Resposta Sexual


Resposta sexual humana


Agora, assista aos vídeos na ordem indicada e, depois, leia os textos a seguir e realize as atividades indicadas.


Antes, durante e depois do ato sexual, as respostas fisiológicas e emocionais, tanto de homens quanto de mulheres, apresentam uma sequência comum de eventos, que chamamos de resposta sexual humana.

Esta resposta sexual apresenta quatro estágios: excitação, platô, orgasmo e resolução. Durante a excitação, estímulos físicos e psicológicos provocam a ação do sistema nervoso parassimpático na região pélvica, o que favorece o relaxamento da musculatura lisa vascular e causa a vasocongestão dos tecidos genitais. Estes mesmos estímulos parassimpáticos promovem a liberação de fluidos lubrificantes tanto na vagina quanto no pênis. Essas alterações que se iniciam durante a fase de excitação são mantidas com grande intensidade durante a fase de platô, que pode durar de alguns segundos a muitos minutos.

A fase que normalmente é a mais breve é o orgasmo. Durante o orgasmo, intensas explosões do sistema simpático causam contrações rítmicas da musculatura lisa dos órgãos genitais, bem como dos músculos esqueléticos do períneo. Nesta fase, o homem ejacula e ambos os sexos experimentam intensas sensações de prazer. Esta fase é seguida da fase de resolução, que é marcada por uma sensação de profundo relaxamento e o retorno das atividades corporais para o estado não excitado. É importante lembrar que as quatro fases nem sempre estão bem definidas e separadas umas das outras, e podem variar de pessoa para pessoa ou até na mesma pessoa em ocasiões diferentes.