O sistema linfático


A limpeza do organismo


O sistema linfático é um sistema de limpeza do organismo, responsável pela retirada do excesso de líquido, proteínas, detritos celulares e outros materiais dos espaços teciduais. Os capilares são capazes de reabsorver a maior parte das substâncias que extravasam para os tecidos. Apenas 10% destas é captado pelos vasos linfáticos. A quantidade de linfa formada por dia é de 2 a 3 litros.

Uma vez dentro dos vasos, o líquido resultante é denominado linfa. Praticamente todas as partes do corpo contêm vasos linfáticos e mesmo os vasos linfáticos inferiores mais periféricos levam a sua linfa, passando pelo canal torácico, até a veia subclávia e a jugular interna na região próxima ao pescoço, liberando a linfa no sangue venoso.

Figura 6.12
Figura 6.12: Esquema de vasos linfáticos.

Os vasos linfáticos têm uma estrutura anatômica especial, o que permite que as moléculas de alto peso molecular possam ser captadas do líquido intersticial, e esta é a única maneira de retirar essas moléculas que, devido ao seu grande tamanho, são impedidas de passar pelos capilares sanguíneos.

Figura 6.13
Figura 6.13: Vasos linfáticos.

O sistema linfático também é um dos responsáveis pela absorção dos nutrientes oriundos do sistema digestório, sendo a principal via para a captação de gordura.