Atividade de Produção em Libras (A08)
Enunciado:
Grave UMA FRASE COMPARATIVA em Libras, usando os sinais MELHOR ou FORTE.
Para isso, você precisará escolher DUAS ENTIDADES (pessoa, animal, objetos, alimentos, conceitos) para a comparação e usar o sinal COMPARATIVO em Libras.
Por exemplo:
O leão é mais forte do que o homem.
Em Libras, a ordem dessa sentença será:
Sinal de LEÃO + apontamento ELE para um local à direita + sinal FORTE + sinal COMPARATIVO (“MAIS QUE”) com início do movimento no local correspondente ao leão, à direita + Sinal de HOMEM + apontamento ELE para o local onde o sinal comparativo terminou, à esquerda
Observação: Não esqueça de colocar cada membro da comparação em lugares diferentes do espaço em frente ao seu corpo.
Para entender como criar os pontos de referência no espaço em sua frase, veja o vídeo abaixo:
Veja também, abaixo, as fotos que ilustram um exemplo de frase comparativa em libras:
CACHORRO, à direita do corpo (veja como o corpo do sinalizador está deslocado à direita)
BRAVO
Início do sinal Comparativo (veja que o movimento se inicia à direita, onde foi sinalizado CACHORRO)
Final do movimento do sinal Comparativo (veja que o movimento termina à esquerda, onde será sinalizado GATO)
GATO à esquerda do corpo (veja como o corpo do sinalizador está deslocado à esquerda)
O vídeo da atividade de compreensão desta semana pode ajudá-lo nesta produção.
Reveja, abaixo, para entender como usar o sinal COMPARATIVO em libras:
Vídeo da atividade de compreensão 8
Veja, agora, como sinaliza MELHOR e FORTE em Libras:
MELHOR:
FORTE:
ATENÇÃO: Faça uma legenda em português da sua frase sinalizada.
INSTRUÇÕES:
1) Leia com cuidado a página com as dicas de treinamento desta semana, sobre organização da sinalização no espaço e pratique os sinais indicados.
2) O sinal COMPARATIVO (“MAIS QUE”), em Libras, é direcional. O início do movimento dele marca a primeira entidade da comparação, que é “mais...do que” a segunda entidade, que é realizada no ponto em que o sinal termina;
3) Quando estamos nos referindo a outras pessoas, em Libras, é importante colocá-las em pontos fixos no espaço de sinalização, deixando a frase visualmente mais organizada.
Há diferentes formas de fazer demarcações de pessoa no espaço, mas uma das maneiras mais simples é o apontamento para um lugar nesse espaço.
Antes de falarmos sobre alguém, nós apontamos para um ponto fixo em frente do corpo (realizando o sinal “ELE/ELA”). Depois, ao longo do discurso, apontamos para a mesma direção toda vez que nos referimos novamente a essa pessoa.
Então, depois de sinalizar a PRIMEIRA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, você aponta para a direita, por exemplo, criando o ponto de referência dela no espaço, e, depois faz o sinal de comparação “MAIS QUE”, iniciando o movimento dele onde está essa primeira entidade e terminando-o no ponto onde coloca a SEGUNDA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, à esquerda. Para colocar essa SEGUNDA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, você também sinaliza o sinal dela, depois o apontamento para a esquerda.
Uma outra forma de marcar o espaço dessas duas entidades é fazendo um leve deslocamento do tronco à direita, para marcar UMA delas, e um deslocamento à esquerda, para marcar a SEGUNDA.
4) Assista ao TUTORIAL PARA O ENVIO DO VÍDEO:
5) Utilize os sinais presentes em nosso GLOSSÁRIO.
Se precisar, você também pode consultar esses dois dicionários de Libras on-line que indicamos em nosso curso:
https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/
https://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/
6) Em Libras, não tem sinais que equivalem às preposições usadas em português. Não é preciso, portanto, sinalizar "do" e “da” (de + o/de+a). Também não é necessário fazer a conjunção “que", e não precisa fazer o verbo "é", em Libras.
Lembretes:
- Atentem-se à distância em que vocês estão sendo gravados: é necessário que a gravação mostre seu tronco, sua cabeça, suas mãos;
- Também evitem filtros e não editem vídeos com cortes e pausas, procurando sempre gravar em locais bem iluminados e com a câmera na horizontal;
- Você pode gravar seu vídeo pelo próprio moodle ou usar o YouTube para isso. Se usar este último método, lembre-se de que precisa deixar o vídeo disponível apenas para quem tem o link, alterando a visibilidade para “não-listado”. Cuidado para não gravar seu vídeo no formato "short”;
- Também não se esqueçam de ler os feedbacks para saberem o que vocês podem melhorar para as próximas atividades. Os feedbacks ficam na aba da Atividade de Produção, abaixo do vídeo que você enviou. Em geral, seu tutor corrigirá a sua atividade na semana seguinte ao envio, depois do fechamento da aula;
- Note que pode editar e mudar o seu envio até a data final de entrega.