Agenda do Curso
30 julho - 5 agosto
Aula 1) Apresentação do curso e discussão sobre a epistemologia da educomunicação
6 agosto - 12 agosto
Aula 2) Introdução ao pensamento complexo: do positivismo à lógica da experiência.
Texto para leitura: “A necessidade de um pensamento complexo” (Morin) e “O outro – perspectivas da educação intercultural” (Wulf).
20 agosto - 26 agosto
Aula 4) Fundamentos da teoria dos sistemas: a emergência da organização por meio da comunicação.
Texto para leitura: “Organização e sistemas” (Jorge Albuquerque Vieira)
27 agosto - 2 setembro
Aula 5) Sistemas, sociedade, complexidade
Texto para leitura: “Metadesign” (Humberto Maturana)
10 setembro - 16 setembro
Aula 6) A teoria da informação: entropia e irreversibilidade
Texto para leitura: “Entropia” e “Informação” (David Ruelle)
17 setembro - 23 setembro
Aula 7) As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.
Textos para leitura: “Ordem, desordem, complexidade” e “A inseparabilidade da ordem e da desordem” (Morin)
15 outubro - 21 outubro
Aula 11) A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente.
Texto para leitura: Capítulos “A cognição afetiva”, “Sentir a verdade”, “O cérebro social”, “Agarra e acariciar” e “Retorno à sabedoria” (Luis Carlos Restrepo).
22 outubro - 28 outubro
Aula 12) A educação como campo de experiências compartilhadas.
Texto para leitura: “O paradigma educacional eco-sistêmico” (Maria Cândida Moraes)
29 outubro - 4 novembro
Aula 13) Os desafios da educomunicação nas redes sociais.
Texto para leitura: “Tudo azul no universo das redes” (Vinicius Romanini)
5 novembro - 11 novembro
Aula 14) Representação em ambientes complexos.
Texto para leitura: “A nova relação como o saber”, “As mutações da educação e a economia do saber”, “As árvores de conhecimentos: um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação”. (Pierre Levy).