Atividade da Semana 8 (CIC) - Tema 3 - participar até 28/11
HARPER, B., CECCON, C., OLIVEIRA, M.D., OLIVEIRA, R.D. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
Leia o trecho abaixo e observe a imagem acima:
“Quando assiste a uma aula de história, cada aluno abre a gavetinha de seu arquivo mental onde guarda os conhecimentos históricos; ao final da aula, fecha essa gavetinha e abre aquela referente à matéria a ser estudada na próxima aula, e assim por diante... E como cada uma das “gavetinhas” é estanque, sem nenhuma relação com as demais, os alunos não conseguem perceber que todos os conhecimentos vivenciados na escola são perspectivas diferentes de uma mesma e única realidade, parecendo cada um deles autônomo e auto-suficiente, quando na verdade só pode ser compreendido em sua totalidade como parte de um conjunto, peça ímpar de um imenso puzzle que pacientemente montamos ao longo dos séculos e dos milênios.”
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs.). O Sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
Elabore um texto relacionando o trecho de Gallo à imagem apresentada. Discuta a necessidade de repensarmos a maneira como a escola lida com o conhecimento. Apresente formas de superar o problema apontado de acordo com os novos paradigmas da ciência.
ATENÇÃO - Essa atividade será feita do seguinte modo:
- Leia o enunciado,
- Escreva sua resposta na caixa de texto abaixo,
- Clique no botão SALVAR MUDANÇAS disponível na parte de baixo da página.
- Espere receber o comentário de seu professor tutor.