Programação
-
-
Em virtude da Semana de Psicologia as aulas terão início no dia 31/08.
O texo a ser discutido encontra-se no campo Aula 1
O link da aula remota encontra-se a seguir
Sejam todos/as bem-vindos/as!!!
-
-
FFCLRP – DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Disciplina: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO - 5940632
Profa. Dra. Sylvia D. Barrera (sdbarrera@ffclrp.usp.br)
Monitora: Bruna Domingues F. da Silva (brunadomingues13@usp.br)
Estagiária PAE: Camila Museti (camilamuseti@usp.br)
2o. Semestre 2020
Objetivos Gerais
Apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições do conhecimento psicológico para a análise e intervenção psicológica na área educacional.
Objetivos Específicos:
- Apresentar os paradigmas teóricos clássicos em psicologia, destacando suas contribuições para a educação;
- Apresentar, com base em teorias cognitivas e interacionistas, a abordagem construtivista dos processos de ensino e aprendizagem;
- Analisar e discutir temas básicos em Psicologia e suas repercussões sobre as práticas educativas (motivação; inteligência; interação social)
- Refletir sobre questões educacionais atuais, destacando as possíveis atuações do psicólogo escolar.
Conteúdo
Unidade I: Teorias psicológicas clássicas e Educação
- Relações entre Psicologia e Educação: contribuições e limitações da aplicação do conhecimento psicológico à Educação
- Abordagens clássicas em psicologia e suas concepções de homem, mundo e educação: Psicanálise, Behaviorismo e Humanismo
Unidade II – Abordagens cognitivas e interacionistas em Psicologia e suas contribuições para a Educação
- Teorias cognitivas da aprendizagem: a teoria da aprendizagem verbal significativa e a abordagem do processamento de informação
- Abordagens interacionistas em Psicologia: contribuições da epistemologia genética e da abordagem sócio-histórica para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem
- Construtivismo: vertentes epistemológica, psicológica e educacional.
Unidade III: Temas básicos em educação
- Motivação e rendimento acadêmico (Teorias cognitivas da Atribuição Causal e Auto-Eficácia)
- Inteligência e aprendizagem
- Relações Prof. x Aluno e suas implicações para a aprendizagem
- Interação entre alunos e aprendizagem escolar
Unidade Transversal: Questões educacionais atuais (Sessões Temáticas)
- Fracasso escolar
- Indisciplina / violência escolar / bullying
- Avaliação educacional: progressão continuada; avaliação formativa
- Inclusão escolar / Deficiência / Diversidade
- Reforma do Ensino Médio / Base Nacional Comum Curricular
- Metodologia
- Atividades síncronas: (1) aulas quinzenais através do Google meet; (2) Exposição e discussão (pelos alunos) de questões educacionais atuais (Sessões Temáticas)
- Atividades assíncronas: (1) Estudos dirigidos; (2) Envio de slides e/ou aulas gravadas; (3) Fóruns de dúvidas e discussões
AVALIAÇÃO:-
Atividades propostas ao longo da disciplina (média com peso 2)
Elaboração e Exposição de Sessão Temática (Auto-avaliação peso 2)
Frequência /participação – participação nas aulas e nos Fóruns (média com peso 1)
BIBLIOGRAFIA BÀSICA
ANTUNES, M. A. M. Psicologia e Educação no Brasil: uma análise histórica. Em: R. A. AZZI e M. H. T. A. GIANFALDONI (Orgs.) Psicologia e Educação (p. 09-32). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
BARRERA, S. D. Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poiesis Pedagógica, v. 8, no. 2 , p. 159-175, 2010.
BORUCHOVITCH, E. Inteligência e motivação: perspectivas atuais. Em: E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.) A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea (p. 96-115). Petrópolis: Vozes, 2001.
BREARLEY, M. & HITCHFIELD, E. Julgamento Moral. Em: Guia Prático para entender Piaget. (p.147-168). São Paulo: Ibrasa, 1973.
CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Cap. 1 (p. 7-20). Porto Alegre: Artmed, 2002.
COLL, C. & MIRAS, M. A representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. Em: C. COLL e cols. (Orgs.) Desenvolvimento Psicológico e Educação. v. 2. Psicologia da Educação (p. 265-280). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLOMINA, R. & ONRUBIA, J. Interação educacional e aprendizagem escolar: a interação entre alunos. Em: C. Coll e cols. (Orgs.) Desenv. Psicológico e Educação, v. 2, Psicologia da Educação (p. 280-293). 2ª. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004,
CUNHA, M. V. (1). Freud - Psicanálise e Educação. Em: Psicologia da Educação (p. 13-42). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CUNHA, M. V (2). Pavlov, Watson & Skinner – Comportamentalismo e Educação. Em: Psicologia da Educação (p. 43-67). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GIANFALDONI, M. H. T. A. , RUBANO, D. R. & ZANOTTO, M. L. A ciência da aprendizagem e a arte de ensinar: com a palavra, Skinner. Em: R. A. AZZI e M. H. T. A. GIANFALDONI (Orgs.) Psicologia e Educação (p. 157-176). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
MADRUGA, J. A. G. Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa. Em: C. COLL e cols. (Orgs.) Desenvolvimento Psicológico e Educação, v. 2. Psicologia da Educação (p. 68-78). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.,
MIZUKAMI, M.G.N. Abordagem Humanista. Em: Ensino: as abordagens do processo (p. 37-57). S. Paulo: EPU, 1986.
