Farmacologia


Introduzir a Farmacologia como ciência, de maneira a contribuir para a formação profissional do fisioterapeuta no âmbito das suas atividades assistenciais, educacionais e na promoção da qualidade de vida.
A disciplina tem como objetivo prover aos estudantes um aprofundamento no conhecimento, de forma ampla e detalhada, sobre as bases moleculares e celulares da farmacologia. Serão revisitados e aprofundados os conceitos básicos da farmacodinâmica molecular, contemplando os aspectos históricos, funcionais, moleculares, bioquímicos e terapêuticos da interação fármaco-receptor. Esse conhecimento trará ao aluno as perspectivas mecanicistas da ação de fármacos no tratamento de doenças, a translação dos achados aos pacientes e potencialmente poderá prover insights para inovação científica e tecnológica
Transmitir conhecimentos/noções fundamentais da Farmacologia Básica, como forma de instigar a curiosidade dos alunos no intuito de despertá-los para o conhecimento do emprego racional de medicamentos, seus mecanismos de ação, possíveis interações e efeitos adversos com o binômio materno-fetal.
Ensinar os fundamentos da Farmacologia como ciência. Despertar consciência crítica a respeito de medicamentos e das interações medicamentosas. Despertar consciência da função de farmacovigilância no âmbito da profissão. Estabelecer as implicações da Farmacologia na Terapêutica Odontológica.
Fornecer subsídios aos alunos de pós-graduação, técnicos e pesquisadores que atuam em laboratórios de experimentação relativos a 1) princípios básicos de execução de procedimentos rotineiros de laboratório (por ex., preparo de soluções, cálculos estequiométricos), 2) cuidados a tomar no gerenciamento, manuseio e descarte dos diversos tipos de reagentes químicos, e 3) informações sobre efeitos adversos (toxicologia) à saúde humana decorrentes da manipulação inadequada de produtos químicos de uso rotineiro nos laboratórios
Ensinar os fundamentos da Farmacologia como ciência. Despertar consciência crítica a respeito de medicamentos, das interações medicamentosas e das interações fármacos-nutrientes.
Nesse módulo pretendemos abordar os conceitos básicos que são fundamentais para o entendimento dos efeitos biológicos de fármacos que são utilizados na prevenção e tratamento de doenças.