Programação

  • Introdução

    A disciplina BMM 0560 será composta por aulas teóricas e teórico/práticas ministradas de forma remota, assíncrona. As aulas serão ministradas na forma de vídeos, cujos links podem ser encontrados no arquivo de slides ou no próprio tópico do e-disciplinas. Lá você também poderá encontrar os slides das aulas, bem como a bibliografia pertinente. Apesar de você ter liberdade de assistir os vídeos quando quiser, procure manter-se atualizado segundo o cronograma da disciplina. 

    Antes das avaliações programamos uma Sessão de Atividades Complementares dos temas das atividades teóricas e teórico/práticas que será realizada de forma síncrona pelo Google Meet nas datas previstas no cronograma. Essas atividades contemplam formas variadas de aprendizado e, na dependência do professor, poderão ser aulas síncronas com conteúdos complementares às teóricas já ministradas, ou poderão ser discussão de artigos propostos para Estudo Dirigido, ou para que você tire dúvidas com relação aos temas teóricos ministrados. Essas atividades farão parte do conteúdo da disciplina e serão arguidas nas avaliações. Reserve o período da disciplina para assistir a essas poucas atividades síncronas da disciplina.

    Assista ao vídeo de apresentação no tópico "Introdução e apresentação da BMM0560 Microbiologia Oral" para conhecer a importância da Microbiologia Oral na sua vida profissional. Tenho a certeza de que você vai adorar!

    M. Regina



  • Candidíase e Paracoccidiodomicose

    Estas aulas foram ministradas em um vídeo que pode ser acessado em BMM560 Micoses Sistêmicas Candidíase e Paracoccidiodomicose : 

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12525

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Vírus tumorais

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Arboviroses

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Hepatites e AIDS

    Aula Teórica

    A vídeo -aula pode ser acessada em http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=13583

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Vírus dermotrópicos & respiratórios

    A vídeo aula pode ser visualizada no e-aulas, acesso

    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=13979

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • 1a Avaliação 17/09 às 18:00h

    Boa noite!

    Esta avaliação será relativa aos temas de Micologia e Virologia ministrados. A avaliação terá duas versões (Provas A e B)  e você deverá fazer as provas segundo critérios do seu número USP. Portanto, tenha seu Número USP à mão.  Faça apenas a prova que você for direcionado, segundo seu número USP. Não serão aceitas provas feitas em desacordo com os critérios estabelecidos.

    Você terá acesso à sua prova às 18:00 horas e ela constará de 5 questões, valendo 2,0 pontos cada.  A prova terá duração de 1 h (média de 12 minutos por questão). 

    Você terá um espaço de até 25 linhas para cada resposta, sem a possibilidade de acrescentar esquemas ou desenhos. As questões devem ser respondidas de forma sequencial, sendo que não é possível voltar para a questão anterior quando você optar por visualizar a questão seguinte. Não tente voltar a questão anterior com a seta a esquerda da tela, porque apaga tudo que você escreveu e a sua nova tentativa não será enviada. Assim, revise a sua resposta antes de passar para a questão seguinte. Você deverá gravar ao menos um caractere para poder passar passar para a próxima questão.

    Ao final do período de 60 minutos, as respostas devem ser enviadas para correção, mesmo aquelas em branco (ao menos 1 caractere) ou não finalizadas. Clique em enviar tudo/terminar. Vai aparecer a sua prova para revisão, mas você não poderá editá-la. Finalize a revisão e a prova será enviada. Deve aparecer a mensagem de que sua prova foi finalizada e enviada. O acesso à sua prova será interrompido às 19:00h, mesmo se você não tiver usufruído dos 60 minutos de prova. Não se preocupe, pois a prova sempre será enviada para mim e  mesmo sem finalizar a resposta, tudo o você escreveu, será enviado. A única forma de eu não receber sua resposta mesmo incompleta é se você tentar voltar para a questão anterior.

    Qualquer problema durante a avaliação (como queda de internet, por exemplo), deve ser comunicado a mim imediatamente por e-mail: mrsimion@usp.br. Se eventualmente houver uma queda rápida enquanto você estiver passando de uma questão para outra (aconteceu na minha simulação), pode aparecer a mensagem de que o site não pode ser acessado. Volte com a seta somente se aparecer esta mensagem, e então passe novamente para a questão seguinte. Mas lembre-se, você não poderá voltar com a seta quando já tiver aparecido a nova questão !!!

