Programação
-
-
- Cada subunidade (capítulo/capítulos) corresponde a um tópico
- Cada tarefa está indicada como um item deste tópico
- As tarefas estão divididas entre aulas de leitura/questionário e aula de seminários
- Ao clicar no item você abre as instruções e o material da atividade
-
Questionário de todos capítulos referente ao livro do Cofer.
-
Para mais informações sobre como fazer o fichamento para a disciplina, ver o arquivo "Instruções gerais da disciplina"
-
Contém informações sobre como será feita a avaliação e instruções para as apresentações orais.
-
Contém informações sobre os prazos de entrega das atividades e sobre a atribuição de notas para cada uma das tarefas.
-
Bibliografia
Hill, F.H. Aprendizagem: uma resenha das interpretações psicológicas. Rio de Janeiro, Guamnabara Dois, 1981.
Sahakian, W.S. Aprendizagem, sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
- Cada aula corresponde a um capítulo dos livros
- Cada tarefa está indicada como um item deste tópico
- As tarefas estão divididas entre aulas de leitura/questionário e aula de seminários
- Ao clicar no item você abre as instruções e o material da atividade
-
- Cada subunidade (capítulo/capítulos) corresponde a um tópico
- Cada tarefa está indicada como um item deste tópico
- As tarefas estão divididas entre aulas de leitura/questionário e aula de seminários
- Ao clicar no item você abre as instruções e o material da atividade
-
Questionário de todos capítulos referente ao livro do Cofer.
-
Para mais informações sobre como fazer o fichamento para a disciplina, ver o arquivo "Instruções gerais da disciplina"
-
Contém informações sobre como será feita a avaliação e instruções para as apresentações orais.
-
Contém informações sobre os prazos de entrega das atividades e sobre a atribuição de notas para cada uma das tarefas.
-
Bibliografia
Hill, F.H. Aprendizagem: uma resenha das interpretações psicológicas. Rio de Janeiro, Guamnabara Dois, 1981.
Sahakian, W.S. Aprendizagem, sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
- Cada aula corresponde a um capítulo dos livros
- Cada tarefa está indicada como um item deste tópico
- As tarefas estão divididas entre aulas de leitura/questionário e aula de seminários
- Ao clicar no item você abre as instruções e o material da atividade
-
-
Aula: 15/04
Estagiários responsáveis:
David: dcasilimas@usp.br
Paula: paula.victoria.silva@usp.br
-
Aula: 17/04
Estagiários responsáveis:
David: dcasilimas@usp.br
Paula: paula.victoria.silva@usp.br
-
Aula: 22/04
Monitores responsáveis:
Edilaine: edillaine@usp.br
Tatiana: tatyferreira@usp.br
-
Aula: 24/04
Monitores responsáveis:
Edilaine: edillaine@usp.br
Tatiana: tatyferreira@usp.br
-
Aula: 29/04
Monitores responsáveis:
David: dcasilimas@usp.br
Tatiana: tatyferreira@usp.br
-
Aula: 06/05
Monitores responsáveis:
David: dcasilimas@usp.br
Tatiana: tatyferreira@usp.br
-
Aula: 08/05
Monitores responsáveis:
Gabriela: gstiburcio@usp.br
Vitor: vitorcampos@usp.br
-
Aula: 13/05
Monitores responsáveis:
Gabriela: gstiburcio@usp.br
Vitor: vitorcampos@usp.br
-
Aula: 15/05
Monitores responsáveis:
Gabriela: gstiburcio@usp.br
Vitor: vitorcampos@usp.br
-
Aula 20/05
Monitores responsáveis:
Gabriela: gstiburcio@usp.br
Vitor: vitorcampos@usp.br
-
prsquisa Lição
-
prsquisa Lição
-
O Professor Lino estará à disposição no e-mail jldobuen@usp.br para dúvidas, informações e discussões referentes ao ensaio.
-
Elaboração do ensaio
No final da unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre conteúdo da disciplina.
- O ensaio deve refletir a leitura sobre o texto do Cofer e as críticas geradas pelos seminários. É a oportunidade para a elaboração mais pessoal (ainda que em grupo) da compreensão e crítica do que foi desenvolvido na disciplina. Sugerimos que o ensaio seja discutido e desenvolvido em reuniões do grupo e que um membro do grupo se encarregue da redação de um rascunho, antes da versão final.
- O ensaio não se prende necessariamente ao capítulo que foi discutido nos seminários do grupo.
- A forma de apresentação do ensaio é uma redação, mas esta pode considerar outras atividades programadas, tais como entrevistas, análise de obras de arte, experiências pessoais, etc.
