Programação

  • Informações iniciais

    Olá Turma, na próxima terça-feira , dia 11 de agosto, às 9h, iniciaremos nossas atividades. Nosso encontro será síncrono através do google meet (meet.google.com/atx-bhiv-kdv). Gostaríamos que fosse presencialmente, contudo, frente a situação posta pela pandemia do Covid-19, teremos que realizar todas as atividades virtualmente. Contamos com a colaboração de todos, para que esse novo jeito de caminhar seja significativo para todos nós. Sejam bem- vindos.


    "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo" Paulo Freire


  • 1ª Aula-11/08 - Apresentação da disciplina e aula - Epistemologia, metodologia e subjetividade.

    Nesta aula realizaremos a apresentação disciplina, cronograma e estabeleceremos alguns contratos. Na sequência teremos uma aula sobre Epistemologia, metodologia e subjetividade com o Prof. Dr. Fernando Luís González Rey (1949 -2019), segue breve apresentação.

    Titulação acadêmica: Psicólogo pela Universidad de la Habana (1973), Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia general em Moscou (1979), Pós-doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Acadêmica de Ciências de Moscou (1987).

    Ocupação e vinculação institucional: Foi professor titular do Centro Universitário de Brasília. Foi professor visitante institucional da Universidade Autônoma de Madri (2004-2012), assim como professor e assessor do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidad de San Carlos em Guatemala (2002-2012).

    Grupos de pesquisa: Estudo da subjetividade na saúde e na educação: o impacto na prevenção, na promoção de saúde e na orientação da educação para o desenvolvimento humano (UniCEUB), Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano (UnB).

    Links para assistir:






    Perguntas para guiar:
    1. Que reflexões Fernando G. Rey faz que colaboram para pensar o processo de construção de conhecimento nas ciências, em especial nas ciências humanas?

    2. Como suas ideias colaboram para a reflexão  sobre o processo de construção de conhecimento considerando as especificidades do objeto de investigação da Psicologia?

    3. Como a relação sujeito-objeto é complexificada a partir das considerações de Fernando G. Rey?

    4. Que questões ou comentários a fala de Fernando G. Rey mobilizam em meu aprendizado sobre epistemologia e produção de conhecimento em Psicologia?

    5. Que aproximações e que estranhamentos me provocam a fala de Fernando Rey?

  • 2ª aula- 18/08- Metodologia quantitativa de pesquisa em psicologia.

    Nesta aula trataremos do tema Método quantitativo em pesquisa, nossa convidada será a Profa. Dra. Vanessa B.R. Leme, segue breve descrição da formação da convidada: 

    Professora Adjunta no Departamento de Cognição e Desenvolvimento no Instituto de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa - NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais). Psicóloga (Unesp-Bauru), Mestre (Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Unesp-Bauru), Doutora (Psicologia - FFCLRP/USP) e Pós-Doutora (UFSCar). Realizou dois estágios na Universidade do Porto (Portugal). É membro do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. É Editora Responsável da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia - UERJ (Qualis-CAPES A2) e Editora Associada da Revista Paidéia (Qualis Capes A1). Desenvolve projetos de pesquisas em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Centro de Psicologia -Portugal), FFCLRP-USP e UFSCar desde 2008. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. A docente é Bolsista Produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia do Ensino e Aprendizagem, com interesse nos seguintes temas: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano; adolescência e transição para a vida adulta; processos de resiliência e vulnerabilidade; transições escolares; anos finais do ensino fundamental, habilidades sociais; competência social; habilidades sociais educativas; programas de habilidades sociais; saúde mental; percepção de apoio social; autoeficácia; clima escolar. 

  • 3ª aula- 25/08- Metodologia qualitativa de pesquisa em psicologia.

    Trataremos do tema Metodologia qualitativa de pesquisa em psicologia, como convidado teremos o Prof. Dr. Daniel Goulart, segue breve apresentação do mesmo:

    Professor Adjunto de Psicologia da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB). Doutor em Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester,Reino Unido/CAPES). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (FE-UnB), Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e Bacharel Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Psicologia, Saúde Mental, Educação, Desenvolvimento Humano, Subjetividade, Epistemologia e Metodologia Qualitativa. Seu foco de atenção teórica é o desenvolvimento de processos subjetivos envolvidos na atenção à saúde mental e na educação, bem como as questões epistemológicas, metodológicas e teóricas implicadas na articulação desses campos. Mais especificamente, seu objetivo de pesquisa atual reside no desenvolvimento de novos caminhos de inteligibilidade sobre estratégias institucionais que superem a patologização da vida.

    • Arquivo ícone
      texto Daniel Goulart Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5945142-1
    • URL ícone
      Aula gravada, Prof. Dr. Daniel Goulart URL
      Disponível se: Você faz parte de T-5945142-1
    • Arquivo ícone
      power point Daniel Goulart Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-5945142-1
  • 4ª aula- 01/09-Início das apresentações.

  • 5ª aula- 15/09- Apresentações.

  • 6ª aula- 22/09- Apresentações.

  • 7ª aula- 29/09- Apresentações.

  • 8ª aula- 06/10- Apresentações.

  • 9ª aula- 13/10- apresentações.

  • 10ª aula-20/10- Apresentações.

  • 11ª aula- 27/10- Apresentações.

  • 12 ª aula- 03/11- Apresentações.

  • 13ª aula- 10/11- Apresentações.

  • 14ª aula- 17/11- Apresentações.

  • 15ª aula- 24/11- Apresentações.

  • 16ª aula- 01/12- Finalização da disciplina.

    Pessoal, esta será nossa última aula, destinada a um fechamento, avaliação e entrega dos trabalhos escritos.

    Coloque na pasta indicada seu trabalho para avaliação. Obrigada!


    • Tarefa ícone
      Trabalho final. Deve ser entregue até 01/12 Tarefa
      Disponível se: Você faz parte de T-5945142-1
  • autoavaliação e avaliação da disciplina

    Pessoal, por favor, preencham o roteiro sugerido para autoavaliacao e avaliacao da disciplina e poste os documentos no portal. 

    Disponível se: Você faz parte de T-5945142-1