Curso: EAD0521 - Comportamento Organizacional (2022) | e-Disciplinas
-
Trabalho em Grupo: Comportamentos Destrutivos nas Organizações (Post Instagram)
-
Olá! Estou deixando este arquivo com os códigos de vocês para que possam fazer comentários nos posts dos colegas. Coloquem esse código(número entre colchetes) sempre antes de cada comentário para que possamos avaliá-los. Abs. :)
-
Aulas 15 e 17/03: Reflexões sobre a atualidade
Queridos(as) estudantes,
Essa primeira semana de aula tem como foco apresentá-los ao formato da disciplina de Comportamento Organizacional e iniciar uma discussão sobre como elementos contemporâneos afetam o comportamento dos indivíduos e grupos (dentro e fora das organizações).
Vocês vão encontrar neste primeiro tópico:
- Os textos da aula em PDF
- O link para o filme exibido em aula
- Vídeo complementar recomendado
Abraços,
Ana Carolina
-
Vídeo complementar recomendado
-
Aula 22/03: Cognição Social (Assíncrona)
Queridos(as) estudantes,
Nossa aula do dia 22/03 será assíncrona. Observem que o exercício para presença estará aberto apenas até o dia 23/03 (quarta), pois preciso que tenham assistido a todos os vídeos antes da quinta-feira, ou o aproveitamento da aula será prejudicado. Eu achava que tinha gravado vídeos mais curtos, agora vejo que totalizam 52'. Ainda assim, sobram 48' para a realização do exercício (acredito que a leitura não caberá no tempo total de 100', mas espero que caiba no horário que vocês reservam para estudo das disciplinas).
Notem que o texto contém conteúdos adicionais àqueles apresentados em aula. Vocês podem ser leitores ativos, avaliar partes que eventualmente preferem pular na leitura (esse é um bom texto de cognição social, para quem se interessa).
Disponibilizo aqui:
- Os vídeos da aula em 4 partes (abaixo, links para youtube)
1 - Percepção: https://youtu.be/qItFWJVf8bE2 - Esquemas: https://youtu.be/XZPL5ApKah8
3 - Atribuição: https://youtu.be/_rvb-fpzbE4
4 - Representações Sociais: O link para o youtube não funciona, mas a aula está anexada nesta atividade: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4138736
- O texto para leitura
- Slides da aula
- Exercício de fixação de conceitos (entrega até 23/03/2022)
Observem que há 1 atividade para computarmos as presenças de vocês.
PLANTÃO DE ATENDIMENTO - vocês podem solicitar plantão com as monitoras em horário a combinar (via fórum de dúvidas)
Abraços,
Ana Carolina
-
O prazo para resposta é dia 23/03/2021, pois é fundamental que tenham assistido à aula e acessado o material complementar antes da aula de quinta-feira.
Por ser um exercício de fixação, a ser respondido com consulta, é dado um foco bastante direto aos conceitos. Ainda assim, há algumas questões também de aplicação.
-
Aula 24/03: Cognição social e Racismo
Olá, pessoal...
Na aula de hoje, discutimos conceitos de cognição social associados a casos de racismo. Foram apresentados alguns vídeos que seguem disponibilizados aqui:
- Vídeos (atenção: alguns links contém conteúdo sensível, incluindo morte de seres humanos)
- Caso - Leonardo Nascimento Suspeito preso:
- Lilia Schwarcz aborda sobre o conceito de branquitude e racismo
- Slides da aula
- Sugestão de leitura: Capítulo de Bell Hooks
Abraços,
Lizandra (monitora PAE)
-
Capítulo sugerido de Bell Hooks - Cap. 1 (Amando a negritude como resistência política)
-
Aula 29/03: Cultura Organizacional (Assíncrona)
Oi pessoal...
Nesta aula, teremos o conteúdo disponibilizado à distância (textos e vídeos).
Favor assistirem às videoaulas e em seguida realizarem o exercício referente ao conteúdo da mesma. Veja a seguir o que se encontra disponível no tópico desta aula:
- Vídeos:
Parte 1 - Cultura Organizacional
Parte 2 - Níveis de Cultura Organizacional
- Leituras básicas e complementar
- Exercício da aula
Abraços,Lizandra (monitora PAE)
-
Cada estudante deve inserir ao menos 2 comentários/respostas em 2 colunas à sua escolha. A proposta é que tragam exemplos de aplicação dos conceitos, e utilizem para isso o caso debatido em aula (prisão injusta de Leonardo Nascimento) ou outros casos veiculados (assim, pode inserir links para referência). Caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato pelo fórum ou diretamente com as monitoras.
O padlet estará aberto para respostas até 29/03/2022 (próxima terça-feira)
-
Aula 31/03: Pressupostos básicos, preconceito e reações em manifestação institucional
Olá, pessoal...
