Apresentação da aula


Astronomia na escola


Abertura de texto - Semana 1


Caro professor, seja bem vindo ao curso Universo e ensino de Ciências!

Nessa primeira aula temos como objetivo fazer uma reflexão sobre qual valor atribuímos ao conhecimento do cosmos.

Elaborar essa pergunta ajuda a criar elementos para entendermos a relevância que damos a certas formas de conhecimento e, ao mesmo tempo, norteiam a seleção de nossos temas de interesse e, consequentemente, as ênfases que damos a eles em sala de aula.

Assim, sua primeira tarefa nesse curso é nos responder um questionário que tem como objetivo nos balizar sobre os conhecimentos anteriores que vocês têm sobre o Universo.

Em seguida iniciaremos nosso trabalho com a leitura de uma pequena parte de uma dissertação de mestrado em ensino de astronomia. Nela são discutidas algumas formas de como estabelecemos relações com o conhecimento da astronomia. Assistiremos também a um trecho de um documentário de astronomia da série Cosmos.

Nesses materiais aparece o que chamamos de dimensão axiológica do conhecimento, ou seja, uma discussão sobre os valores e os fins atribuídos ao conhecimento. Esses valores, os quais raramente explicitamos para nossos estudantes, estão impregnados na forma como damos aula e consequentemente ao sentido que atribuímos à conceitos e teorias.

Depois da leitura realizaremos uma atividade e uma discussão sobre a importância e necessidade da apropriação dessa forma de conhecimento. O resultado que pretendemos é o de realizar uma reflexão que aponte para as dificuldades que enfrentamos ao levarmos esse conhecimento para sala de aula, pois entre ele o os alunos estamos nós, mediando e atribuindo valores do seu uso cotidiano.

!!! Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.