Programação
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Breve tutorial de como acessar a biblioteca virtual (legalizada) da USP
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Caros alunos: Segue o link-convite do grupo WhatsApp da disciplina. Os monitores Táriky e Beatriz estão lá também.
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Prezados aluno, vamos começar com uma atividade de compartilhamento de postagens no mural do PADLET, que será importante para a segunda metade da disciplina. Resumos das aulas, tópicos relacionados às aulas, notícias complementares sobre qualquer um dos tópicos abordados na aula ou outros fatos divertidos ou humor sobre biologia do desenvolvimento podem ser compartilhados como postagens no PADLET.
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Todas as suas contribuições são bem-vindas!!!
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Formação de grupos para o final da disciplina:
São 5 grupos:
máximo com 5 alunos/ grupo
DATA LIMITE: 26/10 (ANTES DO HORÁRIO DA AULA- 16:45)
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Caros alunos:
o PDF em anexo contém os tópicos de cada grupo, os prazos e descrição de como deve ser:
1) Pré-proposta escrita (prazo de entrega 09/11)
2) Video do projeto (10-15 min prazo de entrega 06/12)
E os critérios de avaliação.
Qualquer dúvida, entrem em contato!
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PREZADOS:
TERÃO 30 MINUTOS PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO EM UMA ÚNICA TENTATIVA (ATÉ 25.08-16:00)
ASSUNTOS: AULA_INTRODUÇÃO e AULA_1_ORGANISMO MODELO
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Olá alunos,
Deixo aqui os slides comentados sobre sinalização celular. Vocês devem estudar os slides e responder às perguntas que deixei nos slides. Vamos discutir a resolução dos slides na aula de 19/08. Os slides são apenas um guia de estudo. Complementem as informações consultando o capítulo 4 da 11a edição do livro do Gilbert. Até quinta. Abcs, Nadia
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Olá alunos,
Elaborei um pequeno questionário sobre o tema sinalização celular. Convido a todos a respondê-lo. Conto também que a atividade é individual e que vocês devem resolvê-la após estudar o material que enviei. Façam individualmente para testar os conhecimentos. A nota obtida fará parte da nota final da disciplina. Bom estudo. Abcs, Nadia
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Olá alunos.
Essa é a gravação da aula síncrona de 18/8 onde conversamos sobre sinalização celular. Abcs, Nadia
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Caros alunos,
Em anexo os slides comentados sobre regulação da expressão gênica. Utilizem os slides como um guia de estudo. Complementem o estudo com o livro do Gilbert, 11a edição e, se necessário, o livro do Alberts, 5a ou 6a edição. Parte das figuras foram retiradas do livro do Alberts. O assunto é extenso e serve de base para o entendimento de uma série de temas mais avançados que serão estudados nesse curso mais adiante. Como o tema é vasto, proponho aumentar a duração do nosso próximo encontro síncrono. Dia 24/08 iniciaremos nossa discussão às 17:00. Por favor se programem e estudem antes. Abcs, Nadia
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Caros alunos,
Estudem os slides. Complementem as informações com o livro texto e respondam aos testes. A nota obtida também fará parte da nota final da disciplina. Bom estudo! Abcs, Nadia
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Síntese sinalização celular e regulação da expressão gênica Tarefa
Olás,
Vocês foram divididos em grupos. Cada grupo definiu um interlocutor. Essa é a pessoa que deverá depositar a atividade do grupo, uma única vez, nessa tarefa. Caso algum aluno esteja sem grupo, por favor entre em contato com urgência. Abcs, Nadia
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Gravação da primeira parte da aula de 24/08.
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Gravação da segunda parte da aula de 24/08.
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Caros alunos,
Para o dia 31/8 está mantido o horário das 18:00. No nosso encontro síncrono de 1 h de duração faremos o seguinte:
-terminaremos o assunto regulação da expressão gênica (envio um pequeno arquivo com os slides finais);
-apresentarei a última atividade que vocês farão (em grupos) sobre os temas sinalização celular e regulação da expressão gênica (instruções também estão nos slides);
-teremos tempo para vocês tirarem dúvidas que tenham ficado das aulas anteriores.
Abcs e até lá.
Nadia
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O material desta aula está em video, dividido em 2 módulos.
1) Métodos e Ferramentas descritivas (25:46 min)
2) Métodos e Ferramentas mecaniísticas (35 min)
Os vídeos são interativos, ou seja, contêm momentos de pausa em que precisarão responder/interagir.
