Biologia Celular e do Desenvolvimento
Esta disciplina visa fornecer as bases fundamentais sobre a origem, organização, interações e funções dostecidos animais ao nível de microscopia óptica e eletrônica, propiciando subsídios para estudos de fisiologia e zoologia
Esta disciplina visa introduzir o aluno aos processos básicos da embriogênese, dando ênfase às principais modificações morfológicas e os mecanismos moleculares relacionados. No curso será dada atenção especial à integração da visão descritiva da embriologia clássica com as pesquisas de sinalização celulares moleculares mais correntes. Para isto, os tópicos serão apresentados primeiramente de forma descritiva, e as sinalizações celulares envolvidas explanadas posteriormente. Ao final do curso, o aluno estará capacitado para compreender as publicações atuais na área de Biologia do Desenvolvimento, inserido a significância destes no contexto da formação do embrião como um todo.
A Biologia do Desenvolvimento investiga processos moleculares subjacentes aos diferentes níveis de organização biológica que levam à formação do corpo e para isso, integra conhecimentos de áreas diferentes. Portanto, um dos objetivos do curso é utilizar como ponto de partida uma abordagem multidisciplinar para que ao final do curso o aluno seja capaz de entender problemas biológicos complexos. Especificamente é esperado que os alunos adquiram conhecimentos acerca processos fundamentais da embriologia dando ênfase às principais modificações morfológicas e os mecanismos moleculares relacionados. Ao final da disciplina o aluno deverá capaz de integrar questões evolutivas e clínicas com dados atuais oriundos de pesquisas que investigam as principais vias de sinalização celular. É esperado também que, ao terminar, o aluno conheça o estado de arte na área de Biologia do Desenvolvimento e compreender as publicações atuais nesta área. Um último objetivo do curso é a inclusão de cursos e campi que não dispõem dessa disciplina presencial visando ampliar a formação dos alunos da USP. Nesse sentido, o curso será ministrado de forma híbrida e utilizaremos ferramentas digitais e salas de aula virtuais. Para tanto, estão previstas as aulas práticas que consistirão em atividades sincrônicas de discussão de exercícios e artigos e um game de imersão que simula a execução de projetos científicos de biologia do desenvolvimento.
Fornecer aos alunos noções sobre a estrutura e função das células, tecidos e órgãos, com ênfase especial nos sistemas digestório e circulatório, integrando com o estudo paralelo de anatomia.