CONCEITOS


Os textos sobre a territorializacão na Atenção Primária apresentam conceitos que merecem a atenção do leitor. Alguns conceitos foram gerados em trabalhos interdisciplinares com geógrafos e profissionais da área da saúde e representam construções que vão além da interpretação gramatical, requerendo a conexão de conteúdos e de significados.

Por isso, esta sessão apresenta um conteúdo resumido sobre as principais ideias que são levantados na maioria dos textos envolvendo o tema da territorialização. Não é um glossário, pois, em alguns momentos, serão feitas reflexões dialéticas, de que os alunos podem participar, por mera vontade, expressando sua opinião a respeito, no fórum desta sessão. Esta atividade não será considerada na avaliação, mas  visa a estimular o estudo do conteúdo da Geografia Médica, ou Geoepidemiologia ou Geografia da Saúde.

 As descrições foram transcritas do livro: GUSSO G & LOPES JMC. Tratado de Medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Capítulo 28, Volume I. Territorialização.

Compreender o processo saúde-doença não é tarefa simples ou trivial, e, por isso, as oportunidades interdisciplinares devem ser aproveitadas. Então, bom proveito.

 Geografia da fome