1. Conteúdos e objetivos


Conteúdo: 

Esta disciplina adota um viés histórico. Os conteúdos são referentes aos modelos de mundo, às hipóteses sobre a queda dos corpos e o movimento dos corpos celestes, e à mecânica dos povos europeus ao longo dos séculos, desde a pré-história até os dias atuais.


Objetivos: 

O objetivo principal da disciplina é compreender o desenvolvimento do conhecimento científico, usando como contexto o desenvolvimento do conhecimento sobre a gravitação. Outro objetivo é compreender alguns dos conceitos kuhnianos, tais como revolução científica, crise, paradigma, ciência normal. Um terceiro objetivo é melhor compreender a relação entre transformações sociais, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento da matemática e física.


Ajustando as expectativas...

Ou seja, essa é uma disciplina com abordagem bastante profissional, ligada à formação docente. Nela, os conceitos são usados como pretexto para atingirmos objetivos maiores da formação profissional. Pense assim: Você precisa ir a um outro continente e o seu objetivo é chegar lá. Para isso, você escolhe um meio de transporte adequado. Os conteúdos são o seu meio de transporte. Eles são importantes, porque sem eles você não vai. Mas o objetivo é chegar ao continente!