Roteiro da Semana 10

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: 03 - Ser Humano e Educação em Ciências
Livro: Roteiro da Semana 10
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça-feira, 18 jun. 2024, 08:42

Descrição

Roteiro da Semana 10 do Curso de Ser Humando e Educação em Ciências

Apresentação da aula


Sexo, gravidez e métodos contraceptivos


Semana 10 - abertura


Como vocês devem se lembrar, na semana passada trabalhamos toda a parte de descrição dos sistemas genitais, bem como o controle hormonal sobre a produção de gametas sexuais e sobre a preparação do corpo feminino para uma possível gravidez. Todos estes temas despertam grande interesse nos alunos e, como já comentado na semana passada, estão intimamente relacionados com o sexo e suas consequências. Nesta etapa da vida, os alunos estão passando por modificações em seus corpos justamente controladas pelas alterações nos níveis sanguíneos de hormônios sexuais, e a descoberta da sexualidade começa a tomar proporções maiores.

Dessa maneira, nossa preocupação com a orientação sexual dos estudantes deve ser bem pensada e trabalhada de maneira adequada, uma vez que, muitas vezes, os jovens não têm informações suficientes sobre sexualidade, os pais não conseguem orientar os filhos e a escola nem sempre consegue conscientizar os jovens sobre a importância dos cuidados e da valorização do seu corpo.

Durante esta atividade, vamos apresentar algumas informações sobre sexo e gravidez. Além disso, trabalharemos também um texto com uma proposta de atividades sobre reprodução, que foram desenvolvidas no Paraná.

Mas, antes de darmos continuidade às atividades desta semana, reflita sobre as seguintes questões: O que é sexualidade? Como abordar temas que são, ao mesmo tempo, tão importantes mas também considerados tabus? Qual o seu papel neste processo como professor de ciências?

Resposta Sexual


Resposta sexual humana


Agora, assista aos vídeos na ordem indicada e, depois, leia os textos a seguir e realize as atividades indicadas.


Antes, durante e depois do ato sexual, as respostas fisiológicas e emocionais, tanto de homens quanto de mulheres, apresentam uma sequência comum de eventos, que chamamos de resposta sexual humana.

Esta resposta sexual apresenta quatro estágios: excitação, platô, orgasmo e resolução. Durante a excitação, estímulos físicos e psicológicos provocam a ação do sistema nervoso parassimpático na região pélvica, o que favorece o relaxamento da musculatura lisa vascular e causa a vasocongestão dos tecidos genitais. Estes mesmos estímulos parassimpáticos promovem a liberação de fluidos lubrificantes tanto na vagina quanto no pênis. Essas alterações que se iniciam durante a fase de excitação são mantidas com grande intensidade durante a fase de platô, que pode durar de alguns segundos a muitos minutos.

A fase que normalmente é a mais breve é o orgasmo. Durante o orgasmo, intensas explosões do sistema simpático causam contrações rítmicas da musculatura lisa dos órgãos genitais, bem como dos músculos esqueléticos do períneo. Nesta fase, o homem ejacula e ambos os sexos experimentam intensas sensações de prazer. Esta fase é seguida da fase de resolução, que é marcada por uma sensação de profundo relaxamento e o retorno das atividades corporais para o estado não excitado. É importante lembrar que as quatro fases nem sempre estão bem definidas e separadas umas das outras, e podem variar de pessoa para pessoa ou até na mesma pessoa em ocasiões diferentes.

Homens


Alterações nos homens


O pênis é flácido na maior parte do tempo devido a descargas do sistema simpático, que limitam seu aporte sanguíneo. Durante o processo de ereção, impulsos parassimpáticos provocam o relaxamento do músculo liso das artérias da base do pênis. Isso permite a entrada de grandes quantidades de sangue nos seios sanguíneos, comprimindo as veias que drenam o pênis, desacelerando o fluxo sanguíneo. Neste mesmo momento, é secretado o muco pelas glândulas bulbouretrais. Durante o platô, existe um aumento na glande do pênis e, quando acontece o orgasmo, as contrações da musculatura lisa dos ductos e glândulas levam o sêmen até a uretra. A seguir, contrações da musculatura do períneo promovem a ejaculação, levando o sêmen para o exterior do corpo. Durante a ejaculação, acontece o fechamento do esfíncter da bexiga, impedindo que a urina saia junto com o sêmen e que os espermatozoides atinjam a bexiga. Após a ejaculação, o pênis retorna ao seu estado flácido, pois a condição inicial é restaurada.

