Apresentação da aula


O tamanho do céu


Abertura de texto - Semana 1


Caro professor, você sabia que o que diferencia um planeta de uma estrela é o seu tamanho? Se o planeta Júpiter fosse um pouco maior, ele “acenderia” e começaria a emitir luz e, curiosamente, teríamos dois sóis em nosso sistema solar.

Nesta aula, nós nos dedicaremos ao estudo dos tamanhos dos corpos celestes e das escalas cósmicas.

Como vimos na aula passada, um dos valores atribuídos ao conhecimento do universo é a elaboração da consciência cósmica, apresentada como uma percepção da nossa posição no universo, o que nos possibilita compreender o dimensionamento de nossas ações no mundo. Nesse sentido, o ensino de astronomia expressa um momento de complexificação de nossa relação com o mundo. Conhecer nosso planeta, nosso sistema solar, nossa galáxia são etapas desse processo.

Quando nos apropriamos desse conhecimento como uma ferramenta, passamos a recontextualizar nossas formas de ver o mundo e perceber novas dimensões. Por exemplo, uma estrela passa de um ponto brilhante no céu a um gigante corpo com gravidade, a um sistema solar, a uma fonte de transformação de energia e vida no universo. Aquilo que antes era um objeto desconhecido torna-se agora alavanca para expandir nosso conhecimento e permitir novas formas de entendimento do universo.

É nesse sentido que a astronomia, ao lidar com múltiplas dimensões - dos átomos às galáxias - auxilia a elaborar uma consciência da posição do homem no cosmos. O primeiro passo que daremos nessa direção está na estruturação de um pensamento quantitativo que nos permita lidar com as escalas de grandeza do universo, para poder representá-lo e podermos nos comunicar com os outros. Este é o desafio desta semana.

Um dos aspectos que vamos abordar são as ordens de grandeza que se relacionam a cada dimensão cósmica que iremos estudar. No Texto 1, essa discussão é apresentada para mostrar como nossa civilização lida com números gigantescos. Ali são manipuladas “potências de dez” como forma de representação desses grandes números. Baseado nessa leitura você pode responder ao questionário da atividade 1.

Para elaborar uma hierarquia entre as grandezas do universo para representá-las, vamos assistir aos vídeos “Do micro ao macro” e “Potências de 10”, que são semelhantes, nos quais é possível navegar pelas magnitudes do universo relacionando-as às potências de 10. Depois de assistir aos vídeos, você pode organizar sua própria régua de potências de 10, com imagens escolhidas por você, para realizar a atividade 2.

Finalmente, a atividade que vamos desenvolver é a que mostra como lidar com o tamanho dos corpos celestes quando queremos representá-los, de forma que outras pessoas consigam nos compreender. É importante trabalhar com estimativas de proporcionalidade para expressar imagens, que permitam comunicar essas grandezas e corrigir as impropriedades que aparecem muitas vezes nos materiais didáticos e nos meios de comunicação. Criar essas representações auxilia a compreensão das pessoas e causa deslumbramento. Por exemplo, se a Terra fosse uma bola de ping-pong, Júpiter seria uma melancia e o Sol teria o tamanho de um caminhão. Esse é o espírito da atividade 3.


!!! Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.