- Os critérios de avaliação serão:
a. pertinência do tema do ensaio com o programa da disciplina (peso 2);
b. desenvolvimento, com apresentação explícita de conceitos e processos psicológicos da disciplina (peso 4);
c. estrutura do texto do ensaio (partes de uma redação, clareza, etc);
d. originalidade e relevância em relação às propostas da disciplina (peso 2).
O Professor Lino está à disposição no e-mail: jldobuen@usp.br para oferecer mais esclarecimentos, tirar dúvidas, auxiliar na tomada de decisão sobre o conteúdo dos ensaios.
-
Elaboração do ensaio
No final da unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre conteúdo da disciplina.
- O ensaio deve refletir a leitura sobre o texto do Cofer e as críticas geradas pelos seminários. É a oportunidade para a elaboração mais pessoal (ainda que em grupo) da compreensão e crítica do que foi desenvolvido na disciplina. Sugerimos que o ensaio seja discutido e desenvolvido em reuniões do grupo e que um membro do grupo se encarregue da redação de um rascunho, antes da versão final.
- O ensaio não se prende necessariamente ao capítulo que foi discutido nos seminários do grupo.
- A forma de apresentação do ensaio é uma redação, mas esta pode considerar outras atividades programadas, tais como entrevistas, análise de obras de arte, experiências pessoais, etc.
- Os critérios de avaliação serão:
a. pertinência do tema do ensaio com o programa da disciplina (peso 2);
b. desenvolvimento, com apresentação explícita de conceitos e processos psicológicos da disciplina (peso 4);
c. estrutura do texto do ensaio (partes de uma redação, clareza, etc);
d. originalidade e relevância em relação às propostas da disciplina (peso 2).
O Professor Lino está à disposição no e-mail: jldobuen@usp.br para oferecer mais esclarecimentos, tirar dúvidas, auxiliar na tomada de decisão sobre o conteúdo dos ensaios.
-
-
Data: 29/05/202
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Vídeo da Aula 1 - Introdução
-
-
Data: 03/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
- Os alunos deverão ler o capítulo 1 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de 4 ou 5 alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 1 do Hill
-
Data: 03/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
- Os alunos deverão ler o capítulo 1 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de 4 ou 5 alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 1 do Hill
-
-
-
Data: 05/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 2 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 2 do Hill
-
Data: 05/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 2 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 2 do Hill
-
-
-
Data: 10/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 3 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 3 do Hill
-
Data: 10/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 3 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 3 do Hill
-
-
-
Data: 12/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 3 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 3 do Hil
-
Data: 12/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 3 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 3 do Hil
-
-
-
Data: 17/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 5 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 5 do Hill
-
Data: 17/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 5 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 5 do Hill
-
-
-
Data: 24/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 5 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
minutos)
- Ao final da aula, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 5 do Hill
-
Data: 24/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 5 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
minutos)
- Ao final da aula, os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 5 do Hill
-
-
-
Data: 26/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 8 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final da aula os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 8 do Hill
-
Data: 26/06/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 8 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final da aula os grupos de alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 8 do Hill
-
-
-
Data: 01/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 8 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 8 do Hill
-
Data: 01/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo 8 do Hill para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo 8 do Hill
-
-
-
Data: 03/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br; Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo " Sobre a generalidade das leis da aprendizagem (Sahakian)" para esta aula.
Esta aula é continuidade do assunto da aula anterior, portanto, o vídeo da última aula também serve para explicação do conteúdo apresentado neste capítulo.
Façam a leitura do capítulo para complementar os ensinamentos e responder o roteiro de perguntas.
-
Data: 03/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br; Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo " Sobre a generalidade das leis da aprendizagem (Sahakian)" para esta aula.
Esta aula é continuidade do assunto da aula anterior, portanto, o vídeo da última aula também serve para explicação do conteúdo apresentado neste capítulo.
Façam a leitura do capítulo para complementar os ensinamentos e responder o roteiro de perguntas.
-
-
-
Data: 08/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo "Reações de defesa específicas da espécie (Sahakian)" para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo "Reações de defesa específicas da espécie (Sahakian)"
-
Data: 08/07/2020
Responsáveis:
Prof. Sebastião - sebasalm@usp.br
Paula - paulasozza@gmail.com
Os alunos deverão ler o capítulo "Reações de defesa específicas da espécie (Sahakian)" para esta aula
- Durante a aula será exibido 1 vídeo do professor sobre o capítulo (30 minutos)
- Ao final, os alunos deverão responder a um roteiro com questões sobre o capítulo "Reações de defesa específicas da espécie (Sahakian)"
-