TECNOLOGIAS

Geoprocessamento


GEOPROCESSAMENTO DE DADOS

O termo indica um processo de processamento de dados, que geralmente tem sentido para os profissionais de Informática e de Ciência da Informação e Documentação. Processar dados representa um ciclo de produção, que envolve o planejamento, a coleta, a organização e a análise dos dados; geoprocessamento implica o mesmo significado do processamento de dados que é acrescido de informação geográfica. Observe que a definição de geoprocessamento não implica exclusividade de obtenção de coordenadas geográfica, apesar de ser o significado mais prevalente.


GEOCODIFICAÇÃO

É o processo de conversão de endereço (logradouro, número, cidade) em coordenadas geográficas (latitude, longitude), a ser usado em geoprocessamento de dados, que pode ser automatizado, ou informatizado, ou realizado manualmente com o uso de instrumentos como GPS (Global Positionning System). A geocodificação reversa é a conversão de coordenadas geográficas em endereço . Confira o link (clique).


GEORREFERENCIAMENTO

O termo georreferenciamento tem um significado mais técnico, da área de cartografia, pois envolve conhecimento específico de sistemas de projeção, datum de referenciamento, tipos de projeção, correções geométricas etc. Trata-se de área intensiva em métodos geométricos, pois envolve a projeção de sólidos de resolução em terceira dimensão para duas dimensões, para produzir mapas. É uma área bastante complexa, que interessa, também, ao profissional da Informática que pretende construir bases cartográficas digitais de alta precisão. Há pouco interesse neste conceito para o uso de mapas digitais em Epidemiologia.


** É muito comum encontrar textos que confundem georreferenciamento com geocodificação, mas isto não deve implicar grandes prejuízos para os Programas de Atenção Primária.