Em nossa primeira visita ao colégio Daniel Pontes, localizado no Rio Pequeno, fomos com o intuito de conhecer os ambientes e dados fornecidos pela direção que pudessem detalhar melhor o perfil de nossos futuros alunos do estágio da disciplina de Práticas do Ensino de Física.
Quando chegamos ao local, fomos bem recepcionados pela própria professora de Física que nós acompanharemos no curso, professora Sonia, que nos direcionou para a sala do vice – diretor (Alexandre).
Nossa conversa foi bastante informal, havia outras duplas de estágio presentes, e o vice-diretor se mostrou bastante solicito em retirar todas as nossas dúvidas ou curiosidades sobre o espaço da escola, procedimentos, perfil socioeconômico, etc.
A escola possui no período noturno somente atendimento para EJA- Educação de Jovens e Adultos- atendendo os primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio. Os alunos em sua grande maioria moram pela região, há uma distribuição um pouco maior de jovens entre 17 e 25 anos nestas salas, sendo o restante de idades variadas.
Segundo o vice-diretor, a professora, com quem vamos estagiar, tem mais de dez anos de colégio, é bem vista pelos alunos por ser firme e ao mesmo tempo carismática, alguém que acolhe os alunos nos braços não por ceder às manhas destes, mas que cobrar o envolvimento, por ser dura quando necessário.
Uma das características doa alunos que foi bastante salientada pelo vice-diretor em nossa primeira visita, é que os alunos, por pertencerem a uma classe de renda baixa e em sua maioria, trabalharem para sustentarem a si próprios ou familiares, carreguem consigo um complexo de inferioridade, de incapacidade. Por não terem tempo para estudar, arranjam desculpas para cobrir a falta de estímulos, colocam uma série de obstáculos em sua formação. E os professores, assim como a professora Sônia, são orientados a não dar margem para esse tipo de visão se instalar entre seus alunos, pelo contrário, cobram bastante, e incentivam ao invés de passar a mão na cabeça do conformismo.
Quanto à estrutura física da escola, ela é bastante ampla, as salas são bem espaçosas com muitas janelas e pintura recente nas paredes e portas. Há equipamentos para vídeo-aulas, espaços para realizar atividades ao ar livre, o próprio refeitório nos foi recomendado para fazermos alguma experiência com materiais, quando o espaço da sala se tornar insuficiente.
Há um laboratório na escola, mas muitos dos materiais em comum para o uso nas disciplinas de Física e Química necessitam ser descartados devidamente, pois já passaram do prazo de validade e a escola está à espera de orientação para saber como proceder.
Após visualizarmos todos os espaços mencionados, fomos embora e ficou marcada a próxima visita no inicio de abril.