Gravidez


Mudanças maternas durante a gravidez


Agora que já trabalhamos um pouco dos conceitos relacionados ao sexo, assista aos vídeos sobre gravidez e, na sequência, leia o texto sobre alterações no corpo feminino durante e após a gravidez.


Ao redor do final do terceiro mês de gravidez, o útero ocupa a maior parte da cavidade abdominal e, com o passar do tempo e o desenvolvimento do feto, este passará a ocupar mais e mais espaço. Ao final da gestação, o útero ocupará praticamente toda a cavidade abdominal, empurrando para cima os intestinos, o fígado e o estômago.

A pele também sofre algumas alterações, como aumento da pigmentação ao redor dos olhos, na região malar, nas aréolas das mamas e na parte inferior do abdomen. Normalmente, a expansão da pele da região da barriga e dos seios causa o aparecimento de estrias. Ademais, a mulher ganha peso devido ao feto, placenta, líquido amniótico, aumento do útero, líquidos corporais, além de aumento das mamas preparando-se para a amamentação, e dor na parte inferior do dorso.

Além disso, a mulher também passa por alterações em seus sistemas circulatório e respiratório, uma vez que o aporte de sangue e oxigênio agora também deve atender às demandas do feto.

Com relação ao trato gastrointestinal, mulheres grávidas tendem a ter um aumento no apetite. Devido ao crescimento do útero, a pressão exercida no estômago pode forçar os conteúdos estomacais de volta para o esôfago, causando azia. Constipação, náuseas e vômito, além de pressão sobre a bexiga urinária, com incontinência urinária, podem ser outros sintomas sentidos pela mulher.