ATIVIDADE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ATIVIDADE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Yves Chevallard, pesquisador da área de didática da Matemática, afirma que um conhecimento ao ser transposto para o contexto escolar acaba sendo transformado, perdendo alguns de seus aspectos importantes presentes no contexto original da pesquisa e ganhando outros, próprios do contexto sócio-educacional no qual será ensinado. O texto de Alves-Filho mostra as transformações ocorridas no conteúdo de eletrostática do contexto da pesquisa até sua apresentação na sala de aula.
Usando as categorias abaixo, e dispondo de um extrato científico original e de um extrato de um livro didático do Ensino Médio, procure mostrar alguns aspectos presentes em seu processos de transposição.
Redução do tempo
Operacionalização
Dogmatização - manutenção de produtos e exclusão dos processos
Despersonalização - “publicização” - perda do conteúdo da descoberta, da ação do indivíduo
Desincretização - perda do contexto epistemológico (problemático) ao qual se vincula
Descontextualização - perda da historicidade
Riscos:
a)inviabilidade temporal, inadequação
b)descaracterização do saber