NEILL, A. S. Liberdade sem medo: Summerhill. 16a. ed. (p.3-50). São Paulo: Ibrasa, 1976.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 2a. ed (Cap. 1, 2 e 4). São Paulo: Scipione, 1995.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. Em: Y. de La Taille, Y., M.K. Oliveira & H. Dantas (Orgs.) Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão (p. 23-34). S. Paulo: Summus, 1992.
PFROMM NETTO, S. A aprendizagem como processamento de informação. Em: Psicologia da Aprendizagem e do Ensino (p. 79-109). São Paulo: EPU-Edusp, 1987.
RAPPAPORT, C. Modelo Piagetiano. Em: Psicologia do Desenvolvimento (p. 51-85). São Paulo: EPU, 1981.
-
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO - CRONOGRAMA DE AULAS – 2º. Sem.2020
AGOSTO
31/08
Aula síncrona
Apresentação da Disciplina (Programa e Cronograma de Atividades)
Relações entre Psicologia e Educação (texto base ANTUNES)
SETEMBRO
07/09
FERIADO
14/09
Aula síncrona
Turma A
Psicanálise e Educação (Texto CUNHA -1)
Mesa temática (monitoras) – Evasão escolar
21/09
Aula síncrona
Turma B
Behaviorismo e Educação (Textos: CUNHA-2; GIANFALDONI et al)
Mesa temática 1
28/09
Aula síncrona
Turma A
Abordagem Humanista em Educação – Summerhill (Textos NEILL – p. 3-50; MIZUKAMI)
Ø Proposta de trabalho com base em análise de filmes (entrega até 18/10)
Mesa temática 2
OUTUBRO
05/10
Aula síncrona Turma B
Aprendizagem [verbal] significativa (texto MADRUGA)
Ø Atividade
Mesa temática 3
12/10
FERIADO
19/10
Aula síncrona
Turma A
Abordagem Cognitiva do Processamento de Informação (Texto PFROMM NETO)
Ø Atividade
Mesa temática 4
26/10
Aula síncrona
Turma B
Psicologia Genética – Conceitos básicos e Estágios do Desenvolvimento cognitivo (Texto RAPPAPORT)
Mesa temática 5
NOVEMBRO
02/11
FERIADO
09/11
Aula síncrona
Turma A
Psicologia Genética - Desenvolvimento Moral e implicações educacionais (Texto BREARLY & HITCHFIELD)
Ø Atividade
Discussão do Trabalho Turma A
16/11
Aula síncrona
Turma B
Psicologia Sócio-Histórica – princípios básicos e formação de conceitos (texto: OLIVEIRA Cap. 1 e 2)
Discussão do Trabalho Turma B
23/11
Aula síncrona
Turma A
Psicologia Sócio-Histórica - Zona de Desenvolvimento Proximal e implicações educacionais (Texto: OLIVEIRA Cap. 4)
Ø Atividade
Mesa temática 6
30/11
Aula síncrona
Turma B
Construtivismo - Implicações pedagógicas
(texto: CARRETERO)
Mesa Temática 7
DEZEMBRO
07/12
Aula síncrona
Turma A
Motivação: abordagem cognitiva (Texto BARRERA)
Ø Proposta de trabalho com base em análise de filme
Mesa Temática 8
14/12
Aula síncrona
Turma B
Inteligência (texto BORUCHOVITCH)
Mesa temática 9
21/12
Aula síncrona Turma A
Interação Prof. x Aluno (Texto COLL & MIRAS)
Mesa Temática 10
??????
Atividade assíncrona
Interação entre Alunos (texto COLOMINA & ONRUBIA)
(Encerramento da disciplina)
Entrega de análise de filme (duplas)
Composição da Nota
Atividades individuais realizadas – peso 2
*Apresentação de “Mesas temáticas” (em grupos de 4 alunos) – peso 2
Realização de trabalho escrito (em duplas) – análise de filmes – peso 2
*Frequência/participação nas aulas e fóruns de discussão
*Auto-avaliação (justificada)
-
-
Caros/as alunos/as
Este espaço é para você expressar dúvidas ou deixar seus comentários/reflexões sobre o tema da Aula 1.
Haverá um fórum para cada aula. Não se sinta obrigado/a a participar de todos. É apenas um veículo a mais para possibilitar a interação e aprofundamento das questões esboçadas em aula.
-
-
Deixe aqui suas dúvidas ou opiniões sobre o tema Behaviorismo e Educação
-
-
Este Fórum é para aqueles que assistiram aos vídeos e gostariam de formular comentários e/ou questões sobre as propostas educacionais dessas escolas. Participe!!!
-
-
Assista ao vídeo, leia o texto e traga sua(s) questão(oes) para ser (em) respondida(s)/discutida(s) na aula do dia 26/10.
-
-
Errata: O autor do texto base utilizado nessa aula é Carretero e não Madruga, conforme dito em aula.
-
-
ASSISTIR AO VÍDEO ANTES DA AULA DO DIA 21/12