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Prezados alunos,
Em anexo os slides comentados sobre fertilização e clivagem. Os slides servem como o material principal de estudo destes tópicos. Se querem ler ou estudar mais, podem consultar o material de apoio (MA). As nossas atividades síncronas terão uma hora de duração. Dia 2/09 responderei perguntas das slides às 18:00, e no dia 9/09 às 18:00 realizaremos uma atividade de Clivagem. Por favor se programem e estudem antes.
Abs, Federico
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Virtual Urchin - Projeto coordenado por J. Hodin (Friday Harbor Laboratories -UW)
Experiencia virtual de laboratório usando ouriços como espécie modelo para estudar sua anatomia, fertilização e desenvolvimento. Alem disso tem experiências para aprender de acidificação oceánica, relações ecoloógicas entre predador e presa, e módulo para aprender de la vida planktónica das larvas. O módulo de função gênica ainda não está habilitado (previsão 2021-2022). Aproveite e diverte-se!
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Center for Cell Dynamics - FHL (G. von Dassow) Time lapse-movies
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Prezados aluno, vamos começar com uma atividade de compartilhamento de postagens no mural do PADLET, que será importante para a segunda metade da disciplina. Resumos das aulas, tópicos relacionados às aulas, notícias complementares sobre qualquer um dos tópicos abordados na aula ou outros fatos divertidos ou humor sobre biologia do desenvolvimento podem ser compartilhados como postagens no PADLET.
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Todas as suas contribuições são bem-vindas!!!
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Prezados alunos,
Conforme combinado, estou reabrindo o nosso questionário sobre gastrulação discutido durante nossa atividade síncrona de 16/09 para que vocês possam editar suas respostas em função do que foi conversado. Ele estará aberto de segunda feira 04/10 até sexta feira 15/10 à meia noite
Bom proveito!
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Neste vídeo discute-se o que é gastrulação, qual a sua importância para o desenvolvimento embrionário e quais sua principais características morfologicas e celulares. O objetivo é introduzir conceitos essenciais a para a compreensão do material de leitura que está sendo disponibilizado.
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Nesta pasta estão duas revisões nas quais são aprofundados os aspectos gerais do processo de gastrulação brevemente discutidos no vídeo introdutório. Além disso, para aqueles interessados em aprender mais sobre a gastrulação no embrião humano, adicionei um texto de apoio abordando especificamente este tópico.
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Aqui são encontrados links para acesso à animações mostrando o processo de gastrulação em alguns organismos modelo.
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Eixo de Vertebrados (dorso-ventral) Conteúdo interativo
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Plantão de dúvidas gravado para Eixos de Invertebrados (Luiz Paulo) e Vertebrados Dorso-Ventral (Irene)
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A video aula tem duração de 58 minutos.
Por ser um video mais longo, não há atividade interativas embutidas.
A atividade avaliativa será realizada no dia 07 de Outubro às 17h-19h no link
https://meet.google.com/nei-pixg-cwv
A atividade será em grupo. Cada grupo receberá questões para discutirem e resolverem às 17h. As respostas elaboradas pelos grupos serão discutidas com a turma toda às 18h. A versão final das respostas deve ser entregue por email até o dia seguinte (08/10).
Para isso, preciso que formem grupos na planilha
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1OynSbMnmc3w4ZWMJKNRMwOJPLaE2v3s5/edit?usp=sharing&ouid=111521508732445289314&rtpof=true&sd=true
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Caros alunos:
Segue o capítulo referente ao assunto do livro Biologia do Desenvolvimento de Scott Gilbert 11a edição
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Gravação do plantão de dúvidas sobre neurulação e crista neural do dia 05/10/2021.
Local: Asgard.
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Caros alunos, seguem os trabalhos comentados e com nota.
att
Irene
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Prezados estudantes,
Esta pasta contém o material relativo a primeira parte do nosso estudo sobre metamerismo. São três revisões sobre diferentes aspectos do processo geral de segmentação metamérica durante o desenvolvimento, incluindo os principais mecanismos utilizados em invertebrados e vertebrados e sua possível conservação evolutiva, além de uma breve introdução contextualizando as questões abordadas em cada um dos artigos. O objetivo é estimula-los a pensar sobre este que é um dos mais complexos e importantes problemas da biologia evolutiva do desenvolvimento. Todo este material será discutido na atividade síncrona de 14/10, juntamente com as (muitas!) dúvidas que, tenho certeza, voces terão após seu estudo.
