Construindo a cidadania


Alimentação na vida real


“Uma imagem vale mais do que mil palavras” – esse é o bordão que repetimos e repetimos inúmeras vezes, não é assim? Pois bem, você já reparou como são as imagens associadas à comida em propagandas de revistas, jornais e outros meios de comunicação? Em geral, as fotos trazem pratos perfeitos, coloridos, apetitosos e fartos. Mas, e na realidade, como são?

Faça o teste: observe com muito cuidado uma propaganda de alimento que você encontrar em qualquer revista. Em seguida, procure no supermercado, lanchonete ou restaurante pelo mesmo produto anunciado. A imagem corresponde à realidade? Caso não corresponda, pense em quantas vezes você já comprou e ingeriu um alimento movido pela propaganda e, ao consumi-lo, nem se deu conta de que o que comprou não condizia com a imagem que o motivou a comprá-lo...

Vamos agora olhar para sua sala de aula. Em geral, no capítulo dedicado à alimentação, os livros didáticos trazem inúmeras ilustrações. Analise essas figuras com cuidado. Os alimentos ali retratados fazem parte do cotidiano dos seus alunos? São acessíveis a eles na oferta e na capacidade de compra desses estudantes? As imagens são corretas, retratam com fidelidade e sem maquiagem os alimentos apresentados? Rótulos e marcas estão descaracterizados? Há algum tipo de imagem que possa induzir ao consumo?

Esses aspectos devem passar pelo seu olhar criterioso de professor e, caso haja alguma inadequação, é importante que você intervenha.