Apresentação da aula


Sexo, gravidez e métodos contraceptivos


Semana 10 - abertura


Como vocês devem se lembrar, na semana passada trabalhamos toda a parte de descrição dos sistemas genitais, bem como o controle hormonal sobre a produção de gametas sexuais e sobre a preparação do corpo feminino para uma possível gravidez. Todos estes temas despertam grande interesse nos alunos e, como já comentado na semana passada, estão intimamente relacionados com o sexo e suas consequências. Nesta etapa da vida, os alunos estão passando por modificações em seus corpos justamente controladas pelas alterações nos níveis sanguíneos de hormônios sexuais, e a descoberta da sexualidade começa a tomar proporções maiores.

Dessa maneira, nossa preocupação com a orientação sexual dos estudantes deve ser bem pensada e trabalhada de maneira adequada, uma vez que, muitas vezes, os jovens não têm informações suficientes sobre sexualidade, os pais não conseguem orientar os filhos e a escola nem sempre consegue conscientizar os jovens sobre a importância dos cuidados e da valorização do seu corpo.

Durante esta atividade, vamos apresentar algumas informações sobre sexo e gravidez. Além disso, trabalharemos também um texto com uma proposta de atividades sobre reprodução, que foram desenvolvidas no Paraná.

Mas, antes de darmos continuidade às atividades desta semana, reflita sobre as seguintes questões: O que é sexualidade? Como abordar temas que são, ao mesmo tempo, tão importantes mas também considerados tabus? Qual o seu papel neste processo como professor de ciências?