Iniciando a conversa


O sistema Circulatório


O sistema circulatório é um sistema de distribuição e vigilância. O oxigênio e os nutrientes obtidos nos pulmões e no intestino são levados para os tecidos, enquanto o gás carbônico e os metabólitos são transportados para os pulmões e os rins. É através do sistema circulatório que são transportados os hormônios produzidos nas glândulas endócrinas e também as moléculas de alerta e defesa, responsáveis pela reação a agentes externos. (Figura 6.1).

Figura 6.1
Figura 6.1: Funções do sistema circulatório.
Fonte: CEPA

Este sistema é formado por um conjunto altamente complexo de transporte, que compreende os vasos sanguíneos e um sistema de bombeamento (coração); além disso, o sangue, que é o fluido dos vasos, é composto pelo plasma e por diversos tipos celulares, que apresentam uma série de funções fisiológicas.

Animação 1 - Sistema circulatório (Figura 6.2).

O plasma é a parte líquida do sangue e contém 90% de água e 10% de substâncias como proteínas e sais minerais. As substâncias que não se dissolvem em água sempre estão ligadas a outras moléculas, formando complexos mais hidrossolúveis.

Três tipos celulares auxiliam a função de distribuição e vigilância e são eles produzidos na medula óssea a partir de células-tronco hematopoiética pluripotente (figura 6.3): as hemácias (animação 2), que transportam O2 e CO2; as plaquetas (vídeo), responsáveis pelo transporte de fatores de coagulação e moléculas que reparam lesões na parede dos vasos; e os leucócitos (animação 3), células de defesa que fazem parte da defesa do organismo.

Figura 6.3

Figura 6.3: Células-tronco hematopiéticas pluripotentes.

Animação 2 - Hemácias. (Figura 6.4).

Vídeo 1 - Plaquetas e coagulação.


(Passe o ponteiro do mouse sobre a figura para visualizar as porcentagens)

Animação 3 - Leucócitos. (Figura 6.5).

O sangue circula por vasos conhecidos como artérias e veias. A ligação entre as artérias e as veias é feita pelos capilares. As artérias são os vasos que saem do coração, enquanto as veias são os que chegam ao coração. (Figura 6.6).

Animação 4 - Vasos sanguíneos. (Figura 6.6).

O sistema circulatório está dividido em sistêmico e pulmonar, sendo que a circulação sistêmica também é conhecida como grande ou periférica, e a pulmonar é também denominada pequena circulação. As artérias pulmonares saem do ventrículo direito para os pulmões, carregando sangue não oxigenado (também chamado sangue venoso). Este sangue recebe oxigênio nos pulmões e volta para o coração, através de veias pulmonares para o átrio esquerdo (circulação pulmonar). O sangue passa, então, para o ventrículo esquerdo, sendo distribuído para todo o organismo através da rede arterial. As artérias de maior calibre dividem-se em vasos de calibre cada vez menor, até chegar às arteríolas e capilares. Nos capilares, o oxigênio e outros nutrientes são passados para os tecidos, e é neste mesmo local que são recolhidos o gás carbônico e os metabólitos. O sangue continua fluindo dos capilares para as veias de pequeno calibre, conhecidas como vênulas, e estas se juntam a veias de calibre maior até chegarem às veias cava superior e inferior, que desembocam no átrio direito, carregando sangue com baixa taxa de oxigênio.