5. Resumo (feedback) do exercício - Feito pelos monitores
Resumo dos Exercícios entregues pelos alunos sobre os Seminários do Capítulo 8
Os seminários foram importantes porque mostraram o interesse pelo tema e a capacidade de encontrar a relevância da sua pesquisa bibliográfica. Assim, o grau de interesse e de relevância varia de apresentador para apresentador e de aluno para aluno (o que é natural).
Aproveitamos para chamar a atenção de alguns aspectos que se destacaram na percepção dos alunos em relação aos seminários apresentados.
Todos seminários foram considerados relevantes ou interessantes por um ou mais alunos. Destacam-se:
Relevante:
Seminário da Maete. “Festinger revisitado: Sacrifício e argumentação como fontes de conflito na tomada de decisão”. Os pontos mencionados pelos alunos para a escolha deste seminário foram, entre outros:
- Expansão dos conceitos trazidos pelo livro
- Ótima relação com a obra artística
- Exploração dos mecanismos de escolha
- Relação bem estabelecida com o dia-a-dia
Interessante:
Seminário do Douglas. “Gosto, logo acredito: o funcionamento cognitivo-argumentativo das fake news”. Os pontos mencionados pelos alunos para a escolha deste seminário foram, entre outros:
- Trata de um tema atual e importante
- Fala sobre o enquadramento da informação
- Boa correlação com a dissonância cognitiva
- Relevância política do tema