Na aula de hoje, discutimos os conceitos de cognição social e cultura para compreender como se constrói e se manifesta o racismo em nível individual, institucional e estrutural. Deixamos disponibilizados neste tópico:
- Slides da aula
- Respostas do Padlet: Cognição Social e Racismo
- Vídeos e Leituras complementares
Abraços,
Lizandra (monitora PAE)
-
Aula 05/04: Atitudes, Valores e Comportamentos
Oi pessoal!
Hoje discutimos a diferença entre atitudes, valores e comportamentos e o modo como afetam situações de conflito (predição). Na próxima aula o tópico de conflitos será melhor explorado. Coloco a seguir alguns itens importantes para estudo:
- Slides da aula
- Vídeos do Caso Mariana: Questionamento de Mariana e Resposta da Empresa
- Leituras complementares
Também deixarei os arquivos com a sistematização das respostas do exercício de reflexão dado no dia 31.03.22 das duas turmas.
Abraços,
Lizandra (monitora PAE)
-
Aula 07/04: Comportamento Destrutivo nas Organizações + Apresentação do Trabalho
Olá, pessoal,
Na aula de hoje, discutimos os conceitos sobre "Dark Side Of Organizations". Além disso, realizamos a apresentação do trabalho sobre "Comportamento Destrutivo nas Organizações", cujo material com explicações e mais detalhes está na primeira seção da disciplina. Deixamos disponibilizados neste tópico:
- Slides da aula
- Vídeos e Leituras complementares
Abraços,
Catarina (monitora)
-
Aula 19/04: Valores
Na aula de hoje aprendemos a compreender diferentes modelos teóricos de valores no trabalho e como os valores afetam as expectativas e o comportamento individual.
Uma reflexão sobre nossos valores pode nos ajudar a fazer melhores escolhas, em todos os contextos do trabalho. Deixamos disponibilizados neste tópico:
- Slides da aula
Abraços,
Lizandra Castro (Monitora PAE)
-
Aula 26 e 28/04: Vínculos no trabalho (e além)
No dia 26/04 estudamos sobre os vínculos que desenvolvemos no contexto do trabalho e como identificar os diferentes perfis de vínculos de trabalhadores. Além disso, trabalhamos os casos de Eliana e Regina relacionados ao tema de vínculos.
No dia 28/04 realizamos uma análise e discussão de casos à luz dos conceitos: o contexto dos trabalhadores formais e informais.
Não deixem de ler o capítulo do livro "Os impactos da pandemia para o trabalhador". Ele trata sobre "Múltiplas realidades, múltiplos vínculos".... tudo a ver com o que vimos na aula.
Deixamos disponibilizados neste tópico:
- Slides da aula de vínculos
- Slides sobre Trabalho formal e informal
- Casos de Eliana e Regina
- Respostas do Padlet (debates da T1 e T2)
- Leitura complementar
Abraços,
Lizandra Castro (Monitora PAE)
-
Livro "Os impactos da pandemia para o trabalhador"
-
Aula 03/05: Motivação (Assíncrona)
Olá pessoal!
O objetivo desta aula é compreender o conceito de motivação e diferentes abordagens, com aplicação para contextos contemporâneos de digitalização.
Para que vocês estejam cientes de que estamos respeitando o tempo das aulas assíncronas coloco a seguir o roteiro desta aula bem como o tempo previsto de cada item:
- Videoaula: 20 min
- Assistir episódio Nosedive/Queda livre de Black Mirror (3a temporada) para atividade no padlet 1: apenas os primeiros 20 min
- Preenchimento do padlet 1 referente ao episódio Nosedive/Queda livre de Black Mirror - tempo para o exercício: 20 min
- Leitura da matéria de 30/04 (Trabalho por app: acompanhe o dia a dia de uma entregadora) - tempo de leitura: 15 min
- Preenchimento do padlet 2 (Trabalho por app) - tempo para o exercício: 20 min
Vocês encontrarão os direcionamentos de cada exercício a seguir, lembrando que para o registro da presença nesta aula, é necessário a realização dos mesmos (ou seja, 1 comentário por padlet para cada estudante até 04/05)
Abraços,
Lizandra (Monitora PAE)
-
Para a realização desta atividade é necessário que assistam apenas aos primeiros 20min do episódio de Nosedive/Queda livre de Black Mirror (3a temporada) disponível no Netflix. Após assistirem o episódio, cada estudante (logado em sua conta) deve inserir pelo menos 1 comentário em coluna à sua escolha. Coloco a seguir os trechos que devem ser observados com mais atenção durante o episódio:
Trecho 1 - 3'50'' - 5'00''
Trecho 2 - 11'00'' - 14'00''
Por favor, caso alguém tenha dificuldades em acessar o netflix, pode entrar em contato conosco pelo fórum ou por e-mail (deixarei meu e-mail e o de Catarina abaixo). Também se sintam à vontade para entrarem em contato em caso de dúvidas.