    A prova deverá ser respondida individualmente, sem consulta a qualquer documento ou pessoas. Antes da correção, todas as provas serão submetidas à detecção de plágio, e aquelas em que houver evidência de plágio serão imediatamente zeradas. 

    Desejo uma excelente avaliação para vocês! 


    Disponível até 17 setembro 2021, 20:00 PM
  • Ecologia bacteriana da cavidade bucal

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Biofilmes orais: formação, arquitetura e potencial patogênico

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Cárie dental

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Cárie radicular e de dentina

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Risco de cárie

  • Doenças periodontais

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • 2a Avaliação

    Boa noite!

    Esta avaliação será relativa à Bacteriologia Oral, desde o início da disciplina até parte das aulas de Doenças Periodontais. As provas terão duas versões (A e B) e você deverá fazer as provas segundo critérios do seu número USP.  Faça apenas a prova que você for direcionado, segundo seu número USP. Não serão aceitas provas feitas em desacordo com os critérios estabelecidos. Você terá acesso à sua prova às 18:00 horas. 

    A prova constará de 4 Blocos (Ecologia, Biofilme, Cárie e Doenças Periodontais) com diversos tipos de questões em cada um. Você deverá responder todas as questões de um bloco antes de passar para o seguinte. Não tente voltar para o bloco anterior com a seta à esquerda da tela, porque apaga tudo que você escreveu nas respostas do bloco e a sua nova tentativa não será enviada. Assim, revise suas respostas do bloco antes de passar para o bloco seguinte. Você deverá gravar ao menos um caractere para poder passar passar para o próximo bloco.

    A prova terá duração total de 2h (portanto, cerca de 30 minutos para cada bloco) e será realizada das 18:00h às 20:00h.  

    Ao final do período de 2 horas  as respostas devem ser enviadas para correção, mesmo aquelas em branco ou não finalizadas. Clique em enviar tudo/terminar. Vai aparecer a sua prova para revisão, mas você não poderá editá-la. Finalize a revisão e a prova será enviada. Deve aparecer a mensagem de que sua prova foi finalizada e enviada. O acesso à sua prova será interrompido às 20:00h, mesmo se você não tiver usufruído de 2 horas de prova. Não se preocupe, pois a prova sempre será enviada para mim! 

    Qualquer problema durante a avaliação, como queda de internet, deve ser comunicado a mim. Para isso entre acesse imediatamente o link

    : https://meet.google.com/gpb-vqjg-kzm, pois eu estarei disponível desde 17:40h para tirar dúvidas ou dar qualquer esclarecimento sobre a prova, mas só para quem precisar! Por favor não passe email, nem deixe mensagem no Moodle.

    Se eventualmente houver uma queda rápida enquanto você estiver passando de uma questão para outra (aconteceu na minha simulação), pode aparecer a mensagem de que o site não pode ser acessado. Volte com a seta somente se aparecer esta mensagem, e então passe novamente para a questão seguinte. Mas lembre-se, você não poderá voltar com a seta quando já tiver aparecido a nova questão !!!

    A prova deverá ser respondida individualmente, sem consulta a qualquer documento ou pessoas. Antes da correção, todas as provas serão submetidas à detecção de plágio, e aquelas em que houver evidência de plágio serão imediatamente zeradas. 

    Desejo uma excelente avaliação para vocês! 



    Disponível até 5 novembro 2021, 20:30 PM
  • Microbiota das infecções pulpares e periapicais

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Doenças sistêmicas associadas às infecções orais

    Esta aula foi ministrada em dois videos

    Doenças Sistêmicas associadas à microbiota oral 1 e 2. 

    vídeo 1 http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12111

    vídeo 2  http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12121

  • Anti-sépticos de uso em Odontologia

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Periimplantite

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Biossegurança em Odontologia

    Disponível até 14 janeiro 2022, 18:00 PM
  • Prevenção das doenças associadas ao biofilme dental

    Esta aula tem como objetivo apresentar os aspectos de prevenção de cárie , com ênfase nos aspectos microbiológicos. A prevenção das doenças periodontais também é abordada brevemente. 

    A aula teórica foi ministrada em duas video- aulas

    Prevenção de cárie: controle de placa e dieta http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12653

    Prevenção de cárie: uso de fluoretos e medidas adicionais http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=12951

  • 3a Avaliação

    Boa noite!

