Modelagem da caminhada e marcha atlética
Objetivo da atividade é modelar a caminhada em duas situações:
1) Normal, que seria uma caminhada não forçada mas também não pode ser vagarosa, ou seja, caminhar na condição mais normal possível.
2) Acelerada, que seria uma caminhada típica de uma marcha atlética, sem correr mas forçando uma maior velocidade possível, sempre lembrando de caminhar, que em outra palavras, seria sempre com um dos pés no chão.
Nestas duas atividades cada aluno deve determinar os seus próprios valore de perna, passada, tempo, velocidade etc. para gerar lá no final
a) Variação de energia potencial para cada passo, (modelada e mensurada)
b) Velocidade média (modelada e mensurada)
c) Período e frequência (modelado e mensurado)
Modelado se refere ao cálculo considerando o movimento das pernas como um pêndulo e mensurado se refere a medida experimental
d) Especificamente no caso forçado você pode calcular o valor da "constante da mola" associado ao movimento forçado da perna
A atividade pode ser entregue por apenas um aluno mas todos deverão fazer as atividades, medidas, calculados. Pede-se inclusive que se faça uma comparação entre os alunos do grupo.
Data da entrega: 10 de outubro
Perguntas que podem nortear o seu trabalho:
A) qual o tamanho da sua perna que pendula?
B) O que está certo, o modelo pendular ou o mensurado?
C) Que massa eu devo usar em cada caso: cálculo da energia potencial gravitacional, variação da energia cinética, constante da mola no movimento forçado.
D) qual a abertura da perna pelo modelo do pêndulo e pela medida direta.
E) Como você mensurou os valores? Como o seu método pode ficar mais preciso?