O padlet estará aberto para respostas até 04/05/2022 (próxima quarta-feira).
E-mails das monitoras:
lizandra.castro@usp.br
catarina.nunes@usp.br
-
Para a realização deste exercício é necessário que tenham efetuado a leitura da matéria do dia 30/04 , disponível no link anterior, e finalizado a atividade do padlet 1. Em seguida cada estudante(logado em sua conta) deve inserir pelo menos 1 comentário em coluna à sua escolha.
O padlet estará aberto para respostas até 04/05/2022 (próxima quarta-feira).
-
Aula 05/05: O contexto dos entregadores e motoristas de App(Online Síncrona)
Oi turma!
O objetivo desta aula foi compreender o conceito de motivação e diferentes abordagens, com aplicação para contextos contemporâneos de digitalização.
Deixo a seguir as análises realizadas por ambas as turmas relativos ao episódio da netflix (Nosedive) e do caso Juliana(Entregadora de app).
Abraços,
Lizandra Castro (Monitora PAE)
-
Aula 10/05: Comportamentos destrutivos nas organizações - Avaliação, debate e aprimoramentos dos trabalhos
Oi pessoal!
O objetivo desta aula foi avaliar, debater e aprimorar os casos de comportamentos destrutivos apresentados pelos grupos.
Deixo a seguir os slides utilizados na aula que contém na primeira parte uma seção de avisos que engloba o Seminário Pessoas Negras Plurais vai acontecer nos dias 11 e 12/05, de 14h às 17h e os avisos referentes às próximas etapas do trabalho de comportamentos destrutivos. Já a segunda parte dos slides contém a dinâmica de avaliação e debate dos grupos realizados durante a aula.
Abraços,
Lizandra Castro (Monitora PAE)
-
Aula 12/05: Seminário Pessoas Negras Plurais
Olá pessoal!
O objetivo de incentivarmos a participação de vocês neste evento foi refletir sobre o conceito de gestão inclusiva e fenômenos de comportamento organizacional associados a práticas de gestão inclusiva.
Observações:
- Temos a lista de presença (de quem estava no auditório), e substituirá a presença em aula.
- Quem esteve presente no dia do Seminário não precisa fazer atividade adicional (é opcional).
Para quem não esteve presencialmente no evento:
1. Assistir ao debate do dia 12/05 - “O papel das empresas no enfrentamento ao racismo: políticas de ação afirmativa e compliance”.
2. Realizar o exercício deste tópico.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Exercício a partir do debate do dia 12/05 - Seminário Pessoas Negras Plurais: https://youtu.be/cedqlJEF59A.
ATENÇÃO: mencione o trecho do vídeo que suporta seu comentário, ou sobre o qual seu comentário se refere (00:00).
-
Aula 17/05: Modelos e Teorias de Liderança (Assíncrona)
Olá pessoal!
O objetivo desta aula é compreender as principais teorias de liderança, sob uma perspectiva histórica, e aplicar a diferentes contextos contemporâneos.
Nesta aula vocês deverão fazer o seguinte:
1. Assistir à videoaula sobre o tema Liderança (os slides também já se encontram disponíveis);
2. Realizar o exercício no padlet sobre liderança até o dia 18/05 (quarta-feira) às 23h59 (deixarei as instruções abaixo do link). É importante lembrar que para ganharem presença nesta aula precisarão realizar essa atividade.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Capítulo - Habilidades Interpessoais
-
Capítulo de livro - Leadership Models, Methods, and Applications
-
O exercício consiste em um trabalho de pesquisa. Cada estudante deverá postar 1 caso de liderança, dentro do contexto escolhido. Deverá descrever a liderança, exemplificar uma ação ou situação, e aplicar ao menos 1 teoria para análise (crítica, problematização, reflexão) da sua liderança. Pode incluir links. Texto de no máximo 200 palavras.
-
Aula 19/05: Preparação para o trabalho individual
Olá pessoal!
O objetivo deste tópico é compreender o trabalho individual, acessar o roteiro e outros materiais para a realização do trabalho.