Mulheres


Alterações nas mulheres


Os primeiros sinais de excitação nas mulheres também são causados por impulsos parassimpáticos. Acontece a lubrificação da vagina, a ereção do clitóris, a vasocongestão dos lábios do pudendo e o relaxamento do músculo liso da vagina. Após o estágio de platô, a vasocongestão da vagina causa um intumescimento do tecido e estreita a sua abertura, de maneira que o pênis fica mais “preso”. Caso haja continuidade na estimulação sexual, o orgasmo feminino também está associado a contrações rítmicas da musculatura da pelve e do períneo.

[Atividade] - Questionário 1


Questionário - semana 10


!!! [Questionário] - Responda as questões para realizar a atividade.

Gravidez


Mudanças maternas durante a gravidez


Agora que já trabalhamos um pouco dos conceitos relacionados ao sexo, assista aos vídeos sobre gravidez e, na sequência, leia o texto sobre alterações no corpo feminino durante e após a gravidez.


Ao redor do final do terceiro mês de gravidez, o útero ocupa a maior parte da cavidade abdominal e, com o passar do tempo e o desenvolvimento do feto, este passará a ocupar mais e mais espaço. Ao final da gestação, o útero ocupará praticamente toda a cavidade abdominal, empurrando para cima os intestinos, o fígado e o estômago.

A pele também sofre algumas alterações, como aumento da pigmentação ao redor dos olhos, na região malar, nas aréolas das mamas e na parte inferior do abdomen. Normalmente, a expansão da pele da região da barriga e dos seios causa o aparecimento de estrias. Ademais, a mulher ganha peso devido ao feto, placenta, líquido amniótico, aumento do útero, líquidos corporais, além de aumento das mamas preparando-se para a amamentação, e dor na parte inferior do dorso.

Além disso, a mulher também passa por alterações em seus sistemas circulatório e respiratório, uma vez que o aporte de sangue e oxigênio agora também deve atender às demandas do feto.

Com relação ao trato gastrointestinal, mulheres grávidas tendem a ter um aumento no apetite. Devido ao crescimento do útero, a pressão exercida no estômago pode forçar os conteúdos estomacais de volta para o esôfago, causando azia. Constipação, náuseas e vômito, além de pressão sobre a bexiga urinária, com incontinência urinária, podem ser outros sintomas sentidos pela mulher.

Parto


Como é o trabalho de parto


Entendemos o termo trabalho de parto como sendo o processo pelo qual o feto é expulso do útero através da vagina.

O trabalho de parto se inicia quando as contrações uterinas ocorrem em intervalos regulares, sendo que, à medida que o tempo passa, diminui o intervalo entre as contrações . Ele pode ser dividido em dilatação, expulsão e placentário. O estágio da dilatação é marcado pela dilatação completa do colo do útero (10cm). Geralmente, ocorre também o rompimento do saco amniótico, com a liberação de seu líquido. Este estágio tem uma duração típica entre 6 e 12 horas. Esta etapa é seguida do estágio da expulsão, que é o espaço de tempo entre a dilatação completa do colo do útero e a saída do bebê pela vagina. Após o parto, chamamos de estágio placentário o período pós- parto, que compreende a expulsão da placenta, reduzindo as chances de hemorragia.

[Atividade] - Questionário 2


Questionário 2 - semana 10


!!! [Questionário] - Responda as questões para realizar a atividade.

[Atividade] - Fórum


Fórum - semana 10


!!! Clique aqui para realizar a atividade.

[Atividade] - Sequência Didática


Questionário - semana 3


!!! [SD] - Dê início a atividade.

Material impresso (PDF)


Semana 10


Material Impresso - Semana 10

Caso queira ter acesso ou imprimir parte do conteúdo desta semana,
clique no símbolo acima.