Bom proveito!
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Prezados estudantes,
O presente questionário contem 5 perguntas gerais sobre os aspectos do processo de metamerização estudados anteriormente. Possíveis respostas para cada uma delas serão discutidas em nosso encontro síncrono. O questionário permanecerá aberto até o dia 5/11 mas deverá ser respondido obrigatóriamente até esta data.
A sala do meet á ser usada é a mesma de nossas aulas do dia 19 e 21.
até lá !
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A presente gravação inclui a discussão das questões do questionário sobre metamerismo e a reunião para distribuição dos grupos e respectivos temas para a realização dos trabalhos.
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Desenvolvimento craniofacial Conteúdo interativo
Video de desenvolvimento craniofacial com atividades interativas que valem nota (4). As atividades estarão disponíveis até 04 de Novembro. Depois disso, ficará disponível o link do video sem as atividades.
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Discussão da aula e esclarecimento de dúvidas no dia 04/11
E, a foto dos pombos que eu estava procurando. Apresentado pelo Elena Boer @ef_boer do laboratório do Mike Shapiro no Congresso do Society for Developmental Biology de 2020
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Arquivo com as figuras discutidas por cada grupo e as respectivas referências bibliiográficas
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Desenvolvimento de membros Conteúdo interativo
Aula de membros com atividades interativas para nota (1:20h de duração).
As interações ficarão disponíveis até o dia 16/11 18:00, após o qual será disponibilizado o link do YouTube sem as interações
O plantão de dúvidas será dia 16/11 18:00 no link
https://meet.google.com/sgh-kaui-rug
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Esta é a aula sem as interações que valem nota, mas a discussão delas continuam disponíveis.
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Olá alunos,
O Federico e eu vamos dividir esta aula que será sobre regeneração e células-tronco. Estes são os slides do tema células-tronco. Estudem os slides. Envio também o capítulo 5 do livro do Gilbert. Nos vemos na quinta feira para tirar dúvidas.
Abcs
Nadia
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Regeneration Chapter (Gilbert) Arquivo
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Capítulo Regeneração (Gilbert) Arquivo
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Para nossa aula de resolução de problemas de regeneração na próxima terça-feira (30 de novembro), esperamos que você leia o seguinte artigo científico e responda ao seguinte questionário em grupos. Um representante de cada grupo entregará um documento com as respostas às questões através do link de entrega do Moodle até a terça-feira às 18h00. Das 18:00 às 19:00 daquele dia, discutiremos suas respostas. Então, você terá um tempo de extensão que iremos determinar nesse dia para revisar suas respostas finais e nós avaliaremos suas respostas finais depois disso.
Boa leitura e resolução de perguntas! (DATA DE ENTREGA DE RESPOSTAS REVISADAS: 16/12).
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Aqui o link de nossa discussão do artigo:
Nogueira, A., Costa, C., Lorena, J. et al. Tetrapod limb and sarcopterygian fin regeneration share a core genetic programme. Nat Commun 7, 13364 (2016). https://doi.org/10.1038/ncomms13364
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Orientação para as apresentações:
Todas apresentações serão no dia 14/12 (16:30-19:30)
Apresentação gravada com limite de tempo (de 10 a 15 minutos)
Depositar na pasta "Entrega de Trabalho" as slides de sua apresentação, assim como um link da apresentação no YouTube até 16:00 do dia 14/12.
A avaliação desta atividade será feita pela banca e pelos pares (ver abaixo).
No dia, cada grupo (ordem a ser determinada) terá 30 min:
10-15 min para apresentação do video para todos
<15min para discussão do video com o público (banca & pares)
Avaliação pela banca
1) Qualidade e conteúdo do video
2) Participação sincrônica do grupo (nas perguntas feitas para o grupo após a apresentação e na discussão das apresentações dos outros grupos)
Tempo para perguntas após apresentação: 15 minutos
A média das avaliações da banca será 90% da nota atribuída para o grupo que foi avaliado
Avaliação pelos pares
Cada membro de um grupo (em formulário individual), avalia um outro grupo
Avaliação entregue impreterivelmente para o tutor do grupo no dia seguinte
A média das avaliações individuais dos pares será 10% da nota atribuída para o grupo que foi avaliado-
Anexe as slides de sua apresentação (em pdf; apenas um arquivo por grupo, colocado por um aluno de cada grupo), e coloquei o link ao Youtube com a sua apresentação na caixa de texto aqui:
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