Programação
-
Olá Turma, na próxima terça-feira , dia 11 de agosto, às 9h, iniciaremos nossas atividades. Nosso encontro será síncrono através do google meet (meet.google.com/atx-bhiv-kdv). Gostaríamos que fosse presencialmente, contudo, frente a situação posta pela pandemia do Covid-19, teremos que realizar todas as atividades virtualmente. Contamos com a colaboração de todos, para que esse novo jeito de caminhar seja significativo para todos nós. Sejam bem- vindos.
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" - Paulo Freire
-
Nesta aula realizaremos a apresentação disciplina, cronograma e estabeleceremos alguns contratos. Na sequência teremos uma aula sobre Epistemologia, metodologia e subjetividade com o Prof. Dr. Fernando Luís González Rey (1949 -2019), segue breve apresentação.
Titulação acadêmica: Psicólogo pela Universidad de la Habana (1973), Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia general em Moscou (1979), Pós-doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Acadêmica de Ciências de Moscou (1987).
Ocupação e vinculação institucional: Foi professor titular do Centro Universitário de Brasília. Foi professor visitante institucional da Universidade Autônoma de Madri (2004-2012), assim como professor e assessor do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidad de San Carlos em Guatemala (2002-2012).
Grupos de pesquisa: Estudo da subjetividade na saúde e na educação: o impacto na prevenção, na promoção de saúde e na orientação da educação para o desenvolvimento humano (UniCEUB), Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano (UnB).
Links para assistir:
Perguntas para guiar:1. Que reflexões Fernando G. Rey faz que colaboram para pensar o processo de construção de conhecimento nas ciências, em especial nas ciências humanas?2. Como suas ideias colaboram para a reflexão sobre o processo de construção de conhecimento considerando as especificidades do objeto de investigação da Psicologia?3. Como a relação sujeito-objeto é complexificada a partir das considerações de Fernando G. Rey?4. Que questões ou comentários a fala de Fernando G. Rey mobilizam em meu aprendizado sobre epistemologia e produção de conhecimento em Psicologia?5. Que aproximações e que estranhamentos me provocam a fala de Fernando Rey? -
Nesta aula trataremos do tema Método quantitativo em pesquisa, nossa convidada será a Profa. Dra. Vanessa B.R. Leme, segue breve descrição da formação da convidada:
Professora Adjunta no Departamento de Cognição e Desenvolvimento no Instituto de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa - NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais). Psicóloga (Unesp-Bauru), Mestre (Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Unesp-Bauru), Doutora (Psicologia - FFCLRP/USP) e Pós-Doutora (UFSCar). Realizou dois estágios na Universidade do Porto (Portugal). É membro do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. É Editora Responsável da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia - UERJ (Qualis-CAPES A2) e Editora Associada da Revista Paidéia (Qualis Capes A1). Desenvolve projetos de pesquisas em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Centro de Psicologia -Portugal), FFCLRP-USP e UFSCar desde 2008. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. A docente é Bolsista Produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia do Ensino e Aprendizagem, com interesse nos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano; adolescência e transição para a vida adulta; processos de resiliência e vulnerabilidade; transições escolares; anos finais do ensino fundamental, habilidades sociais; competência social; habilidades sociais educativas; programas de habilidades sociais; saúde mental; percepção de apoio social; autoeficácia; clima escolar.
-
Trataremos do tema Metodologia qualitativa de pesquisa em psicologia, como convidado teremos o Prof. Dr. Daniel Goulart, segue breve apresentação do mesmo:
Professor Adjunto de Psicologia da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB). Doutor em Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester,Reino Unido/CAPES). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (FE-UnB), Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e Bacharel Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Subjetividade, Epistemologia e Metodologia Qualitativa. Seu foco de atenção teórica é o desenvolvimento de processos subjetivos envolvidos na atenção à saúde mental e na educação, bem como as questões epistemológicas, metodológicas e teóricas implicadas na articulação desses campos. Mais especificamente, seu objetivo de pesquisa atual reside no desenvolvimento de novos caminhos de inteligibilidade sobre estratégias institucionais que superem a patologização da vida.
-
texto Daniel Goulart Arquivo
-
Aula gravada, Prof. Dr. Daniel Goulart URL
-
power point Daniel Goulart Arquivo
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Pessoal, esta será nossa última aula, destinada a um fechamento, avaliação e entrega dos trabalhos escritos.
Coloque na pasta indicada seu trabalho para avaliação. Obrigada!
-
Trabalho final. Deve ser entregue até 01/12 Tarefa
-
-
Pessoal, por favor, preencham o roteiro sugerido para autoavaliacao e avaliacao da disciplina e poste os documentos no portal.