Causas da evasão no ensino superior e características de um bom professor
O Prof. Romualdo Portela de Oliveira discute, nos 2 primeiros vídeos, a diversificação do alunado nas universidades brasileiras como uma consequência do processo de expansão do ensino superior e a importância de considerar esta diversificação no plano pedagógico dos cursos e nas ações administrativas da Universidade.
No terceiro vídeo, o Prof. Nilson José Machado, faz uma reflexão importante sobre o que é ser um bom professor e o que é uma boa aula, indicando a importância de boas atitudes do professor na construção de boas aulas e na formação do alunado.
A partir de suas experiências e levando em consideração as informações obtidas nestes 3 vídeos e material suplementar, discorra brevemente (máximo 1 página) sobre um dos seguintes tópicos:
1) Quais são as boas atitudes de um professor? O bom professor é aquele que detém o conhecimento? Quais são as outras características que um professor deve ter para ser um bom professor? Pense no melhor e no pior professor que você já teve para ajudar a refletir sobre estas perguntas.
2) Qual é o impacto do plano pedagógico dos cursos, das ações administrativas da Universidade e das atitudes dos professores na evasão em cursos superiores? Qual destes 3 aspectos você acha que tem mais influência na evasão?