    Esta avaliação será relativa a todo o conteúdo de Bacteriologia Oral. As provas terão duas versões (A e B) e você deverá fazer as provas segundo critérios do seu número USP.  Faça apenas a prova a que você for direcionado, segundo seu número USP. Não serão aceitas provas feitas em desacordo com os critérios estabelecidos. Você terá acesso à sua prova às 18:00 horas. 

    A prova constará de 4 Blocos com questões dissertativas. Você deverá responder todas as questões de um bloco antes de passar para o bloco seguinte. Não tente voltar para o bloco anterior com a seta à esquerda da tela, porque apaga tudo que você escreveu nas respostas do bloco e a sua nova tentativa não será enviada. Assim, revise suas respostas do bloco antes de passar para o bloco seguinte. Você deverá gravar ao menos um caractere para poder passar  para o próximo bloco.

    A prova terá duração total de 2h (portanto, cerca de 30 minutos para cada bloco) e será realizada das 18:00h às 20:00h.  

    Ao final do período de 2 horas  as respostas devem ser enviadas para correção, mesmo aquelas em branco ou não finalizadas. Clique em enviar tudo/terminar. Vai aparecer a sua prova para revisão, mas você não poderá editá-la. Finalize a revisão e a prova será enviada. Deve aparecer a mensagem de que sua prova foi finalizada e enviada. O acesso à sua prova será interrompido às 20:00h, mesmo se você não tiver usufruído de 2 horas de prova. Não se preocupe, pois a prova sempre será enviada para mim! 

    Qualquer problema durante a avaliação, como queda de internet, deve ser comunicado a mim. Para isso acesse imediatamente o link: https://meet.google.com/jep-fyeh-dzc, pois eu estarei disponível desde 17:40h para tirar dúvidas ou dar qualquer esclarecimento sobre a prova, mas só para quem precisar! Por favor não passe email, nem deixe mensagem no Moodle.

    Se eventualmente houver uma queda rápida enquanto você estiver passando de uma questão para outra (aconteceu na minha simulação), pode aparecer a mensagem de que o site não pode ser acessado. Volte com a seta somente se aparecer esta mensagem, e então passe novamente para a questão seguinte. Mas lembre-se, você não poderá voltar com a seta quando já tiver aparecido a nova questão !!!

    A prova deverá ser respondida individualmente, sem consulta a qualquer documento ou pessoas. Antes da correção, todas as provas serão submetidas à detecção de plágio, e aquelas em que houver evidência de plágio serão imediatamente zeradas. 

    Desejo uma excelente avaliação para vocês! 




    Disponível até 10 dezembro 2021, 20:00 PM
  • Prova de Recuperação

    Bom noite,

    Apenas a aluna com número USP 11932511 tem o direito à prova de recuperação e está autorizada a entrar no sistema. 

    A prova constará de 5 questões dissertativas sobre a parte de Bacteriologia Oral, valendo 2,0 pontos cada uma.  Você terá um espaço de até 25 linhas para cada resposta e 24 minutos em média para responder cada questão, totalizando 2 horas de prova.  

    Você terá duas opções: 

    1. Prova de Recuperação - para ser respondida no Moodle como todas as provas anteriores. Nesse caso, as questões devem ser respondidas de forma sequencial, sendo que não é possível voltar para a questão anterior quando você optar por visualizar a questão seguinte. Não tente voltar para a questão anterior com a seta à esquerda da tela, porque apaga tudo que você escreveu e a sua nova tentativa não será enviada. Assim, revise a sua resposta antes de passar para a questão seguinte. Você deverá gravar ao menos um caractere para poder passar passar para a próxima questão.

    Ao final do período, as respostas devem ser enviadas para correção, mesmo aquelas em branco ou não finalizadas. Clique em enviar tudo/terminar. Vai aparecer a sua prova para revisão, mas você não poderá editá-la. Finalize a revisão e a prova será enviada. Deve aparecer a mensagem de que sua prova foi finalizada e enviada. O acesso à sua prova será interrompido no horário pré-determinado de cada prova, mesmo se você não tiver usufruído de todo o período de prova. Não se preocupe, pois a prova sempre será enviada para mim! 

    2. Prova Completa - está em Word e pode ser salva em seu computador,  pois se houver algum problema durante a avaliação, você me entrega a prova por email no período de 2 h, isto é até as 20:00h (mrsimion@usp.br ).

    A prova deverá ser respondida individualmente, sem consulta a qualquer documento ou pessoas. Qualquer prova que mostrar evidência de plágio será imediatamente zerada. 

    Desejo uma excelente avaliação para você! 



    Disponível até 14 janeiro 2022, 20:10 PM