Programação
-
CRONOGRAMA DE AULAS
14/3 - semana de calouros- não haverá aula
21/3 -1ª aula- Apresentação. Piaget, Vygotsky e Wallon- teorias psicogenéticas em discussão. Livro que será discutido na disciplina.
28/3 - 2ª aula- Fatores biológicos e sociais. O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget- Yves de La Taille.
4/4 - 3ª aula- Fatores biológicos e sociais – Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon- Heloysa Dantas.
11/04 – Semana Santa (não haverá aula)
18/4 - 4ª aula- Fatores biológicos e sociais - Vygotsky e o processo de formação de conceitos- Marta Kohl de Oliveira.
25/4 - 5ª aula- Atividade sobre as relações entre fatores biológicos e sociais- Diferenças entre as perspectivas de Piaget, Vygotsky e Wallon (atividade realizada em grupo e que deverá ser enviada por e-mail às docentes).2/5 – 6ª aula- Afetividade e Cognição- Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. Yves de La Taille.
9/5 - 7ª aula- Afetividade e Cognição. O problema da afetividade em Vygotsky. Marta Kohl de Oliveira.
16/5 - 8ª aula- Afetividade e Cognição. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. Heloysa Dantas.
23/5 – aula cancelada
30/5 - 9ª aula- Atividade sobre as relações entre afetividade e Cognição. Aproximações e distanciamentos entre as abordagens de Piaget, Vygotsky e Wallon (atividade realizada em grupo e que deverá ser enviada por e-mail às docentes).
6/6 - 10ª aula- A construção da Pessoa na teoria de Wallon.
13/6 - 11ª aula- Três perguntas a vygotskyanos, piagetianos e wallonianos- Apêndice do livro.
20/6 - 12ª aula- Atividade - Construção de Quadro síntese sobre as 3 teorias- com os seguintes tópicos: qual o papel da criança, qual a pergunta de pesquisa, qual o método de pesquisa e principais resultados para psicologia e educação entre as abordagens de Piaget, Vygotsky e Wallon (atividade realizada em grupo e que deverá ser enviada por e-mail às docentes).
27/6 - 13ª aula – Preparação de questões para aula de revisão- dúvidas e comentários (atividade realizada em grupo e que deverá ser enviada por e-mail às docentes).
04/07- 14ª aula- Revisão e Discussão: aproximações e distanciamentos entre as teorias de Piaget; Vygotsky e Wallon; teorias psicogenéticas: princípios; estatuto de criança; métodos.
11/07- 15ª aula- Avaliação da disciplina e auto-avaliação (enviada às docentes por e-mail).