Recomendamos que assistam ao primeiro vídeo de apresentação do projeto gravado pela Profa. Ana Carolina para compreenderem os demais tópicos. Coloco a seguir o que vocês terão acesso nesta seção:
1. Vídeo de apresentação do projeto e do roteiro (explicação do trabalho individual, objetivos, como vai funcionar, etc.);
2. Vídeos dos cuidados para o momento da entrevista (vídeo André - Da fala do outro ao texto negociado - texto também disponível);
3. Vídeo - Role playing da entrevista (gravado por Flávia e Rafael);
4. Link do pacote de materiais para o trabalho individual (obs.: explorar os materiais, ler as instruções, etc.);
5. Link da planilha de distribuição dos estudantes por categoria - Temos um limite de 20 estudantes por categoria de trabalhadores!!! Preencham essa planilha com o nome de vocês dentro da categoria escolhida. A planilha estará disponível para preenchimento até o dia 20/05 às 23h59.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Vídeo André - Da fala do outro ao texto negociado (texto também disponível abaixo)
-
Gravado por Flávia e Rafael
-
Disponível para preenchimento até o dia 20/05 às 23h59
-
Aula 24/05: A construção do Brasil e o comportamento organizacional
Olá !
O objetivo desta aula foi Refletir sobre a construção do Brasil, especialmente com foco em comunidades tradicionais, organizações comunitárias rurais, e as tensões entre essas comunidades e grileiros e empresas.
Deixo a seguir os links dos vídeos apresentados na aula:
1. A luta travada pela comunidade de Cajueiro: https://youtu.be/f-QPP1GxCXEhttps://youtu.be/f-QPP1GxCXE
2. Mineradora em Piatã/BA: https://youtu.be/GoYklYW_zjw
Também deixarei os slides utilizados na sala.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Prelúdio a Torto Arado
-
-
Aula 31/05: Grupos e Equipes de trabalho
Olá pessoal !
O objetivo desta aula foi Entender os principais processos grupais e refletir sobre o desenvolvimento do trabalho em equipe em formato presencial e remoto.
Vocês fizeram uma atividade em sala a qual será fornecida atividade de participação. Deixo a seguir os slides utilizados na aula, além de algumas leituras básicas e complementares.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 02/06: Clima Organizacional
Oi pessoal !
O objetivo desta aula foi Entender a função e o uso da pesquisa de clima como ferramenta de diagnóstico e gestão e Analisar casos de Clima e Cultura Organizacional.
Deixo a seguir algumas leituras complementares.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 07/06: Comunicação - Retóricas e crise semântica
Oi pessoal !
O objetivo desta aula foi Entender o que é retórica e saber identificá-la nos discursos institucionais e individuais, especialmente gestores públicos e privados.
Deixo a seguir os slides da aula, além de algumas leituras básicas e complementares.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 09/06: Comportamentos positivos e compromisso ético das organizações - Convidada: Vanessa Prata da Consultoria Ponte A Ponte
Oi turma!
Nesta aula contamos com a presença de Vanessa Prata, sócia da Consultoria Ponte a Ponte criada em 2011, que tem como foco fortalecer o campo socioambiental brasileiro, qualificando o investimento social privado e a filantropia.
Deixo a seguir a apresentação disponibilizada por Vanessa e também o seu contato caso tenham interesse:
vanessa@ponteaponte.com.br
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 14/06: A construção do Brasil e o comportamento organizacional - análise crítica (identidade, diversidade sob uma perspectiva socio-histórica)
Oi pessoal!
Atendendo à solicitação de uma parcela da turma que não conseguiria estar na FEA por conta da greve de ônibus, esta aula foi transformada em assíncrona. Toda a dinâmica planejada desta aula envolvia interações presenciais, mas foi criada uma atividade assíncrona para alcançarmos um resultado semelhante. Colocamos a tarefa no moodle que deverá ser realizada até o dia 21/06(próxima terça-feira).
Observação: leiam as instruções com atenção.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 28/06: A construção do Brasil e o comportamento organizacional - análise crítica (o crime autorizado - organizações que matam) - Torto Arado
Oi pessoal!
Nesta aula foi realizado o 3º debate do livro Torto Arado. Coloco a seguir os materiais disponibilizados para o debate:
1- O PDF dos padlets preenchidos pelas turmas;
2- O áudio do Prof. Wilson Amorim;
3- Slides Prof. Wilson.
Agenda do encontro
- Áudio do Prof. Wilson Amorim e notas individuais de insights e reflexões - até 10 linhas
- Em grupos: ler e selecionar perguntas e respostas dos padlets para debate
- Debate com toda a turma
- Registros individuais na folha de resposta - até 10 linhas (deverá ser entregue em papel, ao final do encontro)
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Aula 30/06:Redes sociais informais e Interseccionalidades no trabalho em grupos
Oi pessoal!
Para esta aula disponibilizamos a seguir duas referências básicas: o que aborda sobre Conhecimento Organizacional faz uma pincelada em vários conceitos básicos. O segundo, sobre Comprometimento, mostra como cruzar medidas de redes com as de estatística padrão em psi.
Abs.,
Lizandra (Monitora PAE).
-
Autoria: Angelita Freitas da Silva, Vânia M. Flores Costa, Carlos Otavio Zamberlan, Vívian Flores Costa
-
Autoria: Magno Oliveira Macambira, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
-