizado pelos professores da disciplina.

Verificar com o professor quantos alunos possui a sala que será alvo de estágio, sondar sua idade, e suas características comportamentais, se eles demonstram algum interesse ou tentar descobrir qual a porcentagem de alunos que trabalham e estudam.

Sondar o docente quanto sua experiência, sua motivação e se a escola dispõe e se ele usa algum recurso didático complementar em suas aulas, para melhor entendimento da matéria.

Roteiro:

Roteiro de Aula 1

Nome:

Flavio Gonçalves de Almeida e Claudemir Batista dos Santos

Escola:

Indefinido

Turma:

Segunda 21 às 23h

Atividade:

Roteiro de Aula 1

Plano de Aula:

Este questionário possui como objetivo: investigar qual o perfil da escola em que iremos realizar o estágio, e conhecer os principais problemas e motivações que serão observados nesse período de vivência escolar.

Qual a data de inauguração do colégio?


Quais as condições que a escola oferece para favorecer o ensino de ciências?


Qual o número de professores responsáveis para ministrar as aulas de física (ciências)?

 

O colégio realiza passeios culturais com os alunos?

 

Com relação à indisciplina, qual a atitude adotada por parte do núcleo pedagógico da escola, para esses alunos?

 

Quais são os horários de serviço do colégio?

 

Quais os principais problemas que o colégio enfrenta atualmente? Existem medidas para resolvê-los?

Roteiro:

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:

Roteiro de perguntas para visitação à escola.

Perguntas sobre a escola para diretor/coordenador:

  • Há quanto tempo está na escola?
  • Já presenciou escassez de professores de física?
  • Quantas turmas existem no E.M.?
  • Em média, quantos alunos por turma?
  • Quantos professores de física? E de matemática?
  • Quantos professores de física são formados em física?
  • Do contingente de professores de física quantos são eventuais e quantos são fixos?
  • É grande a quantidade de professores que deixam o cargo em menos de 3 anos na escola?
  • Existe algum programa de visita à Estação Ciência ou ao Museu Catavento?
  • Há laboratório de ciências na escola? Se sim, há a realização de aulas neste local?
  • Qual foi a avaliação geral da escola no SARESP, e em física? E na Prova Brasil?
  • Qual você considera que seja o maior desafio no ensino de física?
Roteiro:

Nome:

Pamela Isabel Ferraz Souto

Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:

Sobre os professores:

Quantidade de professores

Quantos de exatas?

Quantos de Física?

Quantos formados em Física?

Quantas aulas semanais os professores de física lecionam nesta escola?

Dados da escola:

Quantos alunos?

Quantos funcionários?

Faixa etária dos funcionários?

Quantas turmas?

Número de desistências e reprovações.

Nível de violência na escola? Violência deriva do bairro em que a escola está?

Existe muita indisciplina na escola?

O que é indisciplina para a escola?
Condição socio-econômica dos pais, alunos, professores e funcionários.

Projetos:

Existe algum projeto extracurricular?

Os pais participam do conselho?

Os pais participam de algum projeto da escola?

Roteiro:

Perguntas para a primeira visita à escola.

Nome:

Marcio e Valdir

Escola:
Turma:
Atividade:

Perguntas para a primeira visita à escola.

Plano de Aula:
  • Características da escola: quantas salas, horários e alunos no período noturno;
  • Recursos disponíveis (laborátório, livros, biblioteca, ...);
  • Quem são os professores e sua formação;
  • Regras da escola em relação à horários;
  • Perfil dos alunos (se são da região, se trabalham);
  • Quais as modalidades de curso da escola (fundamental, ensino médio, EJA);
  • Caso a escola possua diferentes modalidades de curso, saber se há diferenças.
Roteiro:

Roteiro de visita à escola

Nome:

Renato Oliveira da Silva

William Aparecido Pereira

Escola:
Turma:

Seg 19h-21h e 21h-23h

Atividade:

Roteiro de visita à escola

Plano de Aula:

Estrutura Organizacional

Situação financeira da Escola. Como ela obtem renda para atividades?

Quem são os administradores da escola? e há quanto tempo tempo essa direção está a frente dessa administração? Como está estruturada essa direção (organograma da escola)?

Que funcionarios estão disponiveis em cada período, suas atribuições e número de funcionários?

Número de alunos da escola e como estão divididos por período?

Qual o espaço fisico da escola? Dimensão, número de sala, de laboratório, quadra, lanchonete, biblioteca, sala de informática, e outros espaços.

Os laboratorios, sala de aulas e outros espaços possuem estrutura adequada para sua utilização? Como: equipamentos, materiais, computadores e carteiras suficientes para os alunos?

Há reunião da APM? Com que frequêcia e qual atuação e importância que ela tem na administração escolar?

Há representação dos alunos? Como estão organizados e qual o papel dessa representação?

 

Planejamento pedagógico

Como é feito o planejamento pedagógico? Ele é revisado todo ano? E quem elabora esse planejamento?

Com que frequência são feitas as reuniões de professores? Essas reuniões são feitas por area ou geral?

Qual o material didático utilizado? E como são selecionados esses materiais?

Existem atividades recreativas, culturais e esportivas? Qual a participação dos alunos na organização?

Qual o método de avaliação?

 

Perfil dos alunos

Qual a faixa etária?

Onde Moram? São moradores da região ou alunos de passagem?

Qual ocupação desses alunos?

Alunos são oriundos das mesmas escolas?

Há alunos especiais?

Há problema com frequência ou atrasos?

 

Perfil dos professores

Quanto tempo os professores estão na escola?

Qual a sua formação? è compativel com a disciplina lecionada?

Qaunto tempo de experiência como docentes?

Tipo de contratação?

Roteiro: